terça-feira, 15 de maio de 2018

Dicas de Leitura - Luta Contra a Homofobia

Em 17 de maio de 1990 a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados com a Saúde (CID). Esse dia passou a ser comemorado como o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia. Em referência a essa data, para compor as Dicas de leitura de maio foram selecionadas algumas obras do acervo das Bibliotecas sobre o tratamento da temática LGBT na literatura, na poesia, na fotografia, em filmes curta-metragem, na música e na arte de contar histórias.
LIVROS
Antologia TransAntologia Trans: 30 poetas trans, travestis e não-binários 
Cursinho Popular Transformação (Coordenação)
Durante as oficinas de poesia do Cursinho Popular Transformação, que prepara alunas e alunos trans para o ENEM, em São Paulo, trinta poetas e poetisas escreveram poemas que transformaram em um livro cheio de sentimentos sobre vivências, gênero, identidade, preconceito, transgressões, amores e dores. O livro de poesias é prefaciado por Amara Moira, com orelha de Linn da Quebrada e ilustrações de Lune Carvalho e Augusto Silva.


CondenadosCondenados: no meu país, minha sexualidade é um crime 
Castetbon, Philippe (Curador)
Essa obra resultou de uma exposição que reuniu cinquenta autorretratos e depoimentos colhidos pelo fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon nos contatos e pesquisas sobre a discriminação sexual em oitenta países (Bangladesh, Botsuana, Etiópia, Granada, Guiana, Iémen, Líbano, Senegal, Síria, Trinidad e Tobago, Uganda, entre outros). Nela, os fotografados apresentam o rosto coberto (seja por um objeto, seja pelas mãos), tanto para proteger os fotografados, quanto para denotar a ideia de que sua orientação sexual é considerada crime em seus países.

Históriasa de todas as coresHistórias de todas as cores: memórias ilustradas LGBT
Coletivo HLGBT; Sanchez, Gustavo Ribeiro
O livro “Histórias de Todas as Cores: Memórias Ilustradas LGBT” é resultado de um projeto que teve início com a campanha online #VozesLGBT nas redes sociais. Esse projeto estimulou a contação de histórias de vida de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nas redes sociais, das quais foram selecionadas vinte narrativas que levam em consideração a variedade de identidades de gênero e de orientação sexual.


LaunaLauna: um romance feminista
Rodrigues, Gabriela de Andrade
A obra conta a história de Cecília, uma jovem condenada a viver numa instituição para incapazes mentais. Bissexual, polígama e ativista política, ela sobrevive num cotidiano repetitivo e sem sentido até cumprir sua pena. As mudanças começam quando, com suas colegas de cárcere e seu amigo Inácio, a jovem constrói a utopia de uma sociedade solidária e receptiva ao sexo feminino. Após um trágico incidente transformar as vidas desse grupo, Cecília encontra Launa.

Nós duasNós duas: as representações LGBT nas canções brasileirasGonçalves, Renato
A partir de 30 canções, lançadas entre 1971 e 2015, o autor Renato Gonçalves reconstrói a trilha da representação LGBT nos palcos e estúdios, analisando como a questão LGBT na cultura brasileira vai assumindo formas entre aceitação e censura, fantasia e realidade, protagonismo e marginalização. No livro, são problematizadas questões socio-culturais a partir de canções sobre a identificação com o próprio corpo, o apoio familiar, a marginalização das travestis e a opinião pública.


Preconceit e homossexualidadePreconceito contra homossexualidades: a hierarquia da invisibilidade
Prado, Marco Aurélio Máximo e Machado, Frederico Viana 
Nesse livro os autores analisam o preconceito sob os pontos de vista histórico, político e social para demonstrar que a homossexualidade foi criada para ser mais um dos mecanismos de manutenção das classes dominantes. Os autores traçam um panorama do desenvolvimento das opiniões públicas através dos discursos históricos sobre a diversidade sexual com base em estudos de autores como o revolucionário Alfred Kinsey.

AUDIOVISUAL - DVD
Sete cores em terras roxas Sete cores em terras roxas
Figueiredo, Fábio (Diretor de cinema) - DVD
Através de filmes curta-metragem são narradas histórias e memórias que buscam compreender um pouco da vida de LGBTs em cidades do interior de São Paulo, como Tatuí, Quadra, Itapetininga, Angatuba, Capão Bonito, Sorocaba e Tietê. As narrativas abordam assuntos como a descoberta da homossexualidade, sua revelação à família, suas felicidades, angústias, medos referentes à religião, à relação com familiares, colegas de trabalho e com outros habitantes nessas cidades


Diversidade sexual video aulaVídeo Aula Diversidade Sexual

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Participação e Parceria. Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual  - DVD
Produzido em 2012, o “Video Aula Diversidade Sexual” conta com a participação de ativistas do movimento LGBT e profissionais de diversas áreas que apresentam conceitos sobre sexualidade, direitos e legislação. O vídeo foi feito para a divulgação de informações e conhecimento sobre diversidade sexual e para auxiliar na promoção à cidadania da população LGBT e na luta contra a homofobia.
 


Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja a lista das bibliotecas pelas r
egiões de São Paulo.
Veja outras Dicas de Leitura de 2018.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário