quarta-feira, 11 de abril de 2018

Destaques da semana - 12 a 18 de abril

Cinema, circo, contação de histórias, intervenção artística, música e teatro.


CINEMA


Nunca fale com estranhos
Nunca fale com estranhos
Never Talk to Strangers, EUA, 1995, 88 min., DVD
Direção: Peter Hall. Elenco: Rebecca De Mornay, Antonio Banderas, Dennis Miller.
Sarah Taylor é uma psiquiatra que, ao fazer compras, conhece um homem que diz vender sistemas de segurança e que já foi policial. Entre eles surge um envolvimento, mas ela passa a ser ameaçada de forma cada vez mais assustadora por um desconhecido. Ela resolve então investigar seu namorado e descobre que nem tudo que ele diz é verdade.
12 de abril às 14h30Biblioteca Cora Coralina


CIRCO



Olim Piadas
Olim Piadas
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos 
Na peça, a palhaça Palha está empolgada com esse grande evento internacional e quer muito participar. Com muito humor, ela tenta se infiltrar causando muita confusão. A peça passa por rituais olímpicos como o acender da tocha e a premiação dos atletas, além de explorar a comicidade em brincadeiras com esportes como a corrida, o halterofilismo e o lançamento de disco.
12 de abril às 14hBiblioteca Pedro Nava
13 de abril às 13h Biblioteca Vicente de Carvalho
18 de abril às 14h30 Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Le Petit Potpourri
Le Petit Potpourri
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos 
Espetáculo da Companhia Circo Delírio que apresenta números que incluem comédia física, participação do público, gags cômicas e destrezas elevadas criando uma atmosfera mágica e construindo junto com o público este original espetáculo circense!! Um show de variedades circenses composto por diferentes artistas que se revezam entre o palco e a banda, construindo cenas que cativam a família inteira. 
13 de abril às 13h30 Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
15 de abril às 11hBiblioteca Padre José de Anchieta

Quebrando a Bacia
Quebrando a Bacia
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos 
O palhaço, multiartista Montanha Carvalho, integrante do Grupo Namakaca, com mais de 16 anos de carreira no circo, apresenta seu primeiro espetáculo solo, “QUEBRANDO A BACIA”. O espetáculo conta a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contrarregra atrapalhado do Circo Kapput. Limpar o traseiro do elefante acrobata, escovar os dentes da girafa bailarina, e alimentar um leão banguela são só algumas das aventuras que fazem parte do dia-a-dia do nosso herói. Para não irritar o bravo dono do circo, e na tentativa de melhorar de vida, Slivinski se arrisca no picadeiro, para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas. Montanha se desdobra pra encenar todos os personagens dessa história unindo a poética do teatro e a magia das habilidades circenses num espetáculo que encanta adultos e crianças. 
12 de abril às 15hBiblioteca Viriato Corrêa

A LONA Caiu!
A LONA Caiu!
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos 
Em “A LONA Caiu!” vemos um trio cômico, o palhaço Tuingo (Nico Serrano), o músico Tião (William Filho) e o dono de circo, falido, Afrânio (Deni MontSerrat). Como, literalmente, a casa caiu e não sobrou mais nada, a não ser seus pertences pessoais, os três chegam caminhando e descobrem uma lona e uma cadeira, que logo são “apossados” por Afrânio. Ele então resolve tentar algo inusitado: realizar números de palhaço para tentar resgatar algum “troco”. Diante disso, Tuingo questiona a atitude, mas resolve ajudá-lo, ou atrapalhá-lo. É ver para crer!
Juntos tiram da cartola diversos esquetes tradicionais e trazem à memória diversas peripécias dos palhaços tradicionais.
Charlatanismo, disfarces e suspense dão o tom da apresentação! 
15 de abril às 11hBiblioteca Vicente Paulo Guimarães

Escambo
Escambo
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos 
O Espetáculo que tem como tema a feira onde a há uma grande diversidade de pessoas e de produtos.
Onde são oferecidas frutas para o público escolher, cada fruta escolhida, será acompanhada de uma música que será cantada, e de acordo com a música será desenvolvido uma cena.
Com muito humor serão abordados os benefícios de cada fruta, comparando com soluções sociais, mesclando com música, causos, poesias, números circenses, brincadeiras e intervenção cênica com o público presente. 
13 de abril às 13h30Biblioteca Anne Frank 
14 de abril às 14hBiblioteca Cassiano Ricardo
18 de abril às 14hBiblioteca Gilberto Freyre 


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Chá com Machado

Chá Com Machado

Classificação indicativa: Livre | Indicado para público de terceira idade | Duração: 60 minutos 
Chá com Machado é uma performance narrativa que recebe o público para degustar um chá artístico. Num clima bem intimista, simples e aconchegante, o conto Uns Braços é narrado em sua forma original, sem nenhuma alteração. Os
personagens do conto de Machado de Assis são construídos com elementos e tipos da vida cotidiana, sem descrever grandes ações e nem heróis extraordinários, ou seja, os personagens são indivíduos que trabalham, sofrem, se divertem e amam. E é nesta mesma simplicidade que o conto será narrado, sem cenário, sem firulas, apenas a narradora, o público, o chá e o Machado. 
12 de abril às 15hBiblioteca Clarice Lispector

O Paraíso São os Outros
O Paraíso São os Outros
Classificação indicativa: Infantil/ para todas as idades | Duração: 60 minutos 
O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhar para mesas de mil lugares. O Paraíso São os Outros, do escritor português Valter Hugo Mãe, é a história de uma menina que observa como são os casais. Casais de pessoas e casais de animais. Uma menina a quem o amor intriga e fascina. Ao imaginar a vida dos outros, sonha com a sua pessoa desconhecida que um dia há de amar. Ao inventar a felicidade, ela já sabe tudo o que é preciso para se ser casal. Um livro que parte da inocência pueril e toca também a sabedoria dos mais crescidos.
 Como o narrador do conto, com a máscara do palhaço, o nariz, Buzanfa cria, interpreta, canta, ri, chora, dança, pula, cai, e se levanta... Tudo por amor!
18 de abril às 15hBiblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet


INTERVENÇÃO ARTÍSTICA


Trilha Literária
Trilha Literária
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público infantil | Duração: 60 minutos

Sabemos que as histórias encantam e divertem as crianças e também que os jogos são poderosos instrumentos que as envolvem. Tais elementos possibilitam um diálogo com sua sensibilidade onírica, simbólica e lúdica, por isso vão ao encontro do seu ser e "falam sua linguagem". Assim, resolvemos juntar jogo e histórias em uma brincadeira com diversos clássicos da literatura infantojuvenil e desenvolvemos um jogo de trilha gigante com essa temática.

O objetivo é despertar ainda mais o interesse, o gosto e a curiosidade dos pequenos pela leitura, estimulando o desejo de conhecer sempre mais sobre o universo das histórias. Esperamos que elas possam se aventurar pelo reino do "faz de conta" enquanto brincam e se divertem com esse jogo. 
14 de abril às 14hBiblioteca Malba Tahan

Leitura do poema de Marcelo Ariel por ele mesmo
Como ser o negro ou a matéria escura: Leitura do poema de Marcelo Ariel por ele mesmo
Classificação indicativa: Livre | Duração: 190 minutos
Leitura dramática do poema COMO SER O NEGRO OU A MATÉRIA ESCURA do escritor, ensaísta e poeta Marcelo Ariel seguida de uma palestra-debate com a plateia sobre ' Negritude, cultura e política', leitura e palestra. 
17 de abril às 14h30 Biblioteca Belmonte
18 de abril às 14hBiblioteca Thales Castanho de Andrade 


MÚSICA


Pólis
Pólis
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público adulto | Duração: 60 minutos
Pólis é um show intimista performático solo de Paulo Ohana, cantor, compositor e violonista natural de Brasília. O repertório é composto de canções autorais inéditas, apresentadas em formato voz e violão, intercaladas por textos e momentos de interação com o público. As músicas se servem de ritmos e gêneros recorrentes na Canção Brasileira - valsa, samba, frevo, entre outros - com letras de conteúdo “polírico” (político+lírico). Paulo incorpora elementos da linguagem teatral à performance musical, transitando entre canto e fala, lirismo e ironia, indivíduo e cidade.
18 de abril às 14hBiblioteca Álvares de Azevedo

Lurdez da Luz
“Uma Só” com Lurdez da Luz
Classificação indicativa: 14 anos | Indicado para público jovem e adulto | Duração: 60 minutos
Lurdez Da Luz, uma das pioneiras do Hip Hop no Brasil se apresenta em um show/performance no estilo "one woman show" onde ela dispara suas bases de forma eletrônica e opera efeitos em sua própria voz passeando por toda sua obra. A artista tem 4 discos solo e além de versões originais a apresentação conta com remixes e momentos de poesia oral de sua autoria e de outras poetas brasileiras, como Hilda Hilst e Orides Fontela.
14 de abril às 15hBiblioteca Castro Alves
18 de abril às 14h Biblioteca Érico Veríssimo

Sibite Baleado
Sibite Baleado
Classificação indicativa: a partir de 12 anos | Duração: 50 minutos
Grupo de forró contemporâneo e irreverente. No repertório canções que marcaram a história do gênero, de artistas como Dominguinhos e Zé Ramalho, até músicas mais recentes, do forró universitário, como as das bandas Falamansa e Bicho de Pé.
12 de abril às 15hBiblioteca Sylvia Orthof
17 de abril às 14h30Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Nô Stopa & Bezão
Nô Stopa & Bezão - Duas Casas
Classificação indicativa: a partir de 12 anos | Duração: 50 minutos
Duas Casas é o encontro de duas histórias, duas vozes, dois violões e uma paixão pela música de dois cantores e compositores. Fincadas na simplicidade do universo folk, as músicas falam das coisas do coração, da alma e da vida do homem comum. 
14 de abril às 14h Biblioteca Helena Silveira
18 de abril às 14h Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Trio Sinhá Flor
Trio Sinhá Flor
Classificação indicativa: Livre | Indicado para público jovem e adulto | Duração: 50 minutos
Através de propostas estéticas autênticas e arranjos refinados assinados pelas três artistas, o grupo contribui para fazer do Forró mais um espaço de empoderamento feminino. Uma visão onde palco é espaço de transformação, uma sublime subversão para que nele e na plateia caibam todas as pessoas e sonhos do mundo. No repertório: Edu Lobo, Gilberto Gil, João do Vale e Luiz Gonzaga.
17 de abril às 14h30 Biblioteca Cora Coralina

Marília Calderón Trio
Marília Calderón Trio
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos 
Canções populares autorais interpretadas e arranjadas para acordeom, violino, saxofone, violão e percussão. Nuances e cores diversas conferem um caráter particular que se estende ao público: o de experiência compartilhada com a música de rua, a vida comunitária e a experiência com o teatro. 
15 de abril às 11hBiblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato
18 de abril às 14h30 Biblioteca Roberto Santos

Henrique Meyer
Henrique Meyer - Violão Brasileiro
Classificação indicativa: a partir de 12 anos | Duração: 50 minutos 
Peças instrumentais de mestres como: Garoto, Dilermando Reis, Guinga, Paulo Bellinati, João Pernambuco, Heitor Villa-Lobos e Marco Pereira. Henrique tem formação erudita, se apresenta nas ruas e praças de São Paulo e também é guitarrista nas bandas Cavalo Zebra e Supercolisor. 
14 de abril às 14h Biblioteca Marcos Rey
15 de abril às 11hBiblioteca Nuto Sant'Anna 


TEATRO

Como Nascem Os Heróis
Como Nascem Os Heróis
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 60 minutos 
A peça conta a história de um terrível vilão, o Senhor Atrito, que apronta todas no fantástico mundo da imaginação, onde tudo pode acontecer. Porém, dois cientistas malucos vão fazer de tudo para derrotar o terrível vilão e salvar o mundo da imaginação. O roteiro brinca com elementos naturais do cotidiano e discute ainda questões humanas e sensíveis ligadas ao relacionamento interpessoal e social. “A peça ensina que todos nós somos heróis, e que não é preciso ter superpoderes para ajudar o próximo. A peça mistura música e teatro e foi criada especialmente para o público cego. No entanto, a permite que o não deficiente assista o espetáculo com uma venda cobrindo os olhos. Durante o espetáculo os deficientes visuais são levados por uma viagem de sensações que afloram com a emoção que emana de cada cena. O trabalho é complexo e envolve, além de atores e músicos, uma série de ajudantes responsáveis por causar as sensações na plateia. 
13 de abril às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
15 de abril às 13hBiblioteca Chácara do Castelo

Jacinto Tudo Numa Ilha
Jacinto Tudo Numa Ilha
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Espetáculo da Companhia Circo Delírio que apresenta números que incluem comédia física, participação do público, gags cômicas e destrezas elevadas criando uma atmosfera mágica e construindo junto com o público este original espetáculo circense! Um show de variedades circenses composto por diferentes artistas que se revezam entre o palco e a banda, construindo cenas que cativam a família inteira. 
12 de abril às 14h30 - Biblioteca Milton Santos
14 de abril às 14hBiblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Terra
Terra
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
O Grupo Ecozóico utiliza a encantadora linguagem do teatro de sombras para contar a história de amor entre uma árvore e um menino. Adaptação do texto “A Árvore Generosa “ de Shel Silverstein, sugere um horizonte de cidadania e responsabilidade social em escala planetária. É uma fábula sobre a amizade, a consciência ecológica e a ambição do homem perante a generosidade e a beleza da natureza. 
12 de abril às 14hBiblioteca Raul Bopp 
17 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

A Loja de Brinquedos
A Loja de Brinquedos
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infanto-juvenil | Duração: 60 minutos 
O espetáculo surge com a necessidade de estabelecer uma reflexão junto ao público infanto- juvenil sobre uma maneira mais respeitável de estar no mundo discutindo de forma lúdica e descontraída sobre os padrões de beleza impostos pela mídia e sobre a beleza encontrada na diversidade.
Além dessa abordagem, que é fio condutor da peça, outras nuances do desenvolvimento infantil são abordadas, que são as brincadeiras e a sua importância. A partir do ato de brincar, as crianças trazem novas linguagens que lhe ajudam a pensar a realidade de forma mais criativa. 
12 de abril às 14h Biblioteca Afonso Schmidt 
14 de abril às 11h Biblioteca Narbal Fontes


A Festa
A Festa
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 50 minutos 
A fábula acontece num reino não muito distante daqui, numa época de valores não muito díspares aos nossos. Estamos num dia especial: é o aniversário da princesa Maria Joaquina. Todos à sua volta, da Rainha aos trabalhadores, não medem esforços para que esse dia seja uma data inesquecível - para ela. Difícil de agradar, a mimada e solitária princesa ordena ao conselheiro real que este lhe traga um presente de aniversário impossível e insuperável. Saindo em busca de algo extraordinário, ele descobre no meio do povo um menino esperto, que joga bolinhas pelas ruas.
A partir deste encontro tão improvável, a vida de todos daquele reino se transforma para sempre 
12 de abril às 14hBiblioteca Vinicius de Moraes 
17 de abril às 10h Biblioteca Menotti Del Picchia 

A Bola: Histórias que rolam
A Bola: Histórias que rolam
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil | Duração: 60 minutos 
Inspirado no livro "O Chute que a bola levou" de Ricardo Azevedo.
Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm um só sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas, sendo ora protagonistas, ora testemunhas dessas experiências de vida-jogo. Assim, as bolas vão descobrindo outros caminhos que a vida pode traçar, podendo ser tão divertidos quanto os seus sonhos. 
12 de abril às 11h - Biblioteca Mário Schenberg 

Outros Eus
Outros Eus
Classificação indicativa: adulto | Duração: 60 minutos 
O Marinheiro é uma obra, minimalista, provocatória e de vanguarda. Ela “permite conhecer de onde vem à inspiração de Fernando Pessoa, que com 24 anos escreveu a peça em dois dias. Revela-nos a sua intuição, a sua visão daquilo que viria a ser a sua vida de artista, de tormento e de sofrimento.” O marinheiro talvez seja o próprio Fernando Pessoa, concentrado na realidade e ação, no sonho de viver. É na verdade a primeira criação dos seus três heterônimos. A adaptação percorre o pensamento e alguns poemas do Poeta português, para falar deste estado criativo, inventando um personagem real em seu quarto, através da prosa e da poesia. 
12 de abril às 14hBiblioteca Álvaro Guerra
18 de abril às 14h30Biblioteca Raimundo de Menezes

Watchatchá
Watchatchá - Uma Viagem pela Ciência
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades | Duração: 60 minutos
Aparentemente, vamos assistir a uma aula sobre as leis científicas. Mas logo somos transportados ludicamente para o universo da Ciência, onde três cientistas malucos criam efeitos aparentemente mágicos - todos explicados durante a peça - para demonstrar como a ciência está presente no nosso dia-a-dia. Experimentos fantásticos, como uma bola que sobrevoa a plateia, bolhas de sabão cheias de fumaça, o galão do fogo, uma máquina de aprisionar sombras e o incrível galão de fogo. Esses e outros números divertidos e educativos mostram às crianças e aos adultos que por todo lado estamos cercados de Ciência. 
12 de abril às 10h Biblioteca Aureliano Leite
13 de abril às 14hBiblioteca Jamil Almansur Haddad
15 de abril às 11hBiblioteca Hans Christian Andersen

O Livro do Improviso
O Livro do Improviso
Classificação indicativa: adulto/ 14 anos | Duração: 60 minutos 
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai ter a sensação de estar criando um livro! 
13 de abril às 16hBiblioteca Álvaro Guerra
14 de abril às 15hBiblioteca Camila Cerqueira César
17 de abril às 14h Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Página Mágica
Página Mágica
Classificação indicativa: Livre,  Duração: 60 minutos 
A peça foi contemplada pela 30ª edição do Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo foi pensada para ser realizada nas bibliotecas públicas da cidade. Página Mágica foi concebida a partir da literatura. Serão quatro histórias independentes: O Saci, Chapeuzinho Vermelho, A lenda do Guaraná e Dom Quixote;  Saci é a primeira, com os atores Manul Fadul, Felipe Lwe e Vanessa Silva e mais de 20 bonecos representam uma versão criada por Beto Andreetta, desse que é um dos personagens mais conhecidos da cultura popular. O enredo gira em torno da preservação de uma floresta que corre o risco de ser destruída para a construção de uma cidade. O saci, com a ajuda de um índio convoca várias entidades do nosso folclore: a mula sem cabeça, o curupira, o lobisomem e a Iara são reunidos para a proteção da floresta. Direção de Wanderley Piras, música original de Cesar Maluf e bonecos confeccionados por Mestre Bila - mamulengueiro pernambucano - Página Mágica se junta à extensa lista de espetáculos realizados pela Pia Fraus para o público infantil, sempre atentos para levar conteúdo de qualidade às nossas crianças. 
18 de abril às 10h e 14h Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário