quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Dicas de Leitura - Histórias em Quadrinhos

Daytripper de Fábio Moon e Gabriel Bá, Maus de Art Spiegelman, Nova York de Will Eisner, Palestina de Joe Sacco, Persepolis de Marjane Satrapi, Retalhos de Craig Thompson, e Scott Pilgrim Contra o Mundo de Bryan Lee O'Malley compõem a seleção das dicas de leitura do mês com o tema Quadrinhos (graphic novels).

A seleção dos quadrinhos para as Dicas de Leitura de janeiro de 2018 indica seis histórias com texto e imagem, e que também recebem o nome de graphic novel, ou romance gráfico ou romance em quadrinhos. O termo popularizado por Will Eisner depois de aparecer na capa de sua obra Um Contrato com Deus (também disponível nas bibliotecas) em 1978, apresenta um trabalho maduro e complexo, focado na vida de pessoas ordinárias no mundo real, distinguindo do formato de quadrinhos tradicional.

O Dia do Quadrinho Nacional no Brasil é celebrado em 30 de janeiro.  Para buscar obras afins no catálogo online, utilize os termos Histórias em quadrinhos, Histórias em quadrinhos - História e crítica, Romance em quadrinhos, Cartunistas, Humor - Histórias em quadrinhos, Histórias em quadrinhos para crianças, Adaptações para histórias em quadrinhos, Mangás entre outros.

Daytripper - Fábio Moon e Gabriel Bá
Brás de Oliva Domingos passa os dias escrevendo obituários e as noites sonhando em se tornar um autor de sucesso. Cada dia na vida de Brás é como a página de um livro. Cada um deles revela as pessoas e coisas que o fizeram ser quem é: sua mãe e seu pai, seu filho e seu melhor amigo, seu primeiro amor e o amor de sua vida. Brás tem só mais um dia de vida. Toda uma existência é contada em dez capítulos/dias sob a sombra constante da morte.

Maus - Art Spiegelman
Narrada por Vladek Spiegelman à seu filho, Art, o livro conta a história de Vladek, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Maus evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto, evitando o sentimentalismo e dando espaço para dúvidas e inquietações. O protagonista é retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho.

Nova York - Will Eisner
Protagonizados por personagens singulares, as histórias reunidas neste livro registram momentos às vezes irônicos, às vezes trágicos, da vida dos habitantes da metrópole, revelando muito mais do que um acúmulo de grandes edifícios, grandes populações e grandes áreas. Nova York: A grande cidade e Caderno de tipos urbanos são compostos de vinhetas que registram, a partir do cenário da cidade, aspectos do dia a dia de seus habitantes. Esses breves vislumbres iluminam com delicadeza desde as situações mais cotidianas até as reviravoltas mais trágicas. O olhar agudo que se revela nas vinhetas ganha em O edifício e Pessoas invisíveis aspecto mais sombrio. Nessas histórias, que são sobretudo biografias de personagens solitários e esquecidos, Eisner põe em xeque o isolamento e a indiferença impostos pela metrópole. Verdadeira obra-prima dos quadrinhos, Nova York é um registro impressionante não só da sensibilidade de seu autor mas da vida que se esconde por trás de toda grande cidade.

Palestina - Joe Sacco
Esta obra procura retratar o drama do povo palestino em uma reportagem em quadrinhos. Reúne os dois volumes da obra, textos, fotos e desenhos de Joe Sacco. O livro funciona como um diário do autor durante a visita que ele fez à Palestina, onde ele mostra ao leitor tudo o que acontece em sua volta e as conversas que teve com as pessoas da região. Durante dois meses, ele coletou histórias nas ruas, nos hospitais, nas escolas e nas casas dos refugiados, presenciando confrontos dos soldados com a população e entrevistando vítimas de tortura.

Persepolis - Marjane Satrapi
Romance autobiográfico em quadrinhos que retrata desde a infância até a vida adulta de Marjane Satrapi no início do Irã, durante e após a revolução islâmica. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 Marjane assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita, o que veio a ser apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. O nome do livro referência à antiga capital do império persa.

Retalhos - Craig Thompson
Relato autobiográfico da vida no meio oeste americano de Craig Thompson, onde retrata sua infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê , que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho. Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina, garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson, com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e do próprio amor. A obra traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação, mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

Scott Pilgrim Contra O Mundo - Bryan Lee O'Malley
Scott Pilgrim é um canadense de aproximadamente 23 anos, preguiçoso, anti-herói, roqueiro de garagem, que vive em Toronto, Canadá tocando baixo na banda de "Sex Bob-Omb". Ele se apaixona pela entregadora de encomendas Ramona Flowers, mas deve derrotar os sete ex-namorados, chamados de "A Liga dos Sete Ex-namorados do mal", para que Scott possa ficar com ela. Combina elementos dos universos do videogame, do mangá, dos filmes de kung fu, da música e do cinema às grandes questões do amor jovem e do início da vida adulta. Série de histórias em quadrinhos em preto e branco, originalmente em seis volumes foi publicada no Brasil em três volumes, cada um com dois capítulos da história original.


Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja também algumas Dicas de Leitura de anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário