segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Destaques do fim de semana - 21 e 22 de outubro

CIRCO: Mágica para as Crianças, Andarilhos, DANÇA: Percurssa Locking, INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: Casinha de Rodas, Komboio Cultural, INTERVENÇÃO LITERÁRIA: Poesia no Espaço, MÚSICA: OBMJ Ataca, Theatro Municipal nas Bibliotecas, Carimbó nas Bibliotecas, Tresillo Trio, Bimboleta, Poin, Sambateca, SARAUS: Literatura Periférica: Veia e Ventania nas Bibliotecas de São Paulo, TEATRO: Drive–Thru Petit, Crime e Castigo, Artimanhas do arco–da–velha, Histórias de João

CIRCO


Mágica para as Crianças – e pra Família Toda!
Um show de mágica completamente interativo, envolvendo e prendendo a atenção de todos, com um toque de humor inteligente e um tanto de mágica ao acaso. Maico Silveira utiliza seu conhecimento de mímica, teatro, contação de histórias e, claro, de mágica! Para encantar e surpreender o público.
Dia 21 de outubro às 11h – Biblioteca Gilberto Freyre

Andarilhos
Dois andarilhos viajantes chegam a uma nova praça, onde são protagonistas numa roda de rua. A dupla apresenta uma série de números misturando música, dança, malabares e acrobacia. Inspirados nas cartas do Tarô, eles dão vida a personagens arquetípicos como o Louco, o Rei e a Morte.
Transformação, magia e muita cara–de–pau fazem parte da essência desses dois palhaços loucos. Um espetáculo divertido e surpreendente feito para um público de todas as idades.
Dia 21 de outubro às 11h – Biblioteca Raul Bopp
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Adelpha Figueiredo 

DANÇA

Percurssa Locking 
Percussa Locking é um grupo de dança urbana que proporciona uma junção entre dança popular e um olhar crítico-experimental sobre a referida arte, usando o corpo e a construção dos ritmos.
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli 
Dia 22 de outubro às 13h – Biblioteca Biblioteca Brito Broca

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Casinha de Rodas
Linguagem: infantil
Um micro–ônibus totalmente transformado em um espaço lúdico produzido com todo carinho para as crianças brincarem e viajarem na imaginação. O “Casinha de Rodas” foi montado usando materiais reciclados e sustentáveis, e os ambientes foram preparados para estimular a criatividade das crianças onde elas se surpreendem encontrando várias atividades dentro de um ônibus nas suas proporções. A arte educadora Renata Martins, idealizadora e produtora do Casinha de Rodas é quem, juntamente com sua equipe, realiza as viagens e coordena as visitas dos nossos pequenos viajantes ao ônibus.
Dia 21 de outubro às 10hBiblioteca Vicente de Carvalho
Dia 22 de outubro às 10hBiblioteca José Mauro de Vasconcelos 

Komboio Cultural
Komboio Cultural Fazendo Arte é uma ação itinerante destinada ao público infantil. Nela o grupo Zig Zag apresenta seu repertório de canções autorais e alegra a criançada com brincadeiras tradicionais interativas. Músicos e artistas circenses afirmam que brincar é coisa séria e convidam toda a família a se divertir. 
Dia 22 de outubro às 11hBiblioteca Raimundo de Menezes

INTERVENÇÃO LITERÁRIA

Poesia no Espaço
Contação de histórias (infantil).
Contação de histórias teatralizadas e muito contagiantes, que instigam crianças e até mesmo adultos. O cuidado estético, a música – com composições especialmente criadas para cada história e executados em cena – a delicadeza na abordagem dos temas e a interatividade são marcas do espetáculo. Fatores que tornam a contação uma experiência lúdica e educativa.
Dia 21 de outubro às 14hBiblioteca Paulo Setúbal

MÚSICA

OBMJ Ataca!
A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana foi idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e o trompetista Felippe Pipeta em 2005 e fundada em 2008. No começo, a ideia principal era tocar músicas jamaicanas de raiz (ska, rocksteady e early reggae), então surgiu a ideia de tocar músicas brasileiras nesses estilos.
Com 2 discos lançados, a OBMJ apresenta seu terceiro álbum, o primeiro da Orquestra de composições autorais e com o tema voltado ao gênero Sci–Fi, aliás, o título é uma alusão ao nome do filme “Mars Attaca” (Marte Ataca) de Tim Burton. Este mais recente lançamento mantém os ritmos jamaicanos e a instrumentação característica do Ska.
Dia 21 de outubro às 10h – Biblioteca Érico Veríssimo

Theatro Municipal nas Bibliotecas
Dia 21 de outubro às 10h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 21 de outubro às 11h30 – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 21 de outubro às 13h – Biblioteca Monteiro Lobato e Roberto Santos
Dia 22 de outubro às 9h30 – Biblioteca Pedro Nava
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Narbal Fontes e Thales Castanho de Andrade
Dia 22 de outubro às 12h30 – Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 22 de outubro às 13h – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 22 de outubro às 14h30 – Biblioteca Jayme Cortez

Carimbó nas Bibliotecas
Com Grupo Carimbolando
A apresentação do Grupo Carimbolando é uma grande brincadeira musical. O ritmo contagiante não deixa ninguém parado e as músicas falam de cenas, costumes, personagens e bichos da região Norte. O grupo interpreta sucessos de Dona Onete, Pinduca, Mestre Lucindo e outros autores consagrados, transformando em festa o espaço onde se apresenta.
Dia 21 de outubro às 11h – Biblioteca Cassiano Ricardo 
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo

Tresillo Trio
Um show de valorização da música e cultura latino americanas em versões instrumentais com gaita, violino, bandolim e violão. Tangos, boleros e música brasileira como ‘La Cumparcita’, ‘Sabor Ami’ e ‘Pedacinhos do Céu’.
Dia 21 de outubro às 11h – Biblioteca Aureliano Leite

Bimboleta Grande Mar da Amizade
Musical infantil.
Uma diversão para toda família. Neste show capitão Violão e Marinheira Violetta navegam por entre mares onde encontram–se com índios, princesas e palhaços. Convidando para um mergulho no universo lúdico Jaya e Violetta assumem diversos personagens enquanto cantam histórias cheias de aventura para crianças de todas as idades.
Dia 21 de outubro às 10h – Biblioteca Affonso Taunay
Dia 21 de outubro às 13h – Biblioteca José Paulo Paes
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes 

Poin - Pequena Orquestra Interativa
Musical infantil.
A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da cia cabelo de maria: um septeto formado por músicos que tocam violão, flauta, sosafone, acordeom, violino e percussão. É um espetáculo cuja principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados, através de ações que explorem ritmo, afinação, coordenação motora e memória. E a diversão está garantida. O som da POIN é uma mistura de música dos bálcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana. O ritmo é contagiante e é praticamente impossível assistir ao quarteto sem que o corpo inicie movimentos voluntários (ou não) ao compasso da música.
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Padre José de Anchieta

SAMBATECA

Em 1916, Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga) compunha o “primeiro samba brasileiro”. A música “Pelo telefone” viria a fazer grande sucesso no carnaval do ano seguinte, momento em que o ritmo musical alcançou grande popularidade entre os brasileiros. Passados cem anos da obra de Donga, o samba hoje é considerado um símbolo da tradição cultural brasileira e reconhecido como Patrimônio da Humanidade.
Para comemorar e homenagear o Samba e a sua história, o Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo apresenta o projeto SAMBATECA, levando diversos grupos de samba para as bibliotecas públicas da cidade. Os grupos confirmados para os meses de setembro e outubro são: “Conversa de Botequim”, “Casa Caiada”, “Samba do Cafofo” e” Núbia Maciel e os Divinos”.
As apresentações são gratuitas e com indicação livre.

Só Vendo Pra Crer
Grupo de Samba formado por seis integrantes com deficiência visual. 
Em um dia 3 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os seis amigos com carreira musical independente foram convidados para uma apresentação num Bar na região central de São Paulo.
Tamanha foi a aceitação do público que nesta data os amigos Alex, Rodrigo, Luís Carlos, Mariano, Romildo e Júlio decidiram unir–se para a formação do grupo de samba: Grupo Só Vendo para Crer.
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 22 de outubro às 10h30 – Biblioteca Vinícius de Moraes

SARAUS


O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus.
Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios.
O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade. 
Todos os saraus são gratuitos e com indicação livre.

Sarau Verso em Versos
Dia 21 de outubro às 14h Biblioteca Amadeu Amaral

Sarau Clamarte
Dia 21 de outubro às 14hBiblioteca Malba Tahan

Sarau Sarauê
Dia 21 de outubro às 11hBiblioteca Malba Tahan

Sarau Poetas do Tietê
Dia 21 de outubro às 14hBiblioteca Álvares de Azevedo

Menor Slam do Mundo
Dia 21 de outubro às 16h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Sarau Quinta em Movimento
Dia 21 de outubro às 14h Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

TEATRO

Drive–Thru Petit
Espetáculo/intervenção em formato de lanchonete fast–food. O público dispõe de um menu com cinco opções de monólogos de até 4 min. As crianças fazem o seu pedido e assistem individualmente à sua peça dentro desta caixa acolhedora e cheia de segredos. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, medos, amadurecimento e relação com o outro.
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 22 de outubro às 13h – Biblioteca Chácara do Castelo

Crime e Castigo
Monólogo imaginado como sequência do romance escrito por Fiódor Dostoievsky entre 1866 e 1871. Comemora os 150 anos da primeira edição dessa obra clássica. Aos 60 anos, Ródion Românovitch Raskólnikov faz um retrospecto de sua vida, marcada pelo assassinato de duas mulheres. Após cumprir a pena de oito anos de prisão na Sibéria, ele teve a oportunidade de reconstruir sua história, graças ao amor de Sôfia Semionóvna Marmeládova, carinhosamente chamada de Sônia ou Sonechca. Esse contexto encerra o romance original. O monólogo pretende situar Raskólnikov como homem maduro, trinta após ser libertado. Quando cometeu o crime, ele era um jovem estudante de Direito em Petersburgo. De temperamento melancólico e irritadiço, ele se vê obrigado a abandonar a escola aos 23 anos por causa da pobreza, e se torna obcecado por uma ideia sobre a relatividade da moral burguesa. Ele quer saber se é "um piolho" ou se pertence àquela casta de humanos aos quais tudo é permitido.
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Belmonte

Artimanhas do arco–da–velha
O espetáculo de Teatro Infanto–juvenil ARTIMANHAS DO ARCO–DA–VELHA resgata passagens espirituosas e bem humoradas da literatura popular como o conhecido conto O macaco e o boneco de alcatrão, e a história de Pedro Malasartes e a sopa de pedra.
Dia 21 de outubro às 14h – Biblioteca Viriato Corrêa 
Dia 22 de outubro às 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Histórias de João
Com Karina Giannecchini, atriz e narradora.
Contos populares reinventados, onde o personagem principal se chama João. Todos eles vivem aventuras e têm de enfrentar dragões! Ora–ora, um dragão pode estar disfarçado de preguiça, orgulho, teimosia, gula... Como assim?! Venham partilhar as histórias e descobrir as peripécias de perto.
Dia 22 de outubro às 11h – Biblioteca Sylvia Orthof

Nenhum comentário:

Postar um comentário