segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Destaques do fim de semana - 14 e 15 de outubro

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: Komboio Cultura, Muliga, SARAU: Veia e Ventania nas Bibliotecas, DANÇA: Passinho, Percurssa Locking, TEATRO: Drive-Thru Petit, O Alienista, MÚSICA: Theatro Municipal nas Bibliotecas, Juliana Lima, CIRCO: Mágica para as Crianças, Palhaços, Banda Paralela, INTERVENÇÃO LITERÁRIA: Sob Os Olhos de Eva, Poesia no Espaço, CINEMA: Festival de cinema italiano.

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Komboio Cultural
Komboio Cultural Fazendo Arte é uma ação itinerante destinada ao público infantil. Nela o grupo Zig Zag apresenta seu repertório de canções autorais e alegra a criançada com brincadeiras tradicionais interativas. Músicos e artistas circenses afirmam que brincar é coisa séria e convidam toda a família a se divertir. 
Dia 15 de outubro às 10hBiblioteca Pedro Nava

Muliga
Um pocket show interativo a partir da possibilidade de desenvolver atividades manuais nascidas do próprio livro, envolvendo tintas, pinceis e papeis se tornam máscaras ou pássaros e abrindo novas possibilidades que estimulem a capacidade perceptiva das crianças através das artes.
A proposta do Projeto Muliga tem sua essência em canções performática e relação direta com a oficina sugerida (mascara de gato e/ou revoada de pássaros). Num primeiro momento, Julli Pop instrui as crianças e joga com elas em oficinas que envolvem tintas, pinceis e papeis que poderão se tornar mascaras ou pássaros, enquanto isso o Guilherme Chiappetta, conhecido como DJ Ratão solta bases para embalar a brincadeira. 
Dia 14 de outubro às 14hBiblioteca Malba Tahan
Dia 15 de outubro às 11hBiblioteca Menotti Del Picchia

SARAU

Projeto Literatura Periférica: Veia e Ventania nas Bibliotecas de São Paulo
O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus.
Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios.
O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade. 
Todos os saraus são gratuitos e com indicação livre.

Sarau Encontro de Utopias
Dia 14 de outubro às 14h Biblioteca Adelpha Figueiredo

Sarau Dos Mesquiteiros
Dia 14 de outubro às 13h Biblioteca Rubens Borba

Sarau da Maloca
Dia 14 de outubro às 14hBiblioteca Jamil Almansur Haddad

Sarau Para Todos
Dia 14 de outubro às 13hBiblioteca Viriato Corrêa

DANÇA

Passinho
A dança do Passinho é oriunda das comunidades do Rio de Janeiro e do universo Funk, ela incorpora os passos do frevo, da copeira do break e do Michel Jackson. Revelada nos bailes funk o passinho é uma dança genuinamente brasileira e o seu marco inicial foi em 2008 com o vídeo postado no youtube e que disseminou a dança entre os jovens das comunidades cariocas.  Antes de se tornar conhecida, a dança nos bailes cariocas sempre foi um elemento presente, mas não um destaque, aliás os que dançavam de forma muito expressiva nem sempre eram bem vistos, a não ser que tivessem algum status, como é o caso de uma das principais influências da dança, os varejistas de drogas da favela do Jacaré que através de brincadeiras se divertiam de forma irreverente e ousada, chamando atenção e influenciando os jovens meninos que os viam como exemplo. 
Dia 14 de outubro às 14h – Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 15 de outubro às 11h – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Percurssa Locking 
Dia 14 de outubro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 15 de outubro às 11h – Biblioteca Clarice Lispector 

TEATRO

Drive–Thru Petit
Espetáculo/intevenção em formato de lanchonete fast–food. O público dispõe de um menu com cinco opções de monólogos de até 4 min. As crianças fazem o seu pedido e assistem individualmente à sua peça dentro desta caixa acolhedora e cheia de segredos. Sob um prisma inovador e de forte humor, as temáticas dos monólogos perpassam questões de identidade, medos, amadurecimento e relação com o outro.
Dia 14 de outubro às 14h – Biblioteca Anne Frank
Dia 15 de outubro às 12h – Biblioteca Monteiro Lobato

O Alienista
O diálogo entre a literatura e o teatro é uma das experiências mais profícuas que os artistas pertencentes ao Coletivo Elefante Branco vivenciam; tal fazer artístico formou as bases necessárias para a criação de um espetáculo a partir da obra de Machado de Assis, um dos maiores autores de nossa língua: O Alienista (contado pelos barbeiros).
Dia 14 de outubro às 14h – Biblioteca Paulo Sergio Duarte Milliet
Dia 14 de outubro às 10h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 15 de outubro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

MÚSICA

Theatro Municipal nas Bibliotecas
Dia 14 de outubro às 9h30 – Biblioteca Brito Broca
Dia 14 de outubro às 10h – Biblioteca Aureliano Leite
Dia 14 de outubro às 11h30 – Biblioteca Érico Veríssimo e Gilberto Freyre
Dia 14 de outubro às 13h – Biblioteca Milton Santos
Dia 14 de outubro às 13h30 – Biblioteca Padre José De Anchieta
Dia 15 de outubro às 9h30 – Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 15 de outubro às 10h – Biblioteca Paulo Setúbal e Raul Bopp
Dia 15 de outubro às 11h – Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 15 de outubro às 11h30 – Biblioteca Chácara do Castelo e Lenyra Fraccaroli
Dia 15 de outubro às 12h30 – Biblioteca Alvares de Azevedo
Dia 15 de outubro às 13h – Biblioteca José Paulo Paes e Viriato Corrêa

Juliana Lima – Voz e sanfona
Natural de Santo André, Juliana possui cinco CDs e um DVD lançados. São 20 anos de carreira e mais de 350 composições. Em um show autoral, Juliana leva o melhor do forró paras as bibliotecas municipais em apresentações gratuitas. 
Dia 14 de outubro às 11h – Biblioteca Anne Frank e José Mauro de Vasconcelos

CIRCO

Mágica para as Crianças – e pra Família Toda!
Um show de mágica completamente interativo, envolvendo e prendendo a atenção de todos, com um toque de humor inteligente e um tanto de mágica ao acaso. Maico Silveira utiliza seu conhecimento de mímica, teatro, contação de histórias e, claro, de mágica! Para encantar e surpreender o público.
Dia 14 de outubro às 11h – Biblioteca Sérgio Buarquede Holanda

Palhaços - Bonecos Urbanos
"Palhaços" é um resgate do que temos de referência quando nos remetemos a este signo, o que nos permitiu criar um espetáculo sem querer uma inovação; assumindo um compromisso com a gargalhada pura e simples. Com a referência, sem preconceitos, dos inesquecíveis “Torresmo e Pururuca”, “Arrelia e Pimentinha”, “Chincharrão”, “Piolim”, “Carequinha” e tantos outros. Por ser criado a partir de esquetes circenses, o espetáculo procura retratar o clima nostálgico dos Circos, se tornando uma homenagem a esses signos da nossa infância que nos encantavam com suas “Boas e Velhas Palahçadas”. O espetáculo tem início com os palhaços “Ludovico” e “Polerito” tocando sua
“Charanga” e cantando músicas tradicionais do circo. A partir daí os personagens interagem com o público presente fazendo brincadeiras e improvisações baseadas em esquetes clássicas circenses – “Reprises”, cujas fórmulas garantem o entretenimento e diversão do público. Que venham as marmeladas, os chutes no traseiro, as trombadas e tudo mais que se faça devido. E viva o “Palhaço”.
Dia 14 de outubro às 14h – Biblioteca Paulo Duarte – CCJabaquara 
Dia 15 de outubro às 11h – Biblioteca AffonsoTaunay

Banda Paralela
A Banda Paralela tem 20 anos de atividade. Realizando uma média de 100 apresentações por ano, já tocou para platéias com mais de 1000 pessoas. Entre os principais palcos, destacam–se: Centro Cultural Vergueiro, Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão), Sala São Paulo, Teatro Alpha Real, Memorial da América Latina, Teatro São Pedro, entre outros. Através de editais ou concursos, já se apresentou no Auditório do BNDES (Rio de Janeiro) e Teatro Santa Isabel (Feira Música Brasil/PE). Pela Sociedade de Cultura Artística fez divesos shows em cidades do interior de São Paulo dentro da programação do projeto sócio–cultural “Ouvir Para Crescer”. Particiou de várias edições do Circuito Cultural Paulista, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura com organização da APAA. Realiza shows nas Viradas Culturais da Prefeitura e do Estado de São Paulo. Em maio de 2010 estreou no Memorial da América Latina, em parceria com o grupo Parlapatões, o espetáculo infantil “Parapapá! Circo Musical”, vencedor do 18º Prêmio FEMSA nas categorias Trilha Sonora e Figurino. Faz parte da programação do SESI Música – Série Popular, realizando shows em unidades do interior do estado e no Centro Cultural Fiesp. Tem três CDs gravados.
Dia 14 de outubro às 11h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade

INTERVENÇÃO LITERÁRIA

Sob os Olhos de Eva
Bate Papo Lítero–Musical
Bate–papo lítero musical sobre o livro “Sob os Olhos de Eva” com trilha sonora, uma experiência marcante em conjunto com o show acústico.
O projeto “Sob os Olhos de Eva” visa a compreensão da história das revoluções através da releitura do mito da culpa original como mito heróico e fundador do espírito contestador dos protagonistas da história e agora visualizado como o primeiro ato da humanidade de romper com dogmas e estruturas de poder na busca pela verdade e autonomia, opondo–se a uma ordem caprichosa, que seria a expressão mítica dos vários veículos de opressão, sejam políticos ou religiosos.
Dia 14 de outubro às 14hBiblioteca Álvaro Guerra

Poesia no Espaço
Contação de histórias (infantil).
Contação de histórias teatralizadas e muito contagiantes, que instigam crianças e até mesmo adultos. O cuidado estético, a música – com composições especialmente criadas para cada história e executados em cena – a delicadeza na abordagem dos temas e a interatividade são marcas do espetáculo. Fatores que tornam a contação uma experiência lúdica e educativa.
Dia 14 de outubro às 14hBiblioteca Cora Coralina
Dia 15 de outubro às 11h Biblioteca Ricardo Ramos

CINEMA

L’oro Di Napoli
Direção: Vittorio De Sica Mattoli | Itália, 1954, 107 minutos| Comédia | 2D Original | Exibição em Blu-Ray
Uma homenagem a Napoli, onde o diretor Vittorio De Sica viveu os primeiros anos de sua vida, esta é uma coletânea de 6 episódios Napolitanos: um palhaço explorado por um criminoso; uma vendedora de pizza que perde o anel de seu marido; o funeral de uma criança; um jogador vencido por uma criança; o inesperado casamento de Teresa, uma prostituta; o professor Ersilio Micci, um vendedor de sabedoria.
15 de outubro às 18h – SPCine Roberto Santos

Miseria e Nobilità
Direção: Mario Mattol | Itália, 1954, 94 minutos| Comédia | 2D Original | Exibição em Blu-Ray
A história das famílias humildes de Felice Pasquale e seus colegas que são contratados por um Marquês que quer casar a filha de um rico mas simples cozinheiro, então eles fingem ser aristocráticos.
14 de outubro às 20h15 – SPCine Roberto Santos

Documentário Franco Nero - Un Attore Per Tutte Le stagioni (curta) + Django
Direção: Adriano Pintaldi  | Itália, 2017, 20 minutos| Ducumentário | 2D Original | Exibição em Blu-Ray
A incrível carreira internacional do Franco Nero, que atuou em mais de 230 filmes durante meio século de carreira.
+
Direção: Sergio Corbucci | Itália, 1966, 88 minutos| Western | 2D Original | Exibição em Blu-Ray | Com Franco Nero
Um pistoleiro que carrega um caixão e uma prostituta mestiça ficam presos em uma rixa entre um clã de racistas do Sul e um bando de revolucionários Mexicanos.
14 de outubro às 17h30 – SPCine Roberto Santos

Django
Direção: Sergio Corbucci | Itália, 1966, 88 minutos| Western | 2D Original | Exibição em Blu-Ray | Com Franco Nero
Um pistoleiro que carrega um caixão e uma prostituta mestiça ficam presos em uma rixa entre um clã de racistas do Sul e um bando de revolucionários Mexicanos.
15 de outubro às 20h – SPCine Roberto Santos

Senza Lasciare Traccia 
*Sessão apresentada pelo produtor
Direção: Gianclaudio Cappai |Itália, 2016, 93 minutos| Thriller | 2D Original | Exibição em Blu-Ray
Bruno tentou esquecer, mas ele ainda carrega os sinais do seu passado nos vincos da alma e do corpo, como a doença que o consome lentamente. Um dia Bruno tem a chance de voltar ao lugar onde tudo começou, uma olaria desativada onde ainda vivem um pai e sua filha. Nenhum dos dois reconhece aquele intruso cujas intenções vão se mostrando cada vez mais ambíguas. Para curar-se, Bruno precisa encarar a origem do próprio mal, procurar rastros, apagá-los, deixar novos, para tirar o intruso que está dentro dele.
15 de outubro às 20h - SPCine Paulo Emílio

Urli e Risvegli
Direção: Nicola Ragone | Itália, 2017, 46 minutos| Documentário | 2D Original | Exibição em Blu-Ray
O retrato de um homem silencioso, com os olhos brilhantes e cheios de experiências de vida. Quando era jovem queria ser ator, mas ninguém nunca acreditou no seu talento. Hoje ele tem 60 anos e vive em sua pequena cidade natal: Grassano. Trabalha como zelador numa escola. No passado foi alcoólatra, mas venceu o alcoolismo graças à poesia, algo que ainda hoje acompanha seu caminho errante.
14 de outubro às 16h - SPCine Paulo Emílio

Mataram Meu Irmão
*Sessão apresentada pelo diretor
Direção: Cristiano Burlan | Brasil, 2013, 77 minutos| Documentário | 2D Original | Exibição em Blu-Ray
Na noite do 5 de Outubro de 2001, Rafael Burlan foi assassinado com 7 tiros nas costas, no Capão Redondo, São Paulo. O documentário quer reconstruir - através dos contos de parentes e amigos - o que foi o assassinato e suas consequências no trágico destino desta família.
15 de outubro às 17h - SPCine Paulo Emílio

Simulacrum Praecipitii 
*Sessão apresentada pelo diretor
Direção: Humberto Bassanelli | Brasil, 2013, 25 minutos| Documentário | 2D Original | Exibição em Blu-Ray
Acompanhando o trabalho do fotógrafo Alessio Ortu pelos labirintos da cracolândia paulistana, revela-se sua procura de enxergar, nos semblantes devastados pelos efeitos do crack, não só os fantasmas que os devoram, mas também os vestígios de uma humanidade em estado de emergência. Mitológica e literalmente o fotógrafo desce às zonas infernais, conduzindo consigo o documentarista - uma alusão ao “Inferno” onde Virgílio conduz Dante pelo inferno.
15 de outubro às 19h - SPCine Paulo Emílio

O Sinaleiro
*Sessão apresentada pelo diretor
Direção: Daniel Augusto | Brasil, 2015, 18 minutos| Thriller | 2D Original | Exibição em Blu-Ray
Em uma paisagem ferroviária desolada, um homem encontra-se diante dos seus medos internos e da possibilidade do sobrenatural.
14 de outubro às 17h - SPCine Lima Barreto

Aquilo Que Sobra
*Sessão apresentada pelo diretor
Direção: Humberto Giancristofaro | Brasil, 2016, 72 minutos| Drama | 2D Original | Exibição em Blu-Ray
Livremente inspirado no clássico de Thomas Mann “A Montanha Mágica”, o filme acompanha os últimos dias de Clavdia Chauchat num sanatório para o tratamento de doenças respiratórias. Ao tentar se despedir de Hans Castor, ela tem que lidar com a confissão de um amor impronunciado. Em idas e vindas espaços-temporais, os dois fazem um esforço de ressignificação de seus afetos para poderem seguir em frente.
14 de outubro às 18h SPCine Lima Barreto

Black And White
*Sessão apresentada pelo diretor
Direção: Tristan Aronovich | Brasil, 2015, 92 minutos| Drama | 2D Original | Exibição em Blu-Ray
Inspirado em eventos reais, Black & White segue a incrível jornada de detetives internacionais "caçadores de nazistas" que iniciam uma operação infiltrada no Brasil para rastrear e localizar criminosos e líderes nazistas na América do Sul. A investigação, no entanto, sofre uma intensa modificação quando os detetives se deparam com um poderoso exército neonazista pronto para guerra e liderado por Freddie, um agressivo vocalista de Heavy Metal envolvido em processos de homicídio e tráfico humano. Frente às ameaças imprevistas, os detetives são obrigados a adotar estratégias arriscadas e não ortodoxas que se transformam em um jogo perigoso.
14 de outubro às 20h - SPCine Lima Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário