quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Dicas de Leitura - Homenagem a George Romero

As dicas de leitura de setembro apresentam livros com a temática zumbi em homenagem ao grande cineasta George Romero que faleceu aos 77 anos, no dia 16 de julho de 2017. A figura dos zumbis humanos ganhou destaque graças aos seus filmes, em especial duas trilogias: A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead - 1968), Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead - 1978), Dia dos Mortos (Day of the Dead - 1985) e Terra dos Mortos (Land of the Dead - 2005), Diário dos Mortos (Diary of the Dead – 2007), A Ilha dos Mortos (Survival Of the Dead – 2009). Romero influenciou muitos escritores e cineastas no mundo todo.  Tiago Belotti, cineasta brasileiro diretor de "A Capital dos Mortos", prestigia a carreira de George Romero em seu canal Meus Dois Centavos no Youtube. Dentre o acervo das bibliotecas públicas com a temática zumbi, selecionamos obras de Érico Veríssimo, Max Brooks, Richard Matheson, Seth Grahame-Smith e Stephen King. Boa leitura!


O cemitério – Stephen King
Louis Creed é um médico de Chicago que acredita que encontrou seu lugar em uma pequena cidade em Maine. Sua casa, o trabalho na universidade e a felicidade da família confirmam esse pensamento. Os Creed rapidamente se sentem em casa e se acomodam em seu paraíso suburbano, até que o gato da família, Churchill, é atropelado. Louis leva o gato para ser enterrado num cemitério de animais que as crianças das redondezas construíram, o "Semitério de Bichos", porém Louis enterra Churchill no cemitério indígena da tribo Micmac, e o gato acaba voltando à vida. Pouco tempo depois, a idílica vida dos Creed é esfacelada por uma tragédia brutal e em meio ao desespero, Louis faz o possível para voltar à vida normal.

Eu Sou A Lenda - Richard Matheson

A humanidade conheceu o seu fim nos últimos meses de 1975 após uma praga, vinda sabe-se lá de onde, assolar o mundo. Homens, mulheres e crianças foram infectados e se transformaram em vampiros sedentos de sangue. Dentro deste cenário pós-apocalíptico, um homem chamado Robert Neville, imune à praga, tenta sobreviver enfrentando perigos, dúvidas e a solidão.  De dia, Robert caça os mortos-vivos que se encontram adormecidos nas ruínas abandonadas da civilização, à noite, se entrincheira em sua casa. A dor da perda familiar é outro ponto bem forte no livro de Matheson que intercala momentos de total descrença com esperança e entusiasmo.

O guia da sobrevivência a zumbis – Max Brooks
Com este guia de sobrevivência, o autor desmistifica o que hoje chamamos de zumbi. Max tenta explicar detalhadamente, como se defender dos zumbis. Analisa sua fisiologia, seus comportamentos, como evitá-los, como fugir deles e quais as melhores maneiras de matá-los. Com tom sério, jornalístico e didático, chega a listar os itens necessários para uma possível fuga ou sobrevivência em lugares inóspitos... eles estão mais próximos do que nunca e sua fome é implacável

Incidente em Antares - Érico Veríssimo
Dia 11 de dezembro de 1963, greve geral na cidade de Antares. O fornecimento de luz é interrompido, os telefones não funcionam mais, os coveiros encostam as pás. Dois dias depois, uma sexta-feira 13, sete pessoas morrem, inclusive D. Quitéria, matriarca da cidadezinha. Insepultos e indignados, os defuntos resolvem agir: querem ser enterrados. Reunidos no coreto, decidem empestear com sua podridão o ar da cidade. Enquanto ninguém os enterra, porém, resolvem acertar as contas com os vivos e passam a bisbilhotar e infernizar a vida dos familiares.

Orgulho e Preconceito e Zumbis - Seth Grahame-Smith
Releitura trash do popular romance de Jane Austen. No original, a autora iniciava a saga das irmãs Bennet com o aviso “É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa.” Agora, porém, a guerreira Elizabeth Bennet, treinada nos rigores das artes marciais, está determinada a eliminar a ameaça zumbi. Até que sua atenção seja desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy.  As famosas passagens do texto de Jane Austen são transformadas numa deliciosa comédia de costumes. Além dos embates civilizados e repletos de cortesia entre o casal de protagonistas, há também batalhas violentas. 
 
Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Dicas de Leitura de 2017
: Antropologia em foco, Musicais baseados em livros, Musicais infantis baseados em livros, H. G. Wells, Nobel de Literatura, Antônio Cândido, Homenageados da Flip, Harry Potter 20 anos e Livros-brinquedo.
Outras Dicas de Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário