sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Destaques do fim de semana - 5 e 6 de agosto

Clubinho do Livro, Dança: Sob a pele, Biblioteca do Brincar, Música: Cantigas em libras, Núbia Maciel, Teatro: Teatro de fantoches, Os tr3s porcos, Rua Orindiúva, Circo: Circo Vox, Namakaca, Semana Mundial da Amamentação.

CLUBINHO DO LIVRO

Conjunto de atividades voltadas para a leitura na infância, incentivando tanto a formação de leitores com de escritores.  São as atividades do clubinho:

• Oficina de Livro Coletivo -"Pondo cor na Poesia" com a poeta e artista plástica Aline Binns e  com a arte educadora, artesã e dançarina Babu Nascimento. As crianças serão convidadas a criar imagens partindo do estímulo da  poesia falada, com o intuito de construir juntas um livro de poesia. Podendo ser ilustrações de uma mesma poesia ou mais de uma poesia.  Será disponibilizado materiais para técnicas mistas de pintura e colagens de materiais tais como tecidos, papéis, fios coloridos, brilhos  e coisas deliciosas pra dar asas a imaginação.

• Feira do Livro -Parte do Clubinho do Livro -Traga seu livro velho para doação ou troca. E se você não tem livro pra trazer, passe na feirinha pra ver se tem algum para você levar. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação e trocá-los na base de 1 por 1. Como nosso objetivo é fomentar a literatura, não vamos pegar livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares).

• Leitura de Livros - O jornalista Camilo Rocha lerá "O Pote Vazio", sobre um menino que adorava flores e que participa de um concurso para se tornar o sucesso do imperador. Trata-se de uma fábula chinesa que contém uma valiosa lição sobre honestidade e ética. A história é indicada para crianças a partir dos quatro anos.

Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt 

DANÇA


Sob a Pele
Cia de Dança
O que há por baixo de nossa pele? O que somos em nosso “recheio”? Quais as particularidades que nos constroem e nos preenchem? Sob a Pele busca revelar alguns de nossos sentimentos e emoções que existem por baixo das tantas máscaras que vestimos no dia-a-dia, e como eles refletem quem somos. Ora com sincronia e ora com movimentos variados, o espetáculo vem mostrar que apesar das diferenças superficiais, no fundo os seres humanos são todos iguais, muitas vezes com os mesmos medos e desejos, expectativas e necessidades. Sob a Pele retrata relações que se deixam ser atravessadas e nutridas pelas diferenças, e que se fortalecem pela construção da diversidade. Assim, por meio da dança contemporânea, busca exaltar a diferença e a multiplicidade, e traz a reflexão de que todos ganhamos quando nos damos a chance de nos abrir para o outro. 
Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca Paulo Setúbal

BIBLIOTECA DO BRINCAR

O projeto Biblioteca de Brincar tem como objetivo promover atividades infantis nas bibliotecas municipais. Por meio de brincadeiras, as pessoas serão convidadas a conhecer e se aproximar do espaço do equipamento, que muitas vezes não faz parte do repertório social e cultural da comunidade que atende.

As atividades são inspiradas em brincadeiras brasileiras típicas como amarelinha, bambolê, passa-anel e telefone sem fio, além de oficinas de bonecas abayomi.. Elas serão realizadas conforme as especificidades de cada espaço, aproveitando sua parte interna e externa. Os brinquedos e objetos utilizados serão feitos de materiais recicláveis.

O projeto prevê atividades para crianças de 2 a 10 anos e contará com arte-educadores e monitores especializados para sua condução. A biblioteca será repensada como espaço lúdico e de convivência da família.

Dia 5 de agosto às 11h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 5 de agosto às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

MÚSICA

Cantigas em Libras
Com O Grupo Êba!
A intervenção consiste em um encontro dividido em três momentos: o grupo inicia com uma história e com jogos de aquecimento corporal, relacionados às cantigas tradicionais. Em seguida, junto com os participantes, selecionam as cantigas que gostariam de trabalhar. A partir disso,  ensinam os sinais e destrinchar as possibilidades de tradução da letra para encontrar uma melhor forma de se brincar a cantiga em Língua de Sinais. O último momento da oficina é de brincadeiras práticas com as traduções que foram criadas.
Dia 5 de agosto às 14h - Biblioteca Narbal Fontes

Núbia Maciel e os Divinos
Núbia Maciel é vocalista do Samba de Rainha, grupo de samba paulistano formado por mulheres. Já fizeram o circuito dos CEUs, várias viradas culturais, circuito municipal de cultura. A referência vem das antigas rádios AM, mas com molho paulistano, cosmopolita, contemporâneo e moderno. 
Dia 5 de agosto às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 5 de agosto às 14h30 - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca Milton Santos

TEATRO
Respeitável Público!

Teatro de fantoches Von Feffer - João e Maria
A Companhia de Fantoches Von Feffer é uma empresa especializada em contar histórias para crianças, com a proposta de resgatar a magia dos bonecos de fantoches (bonecos de luva). Por meio de uma perfeita técnica de manipulação utilizada, a equipe de profissionais atinge o principal objetivo: dar vida ao boneco, mostrando à adultos e crianças, o quanto ele pode tornar-se real.  Apresentarão a história de João e Maria, um clássico dos Irmãos Grimm.
Dia 5 de agosto às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca Castro Alves

Os Tr3s Porcos 
A próxima Companhia
Três porcos procuram um lugar para construir suas casas. O conto infantil desta vez dirige-se também aos adultos e se passa na cidade, onde o espaço está cada vez mais disputado com o Lobo, o dono do lugar, que fará de tudo para obrigar os porcos a beneficiá-lo e impedir que eles atrapalhem a manutenção e a construção de seus empreendimentos.
Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca Chácara do Castelo

Rua Orindiúva 
Após o falecimento de seu tio, Rodrigo visitou a antiga moradia de seus avós na Rua Orindiúva, antigo 87 e lá registrou o estado da casa em 2016, no momento em que ela foi colocada à venda. A partir de suas memórias, Rodrigo conta ao público algumas lembranças daquela casa e apoiado na estrutura corporal proposta por Lu Favoreto, o intérprete investiga em seu corpo matrizes de movimento para uma homenagem de despedida daquele imóvel.
Dia 5 de agosto às 14h30 - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

CIRCO
Respeitável Público!

Circo Vox - Se chove não molha
Uma família de palhaços, o pai e seus dois filhos, chegam para apresentar um espetáculo, mas se atrapalham ao fazer os números, que acabam sempre da forma errada. 
Os três ficam nesse “chove não molha” e então percebem no final que, sem querer, apresentaram um espetáculo divertidíssimo. Nessa montagem o grupo traz esquetes tradicionais circenses adaptadas para a linguagem contemporânea do Circo Vox.
Dia 5 de agosto às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
  
Namakaca - É nóis na xita
Espetáculo infanto-juvenil que mostra o convívio entre três personagens: Du Circo, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de improvisação. Além de malabarismos, monociclos, acrobacias, equilibrismos e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como cavaquinho, o pandeiro e a percussão.
Dia 5 de agosto às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 5 de agosto às 14h30 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

A primeira semana de agosto é a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), uma semana celebrada mundialmente por muitas organizações de apoio à amamentação. Faremos na Monteiro Lobato uma grande roda de amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário