terça-feira, 8 de agosto de 2017

Destaques do fim de semana - 12 e 13 de agosto


Circo: Caravana Tapioca, Cabaré da Mafalda, Teatro: Teatro de fantoches, Os tr3s porcos, Rua Orindiúva, O sapo e o vagalume, Historietas e assombretas, Música: Cantigas em libras, Carimbolando, Dani Lasalvia, Na Cachola, Sambateca, Biblioteca do Brincar, Dança: Sob a pele, Clubinho do Livro

CIRCO
Cavaco e Sua Pulga Amestrada
A Caravana Tapioca - Cavaco e Sua Pulga Adestrada
O espetáculo apresenta Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo, doma uma fera, entre outras habilidades nunca antes vistas. Cavaco, o excêntrico domador, faz a costura dos números com música ao vivo, malabarismo, magia e comicidade. 
A Caravana Tapioca tem um vasto repertório, e vem se apresentando em palcos, picadeiros de todo o Brasil, pesquisando a rua como forma de democratização da arte e formação de platéia, quebrando a rotina das cidades. 
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra 
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Monteiro Lobato

Cabaré da Mafalda
O “Cabaré da Mafalda” é um espetáculo de Palhaçaria Feminina e Circo Família.
Mafalda Mafalda é a Mestra de Cerimônias, ela convida o público para um “chá
dançante” em seu “Cabaré Internacional”; nele podemos ver números tradicionais, cenas cômicas, danças excêntricas, Palhaças Convidadas e também se divertir com as relações familiares desta trupe!
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente Paulo de Guimarães

TEATRO
João e Maria
Teatro de fantoches Von Feffer - João e Maria
A Companhia de Fantoches Von Feffer é uma empresa especializada em contar histórias para crianças, com a proposta de resgatar a magia dos bonecos de fantoches (bonecos de luva). Por meio de uma perfeita técnica de manipulação utilizada, a equipe de profissionais atinge o principal objetivo: dar vida ao boneco, mostrando à adultos e crianças, o quanto ele pode tornar-se real.  Apresentarão a história de João e Maria, um clássico dos Irmãos Grimm.
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Belmonte

Os Tr3s Porcos
Os Tr3s Porcos 
A próxima Companhia
Três porcos procuram um lugar para construir suas casas. O conto infantil desta vez dirige-se também aos adultos e se passa na cidade, onde o espaço está cada vez mais disputado com o Lobo, o dono do lugar, que fará de tudo para obrigar os porcos a beneficiá-lo e impedir que eles atrapalhem a manutenção e a construção de seus empreendimentos.
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira Cesar

Rua Orindiúva 
Após o falecimento de seu tio, Rodrigo visitou a antiga moradia de seus avós na Rua Orindiúva, antigo 87 e lá registrou o estado da casa em 2016, no momento em que ela foi colocada à venda. A partir de suas memórias, Rodrigo conta ao público algumas lembranças daquela casa e apoiado na estrutura corporal proposta por Lu Favoreto, o intérprete investiga em seu corpo matrizes de movimento para uma homenagem de despedida daquele imóvel.
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

O Sapo e o Vagalume: Uma Amizade Improvável
Com Bruno Soares, Yannick Iksvaarzen e Angélica Müller 
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Anne Frank 
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Historietas e Assombretas
Historietas e Assombretas
Com Augusto Figliaggi e Elaine Guarani. Roteiro para as Histórias Cia Arte Negus
O susto e a atração pelo desconhecido é o que move essa sessão de narração de histórias. Sabe aquela sensação de querer superar temores? De tentar verificar até onde sua coragem realmente vai? De não querer se assustar mas, mesmo assim, pedir para o avô ou avó contar aquele causo assombrado? É pautada nessas sensações que surgiu a vontade de elaborar uma apresentação que intenta provocar o multifacetado assombro. Público: maiores de 6 anos. 
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

MÚSICA
Grupo Êba!
Cantigas em Libras
Com O Grupo Êba!
A intervenção consiste em um encontro dividido em três momentos: o grupo inicia com uma história e com jogos de aquecimento corporal, relacionados às cantigas tradicionais. Em seguida, junto com os participantes, selecionam as cantigas que gostariam de trabalhar. A partir disso,  ensinam os sinais e destrinchar as possibilidades de tradução da letra para encontrar uma melhor forma de se brincar a cantiga em Língua de Sinais. O último momento da oficina é de brincadeiras práticas com as traduções que foram criadas.
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Viriato Correa
Dia 12 de agosto às 14h30 - Biblioteca Raul Bopp


Grupo Carimbolando
Carimbolando
A apresentação do Grupo Carimbolando é uma grande brincadeira musical. O ritmo contagiante não deixa ninguém parado e as músicas falam de cenas, costumes, personagens e bichos  da região Norte. O grupo interpreta sucessos de Dona Onete, Pinduca, Mestre Lucindo e outros autores consagrados, transformando em festa o espaço onde se apresenta.
Dia 12 de agosto às 11hBiblioteca Helena Silveira

Dani Lasalvia
Dani Lasalvia - O legado de Mário de Andrade
A cantora Dani Lasalvia  interpreta, entre outras,  algumas canções coletadas em 1937 pela Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade frente ao departamento de Cultura da Cidade de São Paulo que compõem o Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga da Centro Cultural São Paulo. 
Dia 12 de agosto às 14h Biblioteca Érico Veríssimo

Na cachola
Na cachola  
com Marília Calderón e Walter Garcia nas Bibliotecas
O show-cênico na cachola, com Marília Calderón e Walter Garcia, experimenta diálogos entre a música, o teatro e a literatura. As canções formam um painel da grande cidade e questionam o lirismo que pode haver no dia a dia das pessoas e das coisas.
Dia 12 de agosto às 14h Biblioteca Amadeu Amaral

SAMBATECA
Conversa de Botequim: 10 anos em 100 anos de samba
O grupo Conversa de Botequim existe a 10 anos e uma homenagem aos centenário do gê O projeto “Numa Conversa de Botequim” é uma continuação do trabalho de pesquisa e resgate do grupo. Durante o show são apresentadas canções pouco conhecidas de Geraldo Pereira, Mauro Duarte, Eduardo Gudin, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Moacyr Luz, mesclando com clássicos de Adoniran Barbosa, João Nogueira e Martinho da Vila. 
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof

Núbia Maciel e os Divinos
Núbia Maciel é vocalista do Samba de Rainha, grupo de samba paulistano formado por mulheres. Já fizeram o circuito dos CEUs, várias viradas culturais, circuito municipal de cultura. A referência vem das antigas rádios AM, mas com molho paulistano, cosmopolita, contemporâneo e moderno. 
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 12 de agosto às 14h Biblioteca Alceu Amoroso Lima

O Bando de Seu Pereira nas Bibliotecas
Um acontecimento no forró: um grupo permacultural, com sonoridade única e que como si só, faz releituras de clássicos, revela preciosidades e traz músicas novas, inspiradas em toda essa experiência humana e musical de seus integrantes.
Dia 12 de agosto às 14hBiblioteca Pedro Nava

BIBLIOTECA DO BRINCAR

O projeto Biblioteca de Brincar tem como objetivo promover atividades infantis nas bibliotecas municipais. Por meio de brincadeiras, as pessoas serão convidadas a conhecer e se aproximar do espaço do equipamento, que muitas vezes não faz parte do repertório social e cultural da comunidade que atende.

As atividades são inspiradas em brincadeiras brasileiras típicas como amarelinha, bambolê, passa-anel e telefone sem fio, além de oficinas de bonecas abayomi.. Elas serão realizadas conforme as especificidades de cada espaço, aproveitando sua parte interna e externa. Os brinquedos e objetos utilizados serão feitos de materiais recicláveis.

O projeto prevê atividades para crianças de 2 a 10 anos e contará com arte-educadores e monitores especializados para sua condução. A biblioteca será repensada como espaço lúdico e de convivência da família.
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

DANÇA

Sob a Pele
Cia de Dança
O que há por baixo de nossa pele? O que somos em nosso “recheio”? Quais as particularidades que nos constroem e nos preenchem? Sob a Pele busca revelar alguns de nossos sentimentos e emoções que existem por baixo das tantas máscaras que vestimos no dia-a-dia, e como eles refletem quem somos. Ora com sincronia e ora com movimentos variados, o espetáculo vem mostrar que apesar das diferenças superficiais, no fundo os seres humanos são todos iguais, muitas vezes com os mesmos medos e desejos, expectativas e necessidades. Sob a Pele retrata relações que se deixam ser atravessadas e nutridas pelas diferenças, e que se fortalecem pela construção da diversidade. Assim, por meio da dança contemporânea, busca exaltar a diferença e a multiplicidade, e traz a reflexão de que todos ganhamos quando nos damos a chance de nos abrir para o outro. 
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 13 de agosto às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta

CLUBINHO DO LIVRO

Oficina de Livro Coletivo
Conjunto de atividades voltados para a leitura na infância, incentivando tanto a formação de leitores com de escritores.  São as atividades do clubinho:

• Oficina de Livro Coletivo -"Pondo cor na Poesia" com a poeta e artista plástica Aline Binns e  com a arte educadora, artesã e dançarina Babu Nascimento. As crianças serão convidadas a criar imagens partindo do estímulo da  poesia falada, com o intuito de construir juntas um livro de poesia. Podendo ser ilustrações de uma mesma poesia ou mais de uma poesia.  Será disponibilizado materiais para técnicas mistas de pintura e colagens de materiais tais como tecidos, papéis, fios coloridos, brilhos  e coisas deliciosas pra dar asas a imaginação.

• Feira do Livro -Parte do Clubinho do Livro -Traga seu livro velho para doação ou troca. E se você não tem livro pra trazer, passe na feirinha pra ver se tem algum para você levar. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação e trocá-los na base de 1 por 1. Como nosso objetivo é fomentar a literatura, não vamos pegar livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares).

• Leitura de Livros - O jornalista Camilo Rocha lerá "O Pote Vazio", sobre um menino que adorava flores e que participa de um concurso para se tornar o sucesso do imperador. Trata-se de uma fábula chinesa que contém uma valiosa lição sobre honestidade e ética. A história é indicada para crianças a partir dos quatro anos.

Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 13 de agosto às 11hBiblioteca Helena Silveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário