quarta-feira, 19 de julho de 2017

Programação do fim de semana - 22 e 23 de julho

Pequeno Cidadão Karaokê, Introdução ao Teatro, Clubinho do Livro, Brincadeiras Africanas, Música: O Anônimo, Dona Maria, Duo Sax-Faction, Trio Sincopado e Instrumental Para Ler, Intervenções Artísticas, Teatro, Dança e Circo.

OFICINAS


Pequeno Cidadão Karaokê
Pequeno Cidadão Karaokê
Com Taciana Barros e Natalia Barros. A proposta envolve leitura de trechos dos livros do Pequeno Cidadão, leitura de pequenas prosas poéticas e poemas infantis realizadas pelos presentes, inspirados nos 100 anos de amizade dos modernistas Oswald e Mario de Andrade. Então, a partir do material criado pelo grupo, uma nova canção surgirá. Pra encerrar, todos cantam a nova canção criada. 


Dia 22 de julho às 11h
Biblioteca Mário Schenberg
Dia 22 de julho às 14h30 Biblioteca Álvaro Guerra


Introdução ao Teatro, Memória e Território
Introdução ao Teatro, Memória e Território
Com Lucas Vitorino. A oficina "Introdução ao Teatro, Memória e Território”, ministrada por Lucas Vitorino (do Grupo Pandora de Teatro), tem como objetivo proporcionar a vivência no processo de criação teatral, visando explorar a potencialidade artística dos participantes e a apresentação dos caminhos processuais desenvolvidos pelo Grupo Pandora de Teatro, coletivo artístico fundado em 2004 sediado no Bairro de Perus, SP. Sob o ponto de vista metodológico, serão trabalhados depoimentos pessoais, memórias e pesquisa histórica de fatos marcantes na historia dos bairros onde estão localizadas as bibliotecas que receberão a atividade, com o intuito de desenvolver um experimento cênico com os participantes.
Dia 23 de julho às 11hBiblioteca Lenyra Fraccaroli

Oficina de Livro Coletivo
Clubinho do Livro
Conjunto de atividades voltados para a leitura na infância, incentivando tanto a formação de leitores com de escritores.  São as atividades do clubinho:

• Oficina de Livro Coletivo -"Pondo cor na Poesia" com a poeta e artista plástica Aline Binns e  com a arte educadora, artesã e dançarina Babu Nascimento. As crianças serão convidadas a criar imagens partindo do estímulo da  poesia falada, com o intuito de construir juntas um livro de poesia. Podendo ser ilustrações de uma mesma poesia ou mais de uma poesia.  Será disponibilizado materiais para técnicas mistas de pintura e colagens de materiais tais como tecidos, papéis, fios coloridos, brilhos  e coisas deliciosas pra dar asas a imaginação.

• Feira do Livro - Traga seu livro velho para doação ou troca. E se você não tem livro pra trazer, passe na feirinha pra ver se tem algum para você levar. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação e trocá-los na base de 1 por 1. Como nosso objetivo é fomentar a literatura, não vamos pegar livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares).

• Leitura de Livros - O jornalista Camilo Rocha lerá "O Pote Vazio", sobre um menino que adorava flores e que participa de um concurso para se tornar o sucesso do imperador. Trata-se de uma fábula chinesa que contém uma valiosa lição sobre honestidade e ética. A história é indicada para crianças a partir dos quatro anos.

Dia 22 de julho às 14h Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 23 de julho às 11h Biblioteca Vinícius de Moraes

ENCONTRO

Trio Ibaré
Brincante - Brincadeiras Africanas
O trio Ibaré propõe no encontro evidenciar e potencializar, através do lúdico, a importância que a contribuição cultural Africana trouxe para a formação da cultura brasileira. São apresentadas as brincadeiras Mbube, Mbube (Gana), Terra Mar (Monçambique) e Pegue o Bastão (Egito). Ao final é narrada a história de Abayomi, um tipo de boneca de pano que é símbolo de resistência Africana, e cada participante poderá confeccionar sua Abayomi.

Dia 22 de julho às 11h
– Biblioteca Castro Alves
Dia 22 de julho às 14h30 – Biblioteca Marcos Rey
Dia 23 de julho às 11h – Biblioteca Raul Bopp

PALESTRA

Palestra na área do intérprete de libras
Organizado pelo Espaço TK. Inscrições no email: espacotk@hotmail.com
22 de julho das 8h30 às 14h Biblioteca Hans Christian Andersen

MÚSICA

O Anônimo
Caíque Nogueira Apresenta: Projeto musical que mistura Rock, Poesia e Teatro. Da cidade de São Paulo, dos seus subúrbios mais sujos e doentes, nasce uma figura enigmática e sombria: O Anônimo - o trovador solitário e misterioso.
22 de julho das 15h às 16h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Dona Maria
Dona Maria
Com Rafaella Nepomuceno. São tantas Marias, tantas Donas e tantas querendo ter... Com seu Sábado na mão e muitos chocalhos nos pés a sua caminhada vai sendo desenhada e cantada. A trilha de sabedoria popular e improvisos vão preenchendo o tempo e tomando conta do ambiente. A Dança, o trupé também é compartilhado com o publico na intenção de se formar uma roda e/ou pares quando o ritmo assim pedir. Aos poucos trazer brincadeiras de roda e danças populares, induzindo o publico a participar da brincadeira. Pois somos todos brincantes da cultura popular brasileira. Coco de roda, baianá, ciranda e emboladas são os ritmos e manifestações que compõem o repertório.
Dia 22 de julho as 14h Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 23 de julho às 11hBiblioteca Adelpha Figueiredo

Duo Sax-Faction
O Duo Sax-Faction foi formado para desenvolver o repertório da música brasileira cantada, traduzida para versões instrumentais, nos diálogos entre o saxofone e o piano. A junção da levada rítmica e da harmonização feita pelo piano somada ao toque melodioso do saxofone abre um enorme leque de possibilidades. Temas comuns nas rodas de samba e de violão, como Eu Sou o Samba, Trem das Onze, Janela Lateral, Eu e a Brisa, ganham versões instrumentais intimistas nos diálogos entre o Sax e o Piano.
Dia 22 de julho às 14hBiblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 23 de julho às 11hBiblioteca Helena Silveira

Italo Magno
Trio Sincopado
Italo Magno, Raphael Gomes, Sthéfano Reis.
Composto por três multi-instrumentistas que se revezam explorando diversas formações e possibilidades usando como suporte Violão, Guitarra, Cavaquinho, Teclas e Percussões em geral. O trio realiza pesquisa sobre as Manifestações Populares Brasileiras como Maracatu de Baque-Virado, Côco de Roda, jongo, executando em seus próprios arranjos obras de compositores renomados como: Baden Powell, Tom Jobim, Edu Lobo, Luiz Gonzaga, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha entre outros.
Dia 22 de julho às 11hBiblioteca Afonso Schmidt
Dia 22 de julho às 15hBiblioteca Jayme Cortez
Dia 23 de julho às 11hBiblioteca Alceu Amoroso Lima

INSTRUMENTAL PARA LER
O projeto Trilha Para Ler leva até as bibliotecas músicos com repertório instrumental para ocupar o espaço de leitura. Em conjunto com o Municipal nas Bibliotecas o Trilha Para Ler traz músicos com repertório que vai do erudito ao popular. Fazem parte do projeto para o mês de Julho os músicos:

Giovanni Matarazzo
Giovanni Matarazzo - Beatles Instrumental
O repertório é composto por músicas do Grupo Britânico com arranjos especialmente elaborados para violão solo. O formato de concerto é didático contando com breve contexto histórico das músicas, gravações e pequenas informações técnicas referentes ao instrumento e arranjos. No repertório Get Back Ticket To Ride, Yellow Submarine, Norwegian Wood e Strawberry Fields Forever, entre outras.
22 de julho às 13h - Biblioteca Érico Veríssimo 
23 de julho às 11h - Biblioteca Affonso Taunay 
  
Duo Fryvan
Duo Fryvan - Duo de violões
Formado em 2012 por Fredy Pietz e Ivan Sakavicius, o duo desenvolve um trabalho autoral influenciado por diversos estilos de  música erudita e popular com uma identidade brasileira. Já gravou um CD e se apresentou em palcos e projetos ligados à música instrumental em São Paulo. Roma, Veneza, Salzburgo e Praga. O Duo Fryvan representa uma nova geração que dá continuidade e aponta novas direções e possibilidades no caminho aberto por grupos como Duofel, Duo Assad e Trio D'Alma.
22 de julho às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
23 de julho às 11h - Biblioteca Malba Tahan

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Beth Daniel

Beth Daniel e seu Baú Encantado
Existe algo melhor ou mais emocionante que ouvir uma bela história? Sim! Participar e virar um dos personagens, mergulhando fundo na magia. Beth Daniel, atriz e contadora de histórias, cria uma experiência cênica com o público a partir da contação de narrativas e fábulas sobre as culturas orientais, indígenas e africanas. O aspecto lúdico das histórias apresentam novos lugares e novas culturas, aguçando o imaginário e a sensibilidade dos espectadores.


Dia 22 de julho às 11hBiblioteca Cora Coralina 
Dia 22 de julho às 14h30 Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 23 de julho às 11h Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Grupo Êba
Cantigas em Libras
Com O Grupo Êba!
A intervenção consiste em um encontro dividido em três momentos: o grupo inicia com uma história e com jogos de aquecimento corporal, relacionados às cantigas tradicionais. Em seguida, junto com os participantes, selecionam as cantigas que gostariam de trabalhar. A partir disso,  ensinam os sinais e destrinchar as possibilidades de tradução da letra para encontrar uma melhor forma de se brincar a cantiga em Língua de Sinais. O último momento da oficina é de brincadeiras práticas com as traduções que foram criadas.
Dia 22 de julho às 10h30Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 22 de julho às 14h30 Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 23 de julho às 11h Biblioteca Paulo Setúbal

TEATRO

Historietas e Assombretas

Historietas e Assombretas
Com Augusto Figliaggi e Elaine Guarani. Roteiro para as Histórias Cia Arte Negus.
O susto e a atração pelo desconhecido é o que move essa sessão de narração de histórias. Sabe aquela sensação de querer superar temores? De tentar verificar até onde sua coragem realmente vai? De não querer se assustar mas, mesmo assim, pedir para o avô ou avó contar aquele causo assombrado? É pautada nessas sensações que surgiu a vontade de elaborar uma apresentação que intenta provocar o multifacetado assombro. A classificação é de seis anos.
Dia 22 de julho às 11hBiblioteca Amadeu Amaral
Dia 22 de julho às 14h Biblioteca Belmonte
Dia 23 de julho às 11hBiblioteca Castro Alves

O Sapo e o Vagalume: Uma Amizade Improvável
Com Bruno Soares, Yannick Iksvaarzen e Angélica Müller
“O Sapo e o Vagalume: Uma Amizade Improvável” é uma peça teatral voltada para o público infantil, que aborda a construção da amizade além das diferenças, e surge a partir da necessidade de falar sobre a união, tendo como foco a mudança de mentalidade no que se refere a miscigenação.. Dentre as informações trocadas no decorrer da trama, evidencia-se a necessidade da aceitação e bom relacionamento independente das diferenças, sejam de caráter físico, racial, e outros. Com seu caráter participativo, as crianças do público receberão adereços e serão convidadas a interagir com o ambiente em que se passa a história.
Dia 22 de julho às 11hBiblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 23 de julho às 11h Biblioteca Cassiano Ricardo

DANÇA

Gumboot Dance Brasil
Yebo - Gumboot Dance Brasil
Com Danilo Nonato, Lenna Bahule, Munique Mendes, Naruna Costa, Pablo Araripe, Rubens Oliveira, Samira Marana, Silvana de Jesus, Washington Gabriel
Yebo é o segundo espetáculo do Grupo Gumboot Dance Brasil. Aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.
Dia 22 de julho às 14h – Biblioteca Brito Broca

CIRCO

Caravana Tapioca
Caravana Tapioca
Com Anderson Machado e Giulia Cooper
Fundada em 2010 na cidade do Recife, por Anderson Machado e Giulia Cooper. Ao longo desses anos, a Caravana vem se apresentando em palcos e picadeiros de todo o Brasil, realizando também diversas turnês pelo agreste e sertão nordestino, pesquisando a rua como forma de democratização da arte e formação de plateia, quebrando a rotina das cidades.  O grupo fará a apresentação do espetáculo Circo Caravana. Transportando o público para o universo clássico e imaginário do circo de pulgas, o espetáculo apresenta Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo, doma uma fera, entre outras habilidades nunca antes vistas. Cavaco, o excêntrico domador, faz a costura dos números com música ao vivo, malabarismo, magia e comicidade. Ao melhor estilo brincante do artista popular, é estabelecido um jogo de interação e improvisação com a plateia, que participa do espetáculo até o final, esperando a incrível pulga ser lançada do canhão para o espaço sideral.
Dia 22 de julho às 11hBiblioteca Paulo Duarte
Dia 23 de julho às 11hChácara do Castelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário