quarta-feira, 7 de junho de 2017

PROGRAMAÇÃO DOS DIAS 10 E 11 DE JUNHO

CINEMA

Festival do Minuto
Todos os anos, o Festival do Minuto realiza a sua Rede de Exibição ao redor do Brasil. Centenas de pontos de cultura, incluindo cineclubes, escolas, museus e bibliotecas, exibem os conteúdos selecionados pela curadoria do festival, promovendo a difusão gratuita da produção audiovisual independente. As Bibliotecas da cidade estão entre os 250 espaços culturais que o festival acontece nos meses de maio e junho. Para 2017, foram preparadas três mostras especiais, que trazem um pouco dos principais temas que o Festival impulsionou no ano passado, como o Mapas Sonoros da Cidade e o Fazer Cinema:

  • Melhores Minutos de 2016 (livre, 52 min): seleção de vídeos que abrangem diversos assuntos e técnicas. Vídeos filmados com celular, animações, vídeo arte, entre outros.
  • Mostra Universitária (livre, 24 min): vídeos produzidos por estudantes e professores.
  • Mostra Animação Infantojuvenil (livre, 20 min): animações lúdicas voltadas para o público mais novo do festival. Colagem, 3D e stop motion estão entre as técnicas utilizadas.
Dia 11 de junho às 11hBiblioteca Cora Coralina

SARAU

VEIA E VENTANIA: LITERATURA PERIFÉRICA
O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus. Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios. O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade.

Sarau - Dos Mesquiteiros
Dia 10 de junho às 13h30 – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Sarau – Poetas Ambulantes
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Prestes Maia

Sarau Clamarte
Dia 10 de junho às 13h – Biblioteca Malba Tahan

Sarau Perifatividade
Dia 10 de junho às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral

MÚSICA

Andrei Furlan nas Bibliotecas



O cantor e compositor de Ribeirão Preto mostra sua busca sonora por São Paulo em um disco produzido por Gustavo Ruiz.
Andrei é doutor em biologia e sempre conciliou sua profissão com o talento de músico. Domingo, café na cama e suco de maracujá. A calmaria de um dia com tempo para gastar. É com essa cena que o ribeirão-pretano Andrei Furlan, 32, inicia o álbum dia de casa (YB, 2013). Há três anos em São Paulo, o compositor, cantor, saxofonista e biólogo lança seu primeiro álbum solo unindo a carreira ao estilo simples do interior com a modernidade da capital, uma mistura que deu fruto a dez faixas encantadoras.
Andrei produziu os álbuns de suas bandas anteriores, a Música Popular Planetária e a Palhas & Pulhas, fortes no cenário autoral em Ribeirão, mas dessa vez decidiu deixar a função nas mãos de alguém que agregasse valores diferentes ao processo. Quem assumiu o posto foi o músico e guitarrista Gustavo Ruiz, responsável pelos dois trabalhos de Tulipa Ruiz e pelo último álbum da Trupe Chá de Boldo.  Gustavo ainda toca guitarra em algumas faixas do disco.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 10 de junho às 15h – Biblioteca Raimundo Menezes
Dia 11 de junho às 11h – Biblioteca Vinícius de Moraes

Chopin ao Chorinho
Com Daniel Grajew
O recital de piano traça um paralelo entre a música erudita para piano e sua influência na música popular brasileira e mundial. A apresentação comenta a influência de Chopin na música de compositores como Tom Jobim, Jacob do Bandolim e Villa Lobos, e outros paralelos entre a música clássica de concerto e o universo da música popular envolvendo Debussy, George Gershwin , o tango e música de Candomblé, entre outros.
Dia 3 de junho às 10h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 3 de junho às 12h – Biblioteca Affonso Taunay
Dia 4 de junho às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 11 de junho às 11h – Biblioteca Marcos Rey

Contrabaixo e Violão nas Bibliotecas
Seu Pereira e Carlos Amaral
Integrantes do Bando de Seu Pereira, a dupla sobe aos palcos com uma missão: difundir as maravilhas da cultura popular brasileira, as mais lindas pérolas encontradas em anos de pesquisa de dos integrantes do bando e também uma nova safra de composições que brotam do asfalto e tratam de temas importantes do nosso tempo.
Dia 10 de junho às 14h – Biblioteca Anne Frank
Dia 11 de junho às 11h – Biblioteca Camila Cerqueira César

Guina – Voz e Violão
Com um banquinho, um violão é feita a apresentação “Guina – Voz e Violão”. Durante o show haverá intervenções poéticas com música, onde a intenção é interagir com o púbico e trocar informações.
Repertório musical é eclético, envolvendo gêneros musicais como: Samba, Bossa Nova, MPB, Samba Rock, Pop Rock, entre outros. A apresentação também visa trazer à tona grandes trabalhos de artistas periféricos, músicos e poetas. Portanto, parte do repertório é composto por composições de artistas locais, do mesmo bairro onde será feita a apresentação.
Dia 10 de junho às 14h – Biblioteca Affonso Taunay

Mustache & os Apaches


Com Pedro Pastoriz , Tomas Oliveira , Alexandre Bandeira , Lumineiro  e Rubens Vinícius
Mustache e os Apaches é um grupo atuante na cena de arte de rua de São Paulo nos últimos 6 anos.
A turma composta de gaúchos e mineiros já tem dois discos lançados e circulou por capitais e interiores do Brasil, bem como fez uma turnê de 20 shows na Europa. Influenciados pelas jug bands norte americanas, pela música cigana, dos balcãs entre outras referências, o grupo sempre improvisa suas apresentações com espontaneidade.
As doze faixas revelam um aumento de pressão sonora, camadas e ruídos, se contrapondo com o primeiro trabalho da banda que era focado em elementos e recursos acústicos. As letras de “Time is Monkey” contam histórias e percepções através de composições em português que abordam pontos controversos da nossa sociedade, como o individualismo, consumismo e o deslumbre do showbizz, mas sempre com uma linguagem divertida e a ironia característica.
Dia 11 de junho às 11h – Biblioteca Pedro Nava

Música Erudita - Theatro Municipal de São Paulo vai às Bibliotecas Municipais
Desde abril, as Bibliotecas Públicas Municipais estão recebendo apresentações de artistas do Theatro Municipal, dentro do projeto Biblioteca Viva. A programação inclui apresentações de duo de violão e flauta, solo de violão e também duo de eufônios (instrumento da família dos metais).
Dia 10 de junho às 10h – Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 10 de junho às 10h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 10 de junho às 11h30 – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 10 de junho às 11h30 – Biblioteca José Paulo Paes
Dia 10 de junho às 13h – Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 10 de junho às 13h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 10 de junho às 13h30 – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 10 de junho às 15h – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 10 de junho às 15h – Biblioteca Milton Santos
Dia 11 de junho às 10h – Biblioteca Castro Alves
Dia 11 de junho às 11h30 – Biblioteca Chácara do Castelo

TEATRO

Teatro infantil: João e Maria?
João e Maria em um Food Truck? Esta divertida versão da história começa quando a bruxa decide sair da floresta na companhia de seu fiel escudeiro Salsicha. Juntos eles partem rumo à cidade grande para abrir um Food Truck de doces. Lá eles conhecem Grillo e Luzinete, uma dupla disposta a qualquer coisa em troca de comida!
Duração: 60 minutos  | A partir dos 6 anos
11 de junho às 11h e 23 de junho às 14h (fechado para escola dia 23) - Biblioteca Hans Christian Andersen

A Ilha do Tesouro
Com a Cia O que de que
Formada por Fábio Supérbi e Rodrigo Andrade, espetáculo infantil de montagem contemporânea, que permita aos seus criadores explorar e apresentar essa história fascinante e suas personagens singulares. O espetáculo foi criado a partir de uma dramaturgia baseada na ação, característica do texto original e transportado para essa versão. Há piratas, navios, fantasmas, uma ilha e um tesouro e claro, existe o mar, seus perigos e seu encanto.
Dia 11 de junho às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Tramarias
Com grupo As Trapeiras
O espetáculo Tramarias traz como mote a discussão sobre a violência doméstica contra a mulher, que, para além da violência física abrange também a violência moral, emocional, psicológica, patrimonial e sexual.  Tramarias aponta o ciclo de violência vivenciado pela protagonista Maria que, ao idealizar um marido perfeito, deixa de perceber a complicada trama de opressão a que está se submetendo, até se deparar com uma situação limite que a obriga a romper com a relação opressora por meio da intervenção cênica do público presente.
Dia 10 de junho às 14h30 – Biblioteca Narbal Fontes
Dia 11 de junho às 11h – Biblioteca Roberto Santos

 

LEITURA DRAMÁTICA
Marat-LITERÁTRIO: Proposta de leitura dramática através da adaptação teatral dos livros “Os Lusíadas” e “Felpo Filva”. O LITERÁTRIO - literatura + teatro + átrio (cavidade cardíaca) - pretende tocar o coração de seu público para nele despertar o hábito da leitura e a paixão pela Literatura e pelo Teatro, tornando-os vivos, presentes e pulsantes, por meio da dramatização das obras.
Leitura dramática de “Os Lusíadas”

Leitura dramática de “Os Lusíadas”
Com Marat Descartes
Propõe-se a dramatização de trechos da obra clássica de Luís Vaz de Camões nas Bibliotecas Municipais, convidando o público infantil e adulto a interagir com uma das produções mais importantes da literatura portuguesa: Os Lusíadas.
Dia 11 de junho às 11h – Biblioteca Ricardo Ramos

Leitura dramática de “Felpo Filva”
Com Marat Descartes
A partir da dramatização do espetáculo teatral “Felpo Filva”, adaptação do livro homônimo da escritora Eva Furnari, busca-se aproximar o público infantil das bibliotecas com a Literatura, o Teatro e o Livro.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Brito Broca
Dia 10 de junho às 14h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
DANÇA
Yebo - Gumboot Dance Brasil
Com Danilo Nonato, Lenna Bahule, Munique Mendes, Naruna Costa, Pablo Araripe, Rubens Oliveira, Samira Marana, Silvana de Jesus, Washington Gabriel
Yebo é o segundo espetáculo do Grupo Gumboot Dance Brasil. Aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Paulo Duarte

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Kombinado Não é Carro
Grupo Respeitável Público
Cores e alegria transformam um velho carro em um cenário itinerante e mágico, que espalha cultura e arte por todos os lados: palcos, ruas, praças, ginásios, empresas. Este é o projeto “Kombinado Não é Carro”, um novo jeito de levar teatro a qualquer lugar.
Com uma estrutura criativa e enxuta, é só colocar tudo na Kombi e está pronta a brincadeira. Quando estacionamos no local de destino é só convidar a plateia para entrar nesse mundo mágico!  Mambembes, contadores de histórias e saltimbancos por meio de músicas, danças e brinquedos cantados, convidam todos a participar de um grande espetáculo, onde brincar é a ordem do dia.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Nuto Sant’Anna

Prosas pr’além do quintal - Em festas e noites de São João
Com Ligia Borges da Cia Ginga e Prosa
Intervenção literária, que abordará as tradições populares, em especial relacionadas às festas juninas.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Aureliano Leite
Dia 10 de junho às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 11 de junho às 11h30 – Biblioteca Paulo Setúbal
  
PALESTRAS E OFICINAS

Clubinho do Livro
As crianças serão convidadas a criar imagens partindo do estímulo da poesia falada, com o intuito de construírem um livro de poesia. Podendo ser ilustrações de uma mesma poesia ou mais de uma poesia. Será disponibilizado materiais para técnicas mistas de pintura e colagens de materiais tais como tecidos, papéis, fios coloridos, brilhos e coisas deliciosas para dar asas a imaginação. Feito isso, brincadeira manifesta, as imagens serão organizadas, encadernadas manualmente e passarão a compor o acervo especializado em poesia da Biblioteca Vicente de Carvalho. Além da oficina desenvolvida com as crianças, o Clubinho do Livro realiza doações de livros e contação de histórias, com Camilo Rocha.


11h às 13h  - Oficina de Livro Coletivo 
“Pondo cor na Poesia" com a poeta e artista plástica Aline Binns e com a arte educadora, artesã e dançarina Babu Nascimento. As crianças serão convidadas a criar imagens partindo do estímulo da poesia falada, com o intuito de construir juntas um livro de poesia. Podendo ser ilustrações de uma mesma poesia ou mais de uma poesia. Será disponibilizado materiais para técnicas mistas de pintura e colagens de materiais tais como tecidos, papéis, fios coloridos, brilhos e coisas deliciosas pra dar asas a imaginação.

11 às 13h -  Feira do Livro
Parte do Clubinho do Livro. Traga seu livro velho para doação ou troca. E se você não tem livro pra trazer, passe na feirinha pra ver se tem algum para você levar. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação e trocá-los na base de um por um. Como nosso objetivo é fomentar a literatura, não vamos pegar livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares).

13h às 13h30 - Leitura de Livros
O jornalista Camilo Rocha lerá "O Pote Vazio", sobre um menino que adorava flores e que participa de um concurso para se tornar o sucesso do imperador. Trata-se de uma fábula chinesa que contém uma valiosa lição sobre honestidade e ética. A história é indicada para crianças a partir dos quatro anos.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Vicente de Carvalho
Pequeno Cidadão Karaokê


Com Taciana Barros e Natalia Barros
A proposta envolve leitura de trechos dos livros do Pequeno Cidadão, leitura de pequenas prosas poéticas e poemas infantis realizadas pelos presentes, inspirados nos 100 anos de amizade dos modernistas Oswald e Mario de Andrade. Então, a partir do material criado pelo grupo, uma nova canção surgirá. Pra encerrar, todos cantam a nova canção criada.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Belmonte
Dia 10 de junho às 14h30 – Biblioteca Helena Silveira

Intervenções Literárias com Tom Cardoso e convidados
Quais foram os primeiros livros de cabeceira? O quanto a escola estimulou ou não o exercício da leitura? O quanto o ambiente familiar também foi importante para moldar o futuro leitor? O jornalista e escritor Tom Cardoso convida sempre um outro autor para debates essas e outras questões ligadas à literatura. Para junho, um dos convidados de Tom será o jornalista e escritor Gonçalo Junior, também pesquisador na área de cinema, imprensa, música e histórias em quadrinho.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Clarice Lispector
Dia 10 de junho às 14h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 11 de junho às 11h – Biblioteca Érico Veríssimo

Relatos antárticos - Irmãs Klink nas Bibliotecas


Apesar da pouca idade (17, 20 e 20 anos), as Irmãs Klink (Tamara, Laura e Marininha Klink) colecionam experiências singulares  adquiridas ao longo de 9 viagens em família para a Antártica, a bordo de um veleiro. As Irmãs já realizaram quase 200 palestras nestes últimos quatro anos. Nas palestras as meninas apresentam o que descrevem no livro que fizeram juntas: férias na Antártica onde relatam sua familiaridade com a rotina a bordo de um veleiro no rigor do ecossistema polar,  enfatizam seus aprendizados, surpresas e descobertas, a riqueza de fauna e da natureza, destacando a importância na preocupação com a preservação do meio ambiente.
Sua narrativa engloba observações da vida animal e alertam quanto à importância das atitudes cotidianas que influenciam a vida até mesmo em lugares muito distantes de onde vivemos.
Dia 10 de junho às 11h – Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 10 de junho às 15h30 – Biblioteca Jayme Cortez (CCJ)
Dia 11 de junho às 11h – Biblioteca Monteiro Lobato

CIRCO
La Mínima – Reprise
Com Fernando Sampaio e Fernando Paes
Ao chegarem no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de infrutíferas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro, decidem realizar este trabalho juntos. Mas no decorrer do show, percebem que juntos seus talentos se multiplicam e também é uma boa oportunidade de renovar o repertório…
Dia 11 de junho às 11h – Biblioteca Mário Schenberg

CIRCUITO SPCINE NA ROBERTO SANTOS
Entrada franca para a primeira sessão do dia, de terça a sexta-feira.
R$ 2,00 (meia-entrada para todos) para a segunda sessão do dia, de terça a sexta-feira.
R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 (meia) para a última sessão do dia, sábado e domingo em todos os horários.
Retirada ou compra de ingresso com uma hora de antecedência.

Os Smurfs e a Vila Perdida
10 de junho às 15h30
11 de junho às 14h30

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental (Entrada Franca)
10 de junho às 17h
11 de junho às 16h

Festival Varilux de Cinema Francês (Entrada Franca)
10 de junho às 19h – A Viagem de Fanny
11 de junho às 18h  - Rodin

Nenhum comentário:

Postar um comentário