terça-feira, 27 de junho de 2017

Festival dos Refugiados

O Sarau dos Imigrantes apresenta Os Escolhidos, grupo vocal a capela formado por cantores do Congo e de Angola, e R.P. Project, quarteto de jazz instrumental. Veja as bibliotecas participantes.


O Festival dos Refugiados pretende através do coletivo Sarau dos Imigrantes circular artistas das mais diferentes esferas por todas as bibliotecas mostrando que São Paulo abriga todas as culturas do mundo.

O Sarau dos Imigrantes é um projeto de Web TV criado para divulgar o trabalho de músicos de diversos lugares do mundo que escolheram o Brasil para viver. As gravações acontecem às terças-feiras das 19h às 20h, no Espaço Parlapatões, com entrada gratuita.

Concebido pelo músico e publicitário Luiz Celso Piratininga, pelo produtor cultural Luiz Delfino Cardia e pelo músico e professor Irajá Menezes, o Sarau buscou inspiração nas ideias de Boaventura Sousa Santos que diz: "Temos o direito a ser iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza". O pensador português acredita que o reconhecimento igualitário das diferenças está entre as premissas para um diálogo intercultural. Para botar em prática esse encontro de vozes de todo o mundo, ao grupo inicial vieram se juntar Uolli Briotto, que passou a cuidar da produção, João Paulo Nascimento, que concebeu um plano para captar o áudio das apresentações ao vivo, a equipe da Rede PUC e a Nick Filmes que filmam e editam os episódios e ainda as fotógrafas Lígia Gimenes e Daniela Menezes.

Em suas três primeiras edições, na Edição Especial da Virada e na MaiFest 2017, o Sarau dos Imigrantes contou com a presença de:

  • Yannick Delass, do Congo, que apresenta composições próprias em línguas africanas e francês, acompanhando-se ao violão, ou com seu trio formado por músicos brasileiros;
  • Tambora Trio (Uruguai, Chile e Equador) composto por Luana Baptista, Renata Espoz e Emília Desirè, que cantam a três vozes e se acompanham com tambores, um repertório inteiramente dedicado às mulheres compositoras da América Latina;
  • Balé Fareta Sidibé, dirigido por Aboubacar Sidibé, da Guiné Conakri e que traz tambores potentíssimos, balafon, djembés para acompanhar cantos e danças que fazem referência à música ritual e coletiva ancestral da África;
  • Latam Esquad (Bolívia, Peru e Brasil) que é um coletivo formado por De La Paz, Egon MC, Sheko LM, Sujos Clan, Albert Rimas. Latam Esquad significa "Esquadrão latino-américa" e canta rap da melhor qualidade;
  • O trio feminino Santa Mala, formado pelas bolivianas Abigail, Jehny e Pamela Llanque, representantes do hip hop latino.
  • Oula Al-Saghir e o grupo CANJA - Música Árabe, que passeia das canções clássicas árabes à poesia da resistência palestina.
  • Acatum, grupo de vozes e percussão que trabalha com música improvisada e regência feita por sinais. Dirigido pelo brasileiro Gui Augusto, o Acatum reúne artistas da Argentina, Chile, Uruguai, Equador e Brasil.
Nas duas próximas edições o Sarau vai trazer Os Escolhidos, grupo vocal a capela formado por cantores do Congo e de Angola, o R.P. Project, quarteto de jazz instrumental do peruano Renzo Perales, a cantautora chilena Renata Espoz e Jéssica Areias, cantora e compositora vinda de Angola.
1º de julho às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
2 de julho às 11h - Biblioteca  Àlvares de Azevedo
8 de julho às 14h - Biblioteca Milton Santos 
9 de julho às 11h - Biblioteca  José Paulo Paes 
15 de julho às 11h - Biblioteca Belmonte
16 de julho às 11h - Biblioteca Raul Bopp
22 de julho às 14h - Biblioteca Anne Frank
23 de julho às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
29 de julho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
30 de julho às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário