quarta-feira, 14 de junho de 2017

17 e 18 de junho nas Bibliotecas

CINEMA

Festival do Minuto
Todos os anos, o Festival do Minuto realiza a sua Rede de Exibição ao redor do Brasil. Centenas de pontos de cultura, incluindo cineclubes, escolas, museus e bibliotecas, exibem os conteúdos selecionados pela curadoria do festival, promovendo a difusão gratuita da produção audiovisual independente. As Bibliotecas da cidade estão entre os 250 espaços culturais que o festival acontece nos meses de maio e junho. 
Para 2017, foram preparadas três mostras especiais, que trazem um pouco dos principais temas que o Festival impulsionou no ano passado, como o Mapas Sonoros da Cidade e o Fazer Cinema:
• Melhores Minutos de 2016 (livre, 52 min): seleção de vídeos que abrangem diversos assuntos e técnicas. Vídeos filmados com celular, animações, vídeo arte, entre outros.
• Mostra Universitária (livre, 24 min): vídeos produzidos por estudantes e professores.
• Mostra Animação Infantojuvenil (livre, 20 min): animações lúdicas voltadas para o público mais novo do festival. Colagem, 3D e stop motion estão entre as técnicas utilizadas.
Dia 17 de junho às 11h – Biblioteca Paulo Setúbal

SARAU

VEIA E VENTANIA: LITERATURA PERIFÉRICA
O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus. Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios. O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade.

Sarau do Kintal
Dia 17 de junho às 15h - Biblioteca Afonso Schmidt

Sarau – Conversadores
Dia 18 de junho às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

MÚSICA

Chopin ao Chorinho
Com Daniel Grajew
O recital de piano traça um paralelo entre a música erudita para piano e sua influência na música popular brasileira e mundial. A apresentação comenta a influência de Chopin na música de compositores como Tom Jobim, Jacob do Bandolim e Villa Lobos, e outros paralelos entre a música clássica de concerto e o universo da música popular envolvendo Debussy, George Gershwin , o tango e música de Candomblé, entre outros.
Dia 17 de junho às 11h – Biblioteca Roberto Santos
Dia 17 de junho às 15h – Biblioteca Anne Frank
Dia 18 de junho às 11h – Biblioteca Mário Schenberg


Jazz na Kombi apresenta: O menor festival de Jazz no mundo
O Menor Festival de Jazz do Mundo é uma iniciativa do projeto Jazz na Kombi que busca levar o Jazz de volta às suas raízes, a rua. O projeto vêm quebrando paradigmas e preconceitos ao tocar as pessoas com o Jazz ao vivo. O gênero musical que com o tempo foi sendo elitizado hoje está de volta às ruas em um festival que apresentará 4 bandas da cena contemporânea de São Paulo.
Dia 18 de junho às 11h – Biblioteca Prestes Maia

Música Erudita - Theatro Municipal de São Paulo vai às Bibliotecas Municipais
Desde abril, as Bibliotecas Públicas Municipais estão recebendo apresentações de artistas do Theatro Municipal, dentro do projeto Biblioteca Viva. A programação inclui apresentações de duo de violão e flauta, solo de violão e também duo de eufônios (instrumento da família dos metais).
Dia 17 de junho às 10h – Biblioteca Belmonte
Dia 17 de junho às 10h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 17 de junho às 11h30 – Biblioteca Narbal Fontes
Dia 17 de junho às 13h – Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 17 de junho às 13h – Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 17 de junho às 15h – Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Dia 17 de junho às 15h – Biblioteca  Raul Bopp
Dia 18 de junho às 10h – Biblioteca Raimundo Menezes
Dia 18 de junho às 11h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 18 de junho às 12h – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 18 de junho às 13h – Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 18 de junho às 16h – Biblioteca Jayme Cortez

TEATRO


A Ilha do Tesouro
Com a Cia O que de que
Formada por Fábio Supérbi e Rodrigo Andrade, espetáculo infantil de montagem contemporânea, que permita aos seus criadores explorar e apresentar essa história fascinante e suas personagens singulares. O espetáculo foi criado a partir de uma dramaturgia baseada na ação, característica do texto original e transportado para essa versão. Há piratas, navios, fantasmas, uma ilha e um tesouro e claro, existe o mar, seus perigos e seu encanto.
Dia 17 de junho às 10h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 17 de junho às 15h – Biblioteca José Paulo Paes


Sonho no Parque
A comédia de William Shakespeare narra o desencontro de jovens enamorados, que se perdem em um bosque habitado por seres do universo fantástico. A peça acontece ao ar livre, com trilha sonora executada ao vivo e usando o parque como cenário.
Texto: William Shakespeare
Direção e adaptação: Pedro Granato
Elenco: Beatriz de Miranda, Carla Zanini, Domitila Gonzalez, Gabriel Tavares, Gustavo Pompiani, Lucas Paranhos, Maria Eugênia Portolano, Marina Campanatti, Mau Machado, Pedro Casali, Valérie Mesquita.
Produção: Contorno Produções e Pequeno Ato
Direção de produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez.
Dia 18 de junho às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo

Tramarias
Com grupo As Trapeiras
O espetáculo Tramarias traz como mote a discussão sobre a violência doméstica contra a mulher, que, para além da violência física abrange também a violência moral, emocional, psicológica, patrimonial e sexual.  Tramarias aponta o ciclo de violência vivenciado pela protagonista Maria que, ao idealizar um marido perfeito, deixa de perceber a complicada trama de opressão a que está se submetendo, até se deparar com uma situação limite que a obriga a romper com a relação opressora por meio da intervenção cênica do público presente.
Dia 17 de junho às 11h – Biblioteca Helena Silveira
Dia 17 de junho às 14h30 – Biblioteca Marcos Rey
Dia 18 de junho às 11h – Biblioteca Malba Tahan

LEITURA DRAMÁTICA

Marat-LITERÁTRIO: Proposta de leitura dramática através da adaptação teatral dos livros “Os Lusíadas” e “Felpo Filva”. O LITERÁTRIO - literatura + teatro + átrio (cavidade cardíaca) - pretende tocar o coração de seu público para nele despertar o hábito da leitura e a paixão pela Literatura e pelo Teatro, tornando-os vivos, presentes e pulsantes, por meio da dramatização das obras.
Leitura dramática de “Os Lusíadas”

Leitura dramática de “Os Lusíadas”
Com Marat Descartes
Propõe-se a dramatização de trechos da obra clássica de Luís Vaz de Camões nas Bibliotecas Municipais, convidando o público infantil e adulto a interagir com uma das produções mais importantes da literatura portuguesa: Os Lusíadas.
Dia 18 de junho às 11h – Biblioteca Paulo Duarte

Leitura dramática de “Felpo Filva”
Com Marat Descartes
A partir da dramatização do espetáculo teatral “Felpo Filva”, adaptação do livro homônimo da escritora Eva Furnari, busca-se aproximar o público infantil das bibliotecas com a Literatura, o Teatro e o Livro.
Dia 17 de junho às 11h – Biblioteca Affonso Taunay
Dia 17 de junho às 14h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Banda Literária
Com a Cia. Farnel de Artes
São intervenções literárias e musicais na forma de curtas entradas intercalando pequenas sessões de música, poesias, histórias, jogos e brincadeiras musicais, trava-línguas, parlendas e adivinhas. Vagando entre o espaços. A Banda Literária apresenta algumas de suas obras espontaneamente enquanto outras são encontradas nos “alforjes de bagagem” e podem ser escolhidas pelo público.
Dia 17 de junho às 11h – Biblioteca Castro Alves
Dia 17 de junho às 14h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 18 de junho às 11h30 – Biblioteca Chácara do Castelo

Prosas pr’além do quintal - Em festas e noites de São João
Com Ligia Borges da Cia Ginga e Prosa
Intervenção literária, que abordará as tradições populares, em especial relacionadas às festas juninas.
Dia 18 de junho às 11h – Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

ENCONTRO E OFICINA

Intervenções Literárias com Tom Cardoso e convidados
Quais foram os primeiros livros de cabeceira? O quanto a escola estimulou ou não o exercício da leitura? O quanto o ambiente familiar também foi importante para moldar o futuro leitor? O jornalista e escritor Tom Cardoso convida sempre um outro autor para debates essas e outras questões ligadas à literatura. Para junho, um dos convidados de Tom será o jornalista e escritor Gonçalo Junior, também pesquisador na área de cinema, imprensa, música e histórias em quadrinho.
Dia 17 de junho às 11h – Biblioteca Brito Broca
Dia 17 de junho às 14h – Biblioteca Padre José de Anchieta


Pequeno Cidadão Karaokê
Com Taciana Barros e Natalia Barros
A proposta envolve leitura de trechos dos livros do Pequeno Cidadão, leitura de pequenas prosas poéticas e poemas infantis realizadas pelos presentes, inspirados nos 100 anos de amizade dos modernistas Oswald e Mario de Andrade. Então, a partir do material criado pelo grupo, uma nova canção surgirá. Pra encerrar, todos cantam a nova canção criada.
Dia 17 de junho às 11h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 17 de junho às 14h – Biblioteca Cora Coralina

CIRCO

Mala de Tralha – A festa do Pedrinho
Com Thiago Dias
Cheio de trapalhadas e bastante interativa, Festa do Pedrinho é um show de palhaço com mágico para toda a família, não deixando morrer essa arte milenar que atravessa gerações trocando experiências com o público.
Dia 17 de junho às 10h – Biblioteca Pedro Nava
Dia 17 de junho às 14h – Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 18 de junho às 10h – Biblioteca Érico Veríssimo

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Contos de Sabedoria
Com Grupo Três Marias e um João
O grupo "Três Marias e Um João" traz a contação de histórias, através de apresentações artísticas que mesclam narração com música, dança e teatro.
Além de ser um momento de alegria e prazer, a arte de contar histórias estimula a criatividade e proporciona incentivo à leitura, entretenimento e cultura.
Dia 17 de junho às 11h – Biblioteca Clarice Lispector

Roda de contadores de histórias do mulá Nasrudin
17 de junho de manhã - Biblioteca Hans Christian Andersen

Nenhum comentário:

Postar um comentário