sexta-feira, 7 de abril de 2017

Destaques da semana de 8 a 14 de abril

Brincante: Atelier de brincadeiras, BrincáDoQuê?, Cinema: Hop, Juro que vi, O boto, Contação e Mediação de Histórias, Circo, Intervenção Artística, Oficina de pintura e confecção de brinquedo, Música: Peneira & Sonhador, Sanfoneiro Verinho, Street Blues.



BRINCANTE

Atelier de Brincadeiras: Uma viagem pelo Brasil que brinca
Com Núcleo Pé de Zamba
Inspirada na expedição de Mário de Andrade, é uma experiência artística interativa que, valendo-se do espírito lúdico que permeia o universo popular, aproxima crianças e adultos com as raízes e costumes do povo brasileiro. 
O Núcleo Pé de Zamba é formado por Leandro Medina e Raphael Gomes.
8 de abril às 11hBiblioteca Álvaro Guerra
8 de abril às 15h Biblioteca Clarice Lispector
9 de abril às 11hBiblioteca Camila Cerqueira Cesar

BrincáDoQuê?
Com Rogério de Almeida
Cantigas e brincadeiras ocupam os espaços da cidade, explorando a importância do brincar no desenvolvimento humano e social, oferecendo um olhar sensível e divertido, que leva os participantes, adultos e crianças, a um estado de liberdade e felicidade, ao mesmo tempo em que resgata a memória afetiva dos adultos. 
8 de abril às 11h – Biblioteca Aureliano Leite
9 de abril às 11h Biblioteca José Paulo Paes


CINEMA

Hop – Rebelde sem Páscoa
Para entrar em clima de Páscoa
12 de abril às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Juro que Vi
Série de cinco curtas-metragens de animação brasileira que narra as histórias dos personagens do folclore brasileiro. Além de contar a história dos personagens, os filmes foram produzidos com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que contam as histórias de forma atual abordando temas como direito dos animais, proteção ambiental e o preconceito.
Os curtas já foram exibidos em vários canais educativos de televisão como TV Rá-Tim- Bum, TV Cultura, TV Brasil e TV Escola.

O boto
Brasil, 2004, 11 minutos, animação, livre, DVD. 
Direção: Humberto Avelar 
8 de abril às 11h Biblioteca Vinícius de Moraes

CONTAÇÃO E MEDIAÇÃO DE HISTÓRIAS

Maria Conta
Com Maria Teixeira
Conta Maria é um projeto de contação de histórias musicadas. São contadas de duas a três histórias populares e/ou clássicas entremeadas de brincadeiras, vozes das personagens, momentos de dramatização, interação com a plateia, música ao vivo, tocada por um músico profissional e manipulação de objetos.
O projeto visa estimular o universo lúdico-imaginário do público, incentivando-o a participar da narrativa como uma espécie de co-autor, valorizando cada ser em sua expressão, resgatando aspectos e valores da tradição oral, o ato do brincar, a socialização, o contato direto com o universo musical por meio de cantigas autorais, modernas e tradicionais, e o seu despertar para a arte e a literatura incitando a criatividade e a imaginação.
8 de abril às 11h Biblioteca Belmonte
8 de abril às 15hBiblioteca Amadeu Amaral
9 de abril às 13hBiblioteca Jamil Almansur Haddad

Fábulas Fabulares
“Rei Galanga” de Câmara Cascudo
11 de abril às 14h Biblioteca Hans Christian Andersen

Mediação de leitura de textos literários
12 de abril às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais

Origamando histórias
Com Lau Moraes
“No aconchego de um turbante”
13 de abril às 10h Bliblioteca Hans Christian Andersen


CIRCO

Circo de Doisdo
Com Denis Menezes
Capivara e Fiofó são dois palhaços que tocam seu pequenino circo a bordo de uma Kombi. Entre acrobacias, malabarismos e muita palhaçada a “confusão” está formada e a diversão garantida! Circo de Doisdo traz consigo um resgate do lúdico e convida todos a embarcar num universo onde a lógica de nosso cotidiano é subvertida através da imaginação, da brincadeira e de uma forma inusitada de encarar a vida.
8 de abril às 11h – Biblioteca Raimundo Menezes
8 de abril às 15h – Biblioteca Sergio Buarque de Holanda
9 de abril às 11h Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Compalhaçaria
Com Lucas Bueno, Mizael Alves e Diyo Coêlho
"Comparlhaçaria" da Fajuta Comparsaria, formada pelos palhaços Lucas Branco e Mizael Alves além do músico Diyo Coêlho, propõe uma lembrança das duplas de palhaços de antigamente. O espetáculo é guiado por uma dupla atrapalhada e entoado por gags, canções e esquetes clássicas do circo tradicional brasileiro tendo sua renovação conforme os dias atuais. O público é convidado a embarcar nessa viagem que transcende os tempos pelos palhaços Zóim e Tóin-Tóin. 
8 de abril às 11h Biblioteca Affonso Taunay
9 de abril às 11hBiblioteca Mário Schenberg

Precisa-se de Mágico
Com Cristiano Carvalho
Bartolomeu é um palhaço que está procurando trabalho. Em uma de suas andanças ele encontra um circo que está precisando de um Mágico. Prontamente ele se candidata para a vaga no trabalho mais mágico no circo.
E começa o show de mágicas. Entre elas estão algumas mágicas de baralho, As surpreendentes varinhas mágicas, A incrível transformação de Água em Café, A estonteante carta que pega fogo, entre muitas outras.
Mas as mágicas não dão certo, ou dão certo sem querer.
Na verdade o que dá certo mesmo é a diversão que Bartô leva para a plateia num passe de mágicas!
8 de abril às 11hBiblioteca Monteiro Lobato
9 de abril às 14h Biblioteca Adelpha Figueiredo

Nico Serrano nas Bibliotecas
Com Nico Serrano e William Filho
Tuingo um palhaço, Bastian um músico. Uma dupla um tanto excêntrica, cada um na sua especialidade, mas parecem ter algo em comum – A MÚSICA! Após algumas tentativas em agradar o público e o músico Bastian, pois seu intuito é trabalhar com ele, Tuingo conta, através da música, alguns causos de sua vida. Com isso, consegue mostrar seu lado compositor e cantor. Será que Bastian aceita trabalhar com Tuingo? Só após assistir é que saberemos.
8 de abril às 11h Biblioteca Jayme Cortez
8 de abril às 15h Biblioteca Menotti Del Picchia
9 de abril às 09h40 Biblioteca Narbal Fontes
9 de abril às 12h30 Biblioteca Pedro Nava


INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Jardim sonoro com Mário e Oswald de Andrade
Com Livio Tragtenberg
Instalação sonora e visual ao ar livre que apresenta oralizações de textos dos poetas e escritores paulistas Mário e Oswald de Andrade. Em 2017, celebra-se 100 anos do encontro dessas duas figuras chaves da literatura Brasileira, agregando recursos sonoros – a literatura brasileira em diferentes momentos e dicções.
Os alto-falantes são colocados em uma área ao ar livre, criando um
jardim sonoro, acompanhados ao vivo por sons tocados ao vivo pelo compositor Livio Tragtenberg ao clarone mixando as vozes que fazem leituras de texto com os sons musicais.
8 de abril às 11h Biblioteca Ricardo Ramos
9 de abril às 11h Biblioteca Chácara do Castelo

O Homem e o Cavalo
Com Anne Pelucci
Texto de Oswald de Andrade adaptado, atravessa de maneira crítica e divertida momentos históricos do mundo, iniciando pelo Céu, atravessando a Terra até chegar ao planeta vermelho. Divertida intervenção artística, utilizando-se de materiais recicláveis, ressignificando objetos domésticos. Fazem parte do trabalho trechos de poemas de Mário de Andrade e músicas com o Ukulelê.
8 de abril às 15h Biblioteca Viriato Corrêa
9 de abril às 11hBiblioteca Raul Bopp


MÚSICA

Dupla de emboladores Peneira & Sonhador nas Bibliotecas
Com Peneira e Sonhador
A dupla de emboladores Peneira & Sonhador apresentam um espetaculo de
poesia ritmada cujo tema principal é a cidade e suas personagens,
tradicionais e contemporâneas.
Desde o vendedor ambulante até o passante que não desgruda o olho do celular. Uma abordagem humorada dos contrastes e da diversidade humana da metrópole.
8 de abril às 15hBiblioteca Paulo Setúbal 
9 de abril às 11hBiblioteca Prestes Maia

Sanfoneiro Verinho nas Biliotecas 
Com Veríssimo Antonio de Oliveira 
O músico Verinho  apresenta músicas de diferentes culturas numa viagem através do acordeão e suas personalidades. A sanfona em forrós, xotes e maracatus. O acordeão do tango argentino e da chanson francesa.
Verinho se destaca pelo virtuosismo em ritmos e melodias de culturas musicais que comprovam a versatilidade desse instrumento tão importante na música brasileira.
8 de abril às 11h – Biblioteca Brito Broca
8 de abril às 15h – Biblioteca Afonso Schmidt
  
Street Blues
Com Leandro Street Blues e Rodrigo Batello
Street Blues é formado pelo gaitista e baterista Leandro Street Blues e pelo guitarrista e vocalista Rodrigo Battello, (ambos cadastrados na Ordem dos Músicos do Brasil - OMB) o duo se destaca por apresentar um formato diferente, onde além da voz, gaita e guitarra possuem também uma bateria acústica deixando o som ainda mais encorpado e contagiante como de uma banda.
9 de abril às 11h Biblioteca Cora Coralina
8 de abril às 15hBiblioteca Castro Alves


OFICINA

Oficina de pintura e confecção de brinquedo
Em comemoração a Páscoa, com confecção de brinquedo e pintura



Nenhum comentário:

Postar um comentário