sexta-feira, 14 de abril de 2017

Destaques da semana de 15 a 21 de abril

BrincáDoQuê?, Cinema: Tainá, O Curupira, O boto, Matina Perera, Saci, Circo, Intervenção Artística, Mediação e Contação de Histórias, Oficina de Brinquedos, Música: Som do Theatro Municipal, Peneira & Sonhador, Sanfoneiro Verinho, Street Blues.


BRINCANTE

BrincáDoQuê?
Com Rogério de Almeida
Cantigas e brincadeiras ocupam os espaços da cidade, explorando a importância do brincar no desenvolvimento humano e social, oferecendo um olhar sensível e divertido, que leva os participantes, adultos e crianças, a um estado de liberdade e felicidade, ao mesmo tempo em que resgata a memória afetiva dos adultos. 
15 de abril às 11h – Biblioteca Padre José de Anchieta
15 de abril às 15h – Biblioteca Jayme Cortez


CINEMA

Tainá
Em homenagem ao dia do índio
19 de abril às 14hBiblioteca Hans Christian Andersen

Juro que Vi
Série de cinco curtas-metragens de animação brasileira que narra as histórias dos personagens do folclore brasileiro. Além de contar a história dos personagens, os filmes foram produzidos com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que contam as histórias de forma atual abordando temas como direito dos animais, proteção ambiental e o preconceito.
Os curtas já foram exibidos em vários canais educativos de televisão como TV Rá-Tim- Bum, TV Cultura, TV Brasil e TV Escola.

O Curupira
(MultiRio; Brasil, 2003; 12min; animação; livre; DVD; Direção Humberto Avelar)

O boto
(MultiRio; Brasil, 2004: 11min; animação; livre; DVD; Direção Humberto Avelar | Elenco Regina Casé)

Matina Perera
(MultiRio; Brasil, 2006: 13min; animação; livre; DVD; Direção Humberto Avelar)

Saci
(MultiRio; Brasil, 2009: 13min; animação; livre; DVD; Direção Humberto Avelar)


CIRCO

Circo Amarillo nas Bibliotecas
Com Marcelo Lujan  e Pablo Nordio
Circo Amarillo traz ao público o clima descontraído das variétés cômico
musicais. Neste espetáculo o público poderá apreciar o melhor da pesquisa de clown excêntrico musical realizada pelo grupo ao longo da carreira.
A música tocada ao vivo serve de trilha sonora pro humor dos personagens e envolve a plateia fazendo com que o espetáculo seja uma verdadeira comemoração ao circo.
15 de abril às 11h Biblioteca Paulo Duarte
15 de abril às 15h Biblioteca Castro Alves
16 de abril às 11h Biblioteca Padre José de Anchieta

Circo de Doisdo
Com Denis Menezes
Capivara e Fiofó são dois palhaços que tocam seu pequenino circo a bordo de uma Kombi. Entre acrobacias, malabarismos e muita palhaçada a “confusão” está formada e a diversão garantida! Circo de Doisdo traz consigo um resgate do lúdico e convida todos a embarcar num universo onde a lógica de nosso cotidiano é subvertida através da imaginação, da brincadeira e de uma forma inusitada de encarar a vida.
15 de abril às 9h30 – Biblioteca Ricardo Ramos
15 de abril às 12h30 – Biblioteca Lenyra Fraccaroli
15 de abril às 15h Biblioteca Vicente de Carvalho

Compalhaçaria
Com Lucas Bueno, Mizael Alves e Diyo Coêlho
"Comparlhaçaria" da Fajuta Comparsaria, formada pelos palhaços Lucas Branco e Mizael Alves além do músico Diyo Coêlho, propõe uma lembrança das duplas de palhaços de antigamente. O espetáculo é guiado por uma dupla atrapalhada e entoado por gags, canções e esquetes clássicas do circo tradicional brasileiro tendo sua renovação conforme os dias atuais. O público é convidado a embarcar nessa viagem que transcende os tempos pelos palhaços Zóim e Tóin-Tóin. 
15 de abril às 11h – Biblioteca Raimundo de Menezes
15 de abril às 15h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Precisa-se de Mágico
Com Cristiano Carvalho
Bartolomeu é um palhaço que está procurando trabalho. Em uma de suas andanças ele encontra um circo que está precisando de um Mágico. Prontamente ele se candidata para a vaga no trabalho mais mágico no circo.
E começa o show de mágicas. Entre elas estão algumas mágicas de baralho, As surpreendentes varinhas mágicas, A incrível transformação de Água em Café, A estonteante carta que pega fogo, entre muitas outras.
Mas as mágicas não dão certo, ou dão certo sem querer.
Na verdade o que dá certo mesmo é a diversão que Bartô leva para a plateia num passe de mágicas!
15 de abril às 11h – Biblioteca Affonso Taunay
15 de abril às 15h Biblioteca Gilberto Freyre

Nico Serrano nas Bibliotecas
Com Nico Serrano e William Filho
Tuingo um palhaço, Bastian um músico. Uma dupla um tanto excêntrica, cada um na sua especialidade, mas parecem ter algo em comum – A MÚSICA! Após algumas tentativas em agradar o público e o músico Bastian, pois seu intuito é trabalhar com ele, Tuingo conta, através da música, alguns causos de sua vida. Com isso, consegue mostrar seu lado compositor e cantor. Será que Bastian aceita trabalhar com Tuingo? Só após assistir é que saberemos.
15 de abril às 9h40 Biblioteca Sylvia Orthof
15 de abril às 12h30 – Biblioteca Thales Castanho de Andrade


INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Jardim sonoro com Mário e Oswald de Andrade
Com Livio Tragtenberg
Instalação sonora e visual ao ar livre que apresenta oralizações de textos dos poetas e escritores paulistas Mário e Oswald de Andrade. Em 2017, celebra-se 100 anos do encontro dessas duas figuras chaves da literatura Brasileira, agregando recursos sonoros – a literatura brasileira em diferentes momentos e dicções.
Os alto-falantes são colocados em uma área ao ar livre, criando um
jardim sonoro, acompanhados ao vivo por sons tocados ao vivo pelo compositor Livio Tragtenberg ao clarone mixando as vozes que fazem leituras de texto com os sons musicais.
15 de abril às 15h Biblioteca Clarice Lispector
15 de abril às 11h Biblioteca Monteiro Lobato

O Homem e o Cavalo
Com Anne Pelucci
Texto de Oswald de Andrade adaptado, atravessa de maneira crítica e divertida momentos históricos do mundo, iniciando pelo Céu, atravessando a Terra até chegar ao planeta vermelho. Divertida intervenção artística, utilizando-se de materiais recicláveis, ressignificando objetos domésticos. Fazem parte do trabalho trechos de poemas de Mário de Andrade e músicas com o Ukulelê.
15 de abril às 11h Biblioteca Aureliano Leite



MEDIAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Maria Conta
Com Maria TeixeiraConta Maria é um projeto de contação de histórias musicadas. São contadas de duas a três histórias populares e/ou clássicas entremeadas de brincadeiras, vozes das personagens, momentos de dramatização, interação com a plateia, música ao vivo, tocada por um músico profissional e manipulação de objetos.
O projeto visa estimular o universo lúdico-imaginário do público, incentivando-o a participar da narrativa como uma espécie de co-autor, valorizando cada ser em sua expressão, resgatando aspectos e valores da tradição oral, o ato do brincar, a socialização, o contato direto com o universo musical por meio de cantigas autorais, modernas e tradicionais, e o seu despertar para a arte e a literatura incitando a criatividade e a imaginação.
15 de abril às 15h – Biblioteca Helena Silveira

Dia do índio
Hora do conto com os mitos indígenas, oficina de artesanato infantil, danças e músicas.
19 de abril às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Mediação de leitura sobre tema indígena
MÚSICA

Som do Theatro Municipal
A Biblioteca receberá apresentação de artistas do Theatro Municipal dentro do Projeto  Biblioteca Viva.
15 de abril às 14hBiblioteca Afonso Schmidt

Dupla de emboladores Peneira & Sonhador nas Bibliotecas
Com Peneira e Sonhador
A dupla de emboladores Peneira & Sonhador apresentam um espetaculo de
poesia ritmada cujo tema principal é a cidade e suas personagens,
tradicionais e contemporâneas.
Desde o vendedor ambulante até o passante que não desgruda o olho do celular. Uma abordagem humorada dos contrastes e da diversidade humana da metrópole.
15 de abril às 15h Biblioteca Malba Tahan

Sanfoneiro Verinho nas Biliotecas 
Com Veríssimo Antonio de Oliveira 
O músico Verinho  apresenta músicas de diferentes culturas numa viagem através do acordeão e suas personalidades. A sanfona em forrós, xotes e maracatus. O acordeão do tango argentino e da chanson francesa.
Verinho se destaca pelo virtuosismo em ritmos e melodias de culturas musicais que comprovam a versatilidade desse instrumento tão importante na música brasileira.
15 de abril às 15h Biblioteca Belmonte

Street Blues nas Bibliotecas
Com Leandro Street Blues e Rodrigo Batello
Street Blues é formado pelo gaitista e baterista Leandro Street Blues e pelo guitarrista e vocalista Rodrigo Battello, ( ambos cadastrados na Ordem dos Músicos do Brasil - OMB ) o duo se destaca por apresentar um formato diferente, onde além da voz, gaita e guitarra possuem também uma bateria acústica deixando o som ainda mais encorpado e contagiante como de uma banda. 
Com o repertório recheado de grandes clássicos do Blues e suas vertentes, o duo vem conquistando seu espaço no cenário do Blues no Brasil se apresentando em lugares como o Bourbon Street Music Club, Bar Brahma, Festival Ibitipoca Blues - MG, Festival de Blues & Jazz - Cunha, 14° Festival de Inverno de Paranapiacaba, Festival Arte na Rua promovido pela Rede Globo, SESC e Prefeitura.
15 de abril às 15h Biblioteca José Mauro de Vasconcelos


OFICINA

Oficina para confecção de um brinquedo
Em comemoração ao Dia do índio, com confecção de um brinquedo indígena

Nenhum comentário:

Postar um comentário