quarta-feira, 1 de março de 2017

Dicas de Leitura - Musicais infantis baseados em livros

Aladim e as mil e uma noites, Alice no país das maravilhas, A bela e a fera, O corcunda de Notre Dame, Como o Grinch roubou o Natal, A fantástica fábrica de chocolate, O mágico de Oz e Matilda são musicais de teatro e/ou cinema baseados em obras literárias infantis que compõem a seleção das dicas de leitura de março.

imagem das capas dos livros

A adaptação de livros para a encenação de musicais de cinema ou teatro permite que a linguagem textual seja complementada pela interpretação artística e musical. Assistir a esses espetáculos, antes ou depois de ler o livro, imprime diferentes expectativas a seu público. Nas dicas de leitura de fevereiro apresentamos obras que se converteram em famosos musicais. Na sequência de março, destacamos as obras infantis. Convidamos a todos para a leitura dos livros que estão disponíveis nas bibliotecas públicas municipais. 


Aladim e As Mil e Uma Noites
(Aladim, Aladdin)
O conto de Aladim é um dos mais famosos da coletânea árabe As Mil e Uma Noites. 
Um mago muito poderoso procura Aladim para que ele entre em uma caverna misteriosa e de lá retire uma lâmpada mágica em troca de uma fortuna. O mago tenta enganar Aladim, que acaba preso na caverna com a lâmpada, acidentalmente esfrega a lâmpada e de lá sai um gênio que concede a Aladim a realização de seus desejos. Aladim transforma sua vida, mas enfrenta provações com o mago que quer pegar a lâmpada a qualquer custo.
O conto foi adaptado inúmeras vezes para o teatro, ópera, literatura e cinema. Uma adaptação com bastante êxito, em termos de audiência, foi o desenho animado de longa metragem de Disney, Aladim, estreado em 1992.

Alice no País das Maravilhas - Lewis Carrol
(As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, Alice in Wonderland)
Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice caiu em um buraco,  que na verdade era caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por animais falantes, cartas de baralho vivas e outras criaturas bizarras. Um lugar imprevisível, onde cada passo de Alice conduz a menina a uma nova descoberta.
O livro inspirou várias adaptações cinematográficas e televisivas, porém o mais conhecido mundialmente é a animação da Disney de 1951, que mescla partes da história de "Alice no País das Maravilhas" com a sequência, "Alice através do Espelho".

A Bela e a Fera - Madame de Beaumont 
(A Bela e a Fera, A Bela e o Monstro, La Belle et la Bête, Beauty and the Beast)
Bela era filha de um rico comerciante, tinha duas irmãs mais velhas que, ao contrário dela, gostavam de ostentar luxo. A família perde toda a fortuna, com exceção de casinha distante da cidade, para onde vão morar. Um dia, o mercador parte para a cidade para resolver negócios, surpreendido por uma tempestade, o mercador se abrigou em um castelo que avistou no caminho de volta pra casa. Quando estava partindo, foi abordado pelo dono do castelo, uma Fera pavorosa, que lhe impôs uma condição para viver: deveria trazer uma de suas filhas para ficar em seu lugar. Bela decide se oferecer para a Fera, imaginando que ela seria devorada, mas ao invés disso a Fera foi se mostrando aos poucos como um ser sensível e amável.
Em 1991, a Disney produziu um musical de animação baseado nesse conto, mas nesta versão Bela não tem irmãs. O filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme - Musical ou Comédia, o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original. Em 1994, se tornou o primeiro filme de animação da Disney para ser adaptado em um musical da Broadway. 

O Corcunda de Notre Dame - Victor Hugo
(O Corcunda de Notre Dame, The Hunchback of Notre Dame, Notre-Dame de Paris)
Em Paris do século 15, uma jovem cigana, chamada Esmeralda, dança na praça da Catedral de Notre Dame, sua beleza transtorna o arcediago Claudio Frollo, que, perturbado pela beleza da moça e querendo se afastar dela, ordena que o disforme Quasímodo, sineiro da catedral, rapte a moça, mas ela é salva por um grupo de arqueiros. Acusada de assassinato, Esmeralda é levada a sala da catedral para receber sua sentença de morte, Quasímodo a resgata e a conduz para dentro da igreja, onde a lei de abrigo a torna protegida.
Desde o seu lançamento, a história popularizou-se e foi adaptada diversas vezes, uma das versões mais conhecidas é o desenho animado de 1996, considerado uma das animações mais sombrias da Disney. O filme recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor trilha sonora original.

Como o Grinch roubou o Natal - Dr. Seuss
(O Grinch)
O Grinch é uma criatura verde, rabugenta e solitária que odeia o espírito de Natal e pretende botar um fim na festa de Natal dos moradores da Cidade dos Quem, roubando os enfeites das casas vizinhas durante a véspera do Natal. A pequena Cindy Lou Quem, moradora da cidade, observa as pessoas pensando apenas em compras, presentes e enfeites e quer saber o significado do Natal. Os caminhos de Cindy Lou e Grinch se cruzam e juntos conhecem o verdadeiro espírito do Natal.
Primeiro livro de Dr. Seuss adaptado para um filme de longa-metragem. Ganhou o prêmio na categoria de melhor maquiagem e foi indicado a melhor direção de arte do Oscar.

A Fantástica Fábrica de Chocolate - Roald Dahl
(A Fantástica Fábrica de Chocolate)
Willy Wonka, dono de uma fantástica fábrica de chocolates, faz um concurso mundial, no qual cinco bilhetes dourados estão escondidos sob os invólucros de seus chocolates,e o prêmio para quem encontrá-los é um dia de longa turnê pela fábrica. Charlie Bucket e quatro outras crianças ganham o concurso, durante o passeio pela fábrica o grupo vai mudando de sala para sala, e uma criança após a outra cai nos seus vícios e é expulsa da excursão. Charlie é o único que não se porta mal e que permanece até o fim do passeio, Wonka anuncia que ele "venceu" a fábrica inteira e vai assumir a empresa depois que ele se aposentar. 
A história recebeu duas adaptações para o cinema, a primeira é de 1971, dirigida por Mel Stuart,  foi indicada ao Oscar por Melhor Trilha Sonora Original e ao Globo de Ouro por Melhor Ator em Comédia ou Musical; a segunda é de 2005, dirigida por Tim Burton, foi indicada ao Oscar por Melhor Figurino, ao Globo de Ouro por Melhor Ator - Comédia ou Musical, ao BAFTA por Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Direção de Produção e Melhores Efeitos Especiais, e ao Grammy por Melhor Canção - Filme.

O mágico de Oz - L. Frank Baum
(O maravilhoso mágico de Oz)
Primeiro de uma série de catorze livros que relata as aventuras na fantástica Terra de Oz. Dorothy vive com os tios Henry e Em numa pequena fazenda no Kansas. Seu único amigo é o cachorro Totó. Durante uma tempestade, Dorothy e Totó se escondem no abrigo contra ciclones e a pequena casa é levada pelos ares por um tufão e cai em uma distante e desconhecida terra. Dorothy descobre que sua casa caiu em cima de uma perigosa bruxa, e a menina é aclamada heroína por ter matado a Bruxa Malvada do Leste.
Em 1939 foi adaptado para o cinema e indicado ao Oscar de Melhor Filme, ganhando Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. Hoje é considerado "culturalmente, historicamente, visualmente e esteticamente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Matilda - Roald Dahl
(Matilda o musical)
Matilda passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro, e quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais passavam o tempo todo vendo televisão e achavam muito estranho a menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois não acreditava que uma criança de apenas seis anos pudesse saber tantas coisas. Depois de mil peripécias, em que tentou se livrar da tirania dos pais e da diretora, Matilda acabou encontrando a compreensão de uma professora, a Senhorita Mel.
Em 1990, seis anos antes do romance ser transformado em filme, o teatro de Redgrave produziu uma versão musical de Matilda. Em 2010 estreou no Teatro Cambridge uma segunda versão musical do livro, que em 2013 foi para a Broadway no Teatro Shubert, vencendo o Olivier Awards no Reino Unido e Tony Awards nos EUA.

imagem dos cartazes do teatro/cinema

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja outras dicas de leitura.

Os temas das dicas de leitura são escolhidos ao acaso,  levando-se em conta o número expressivo de exemplares disponíveis nas bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário