quarta-feira, 7 de setembro de 2016

FELIZS – FEIRA LITERÁRIA DA ZONA SUL NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS




A FELIZS percorre espaços culturais da zona sul de São Paulo, incluindo os CEUs, Casas de Cultura do Campo Limpo e Santo Amaro, espaços culturais autônomos como o Bloco do Beco, Sacolão das Artes, Espaço CITA e Espaço Clariô de Teatro, além do Sesc Campo Limpo e Escolas e agora incluirá as Bibliotecas Públicas da região Sul, espaço aglutinador da produção e difusão da cultura periférica. 
O conteúdo da FELIZS inclui desde conversas literárias e de criação como às múltiplas linguagens artísticas presentes nas bordas da cidade. Elementos musicais, literários e teatrais acompanham toda a programação. É claro que o fio que tece esses encontros é a literatura, e sua presença, será reverberada em cada atividade e no grande encontro da produção e exposição de suas obras.




CONVERSAS LITERÁRIAS

PMLLLB - Políticas Públicas de Promoção do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
Quais os avanços em políticas públicas para área do livro, leitura, literatura e bibliotecas conquistamos nos últimos anos? Quais são os caminhos para a verdadeira efetivação do PMLLLB em São Paulo, garantindo formas eficazes de difundir a produção literária e fomentar as ações de incentivo a leitura na cidade?
Convidados: Ricardo Queiroz, Miro Nalles, Ciça e Marciano Ventura. 
Dia 12 de setembro às 14h - Biblioteca Helena Silveira

O PMLLLB/SP e a valorização das práticas de mediação de leitura
A importância da mediação de leitura para a formação de leitores como ação efetiva de acesso democrático à leitura e as possibilidades de continuidade e ampliação dessas práticas a partir de políticas públicas específicas.
Convidados: Veridiana Negrini (Ex- coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas), Edmir Perroti (Doutor em Ciências da Comunicação)  e Mara Esteves (Gestora da Brechoteca – Biblioteca Popular).
Dia 19 de setembro às 14h – Biblioteca Marcos Rey

Humor - O processo da construção do texto no humor 
Brincar com as palavras e seus significados são elementos indispensáveis nos textos de humor. Por isso, nesta conversa literária, dois autores desvendam os caminhos para a construção de um texto humorístico em diversos gêneros. Passando pela literatura, charges, música e principalmente, no texto jornalístico.
Convidados: Laert (Língua de Trapo) e Serginho Poeta. 
Dia 20 de setembro às 14h – Biblioteca Helena Silveira


POCKET SHOWS

Guinão Oliveira e Marcelo Lima
Show intimista com repertório apresentado em violão e voz. Entre as músicas figuram composições autorais como “Sinto muito por você” e “Ruas de terras”, além de clássicos da música brasileira de artistas como Tim Maia, Cassiano e outros. Uma apresentação para se emocionar, dançar e cantar junto.
Dia 12 de setembro às 16h – Biblioteca Helena Silveira

Fernanda Coimbra 
Regado de primeiras, segundas e terceiras intenções não há como passar ileso pela voz e atmosfera envolvente. Fernanda Coimbra canta a rua, os amores e desamores com propriedade de quem já viveu boêmias noites e com o peito aberto de quem sabe o que é sentir. Inventando blues com sambas e rasgando o peito com boleros, ela se espalha e inebria. Apresentando os novos e talentosos compositores da periferia paulistana, ela vem cheia de graça e nos oferece goles de sua voz.
Dia 19 de agosto às 14h – Biblioteca Marcos Rey

Juh Vieira
Entre pontuações de viola caipira, guitarras distorcidas e tambores, além de alguns instrumentos inusitados, o compositor, cantor, instrumentista e ator paulistano Juh Vieira, mescla seu repertório autoral com outros sucessos e participação da cantora Daniela Lasalvia e do guitarrista Renato Consorte. Estão presentes no disco parceiros históricos como Dercio Marques, Zé Geraldo, Cezinha Oliveira e o cantor Renato Braz com quem Juh divide a faixa “Ciranda do Zói Encantado” parceria com os compositores Juá Da Casa Forte e Nana Girassol.
Dia 20 de setembro às 16h – Biblioteca Helena Silveira


TEATRO

#desvairada_sp
Espetáculo performático multimídia que reune poesia falada, música eletrônica, percussão em objetos inusitados e projeções audiovisuais. Adaptando “Pauliceia Desvairada”, obra emblemática de Mário de Andrade publicada no mesmo ano da Semana de Arte Moderna, quando bondes, postes de luz, a imigração e a especulação imobiliária mudavam a cada dia sua atmosfera, instigando o autor na busca por sentir a "música" do tumulto contida neste material. Elementos um tanto vivos e presentes na atualidade. Concepção: Caco Pontes. Trilha Sonora: Loop B. Sonoplastia, luz e projeções: Téo Ponciano. Elenco: Caco Pontes e Loop B. Produção: Panamericas_Diasporas
Dia 20 de setembro às 14h – Biblioteca Marcos Rey


OFICINAS LITERÁRIAS

Criação poética e declamação
Com Ermi Panzo
Nesta oficina, o poeta Angolano Ermi Panzo leva ao publico um conjunto de ferramentas que servirão de veículos para o transporte da "boa nova literária". Partindo do pressuposto de que as técnicas para criar um texto literário são arbitrárias, ainda assim apresentará métodos e técnicas simples e cuidadosas para gerar uma obra transparente. O foco principal mediante a essa temática será a INRILIZAÇÃO (criação e estrutura de textos poéticos). Ainda na presente temática, dará dicas de como estruturar um texto poético e como declamá-lo, com suas mais variadas técnicas de acordo a necessidade do autor. 
Dia 22 de setembro às 14h – Biblioteca Marcos Rey

Criação Literária
Com Daniel Minchoni
A oficina terá por método a prática da poesia e da fala poética através da livre experimentação. Estimulada por jogos, pelo exercício da crítica e discussão e performance, funcionando como um provocador e orientador dos processos, mas também questionando, fortalecendo e clareando na cabeça de cada poeta a sua função como ator social e a importância da expansão do seu eu interior. Sem julgamentos sociais, a oficina possibilita o diálogo de pessoas em níveis de pesquisa diferentes, aprendendo e ensinando com as dúvidas de cada um e, principalmente, estabelecendo um jogo contínuo de pesquisa da poesia falada.

Dia 23 de setembro às 14h – Biblioteca Marcos Rey

Nenhum comentário:

Postar um comentário