segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Destaques da semana de 5 a 11 de setembro

Cinema: Os incríveis, Contação de Histórias, Cursos e Oficinas: Arte através da dança e Emília e Visconde de Sabugosa, Esposições: Vivente e De Emília toda Maria tem um pouco, Dia da profissão, Contextura negra, Espetáculos Teatrais: Uma dose de Drummond, Devaneios...Drummond, Claro enigma, se deixe surpreender e As mortes de Shakespeare.


CINEMA


Os incríveis
The Incredibles, EUA, 2004, 2h03min., dublado, DVD
Direção: Brad Bird
Roberto Pêra já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça.
6 de setembro às 14h30 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Boca cheia de histórias
Com Zé Bocca
Canção, trava línguas e poemas desafiam a platéia a participar de maneira ativa nesse espetáculo narrativo em que Zé Bocca traz histórias da tradição oral brasileira e dos quatro cantos do mundo, chegando aos rincões do Brasil entre índios, caipiras e matutos. O contador convida o público para um jogo lúdico, possibilitando uma viagem pelo tempo, espaço e imaginário por meio de canções, travalínguas, histórias e poemas.
8 de setembro às 14h Biblioteca Aureliano Leite

Com o gosto de tapioca com dendê, algumas histórias para você
Com Kallu Whitaker
O projeto traz a proposta de dois encontros de Narração de Histórias que passam pelas nossas matrizes africana e indígena, compreendendo nossa ancestralidade brasileira, que vem desses povos que nos trouxeram grandes tradições. Quais são elas? O que sabemos dessas matrizes? A narradora convida a todos a uma jornada com o gosto de tapioca e dendê. Trás para a comunidade contos e mitos de algumas das tradições indígenas e africanas, passeando por músicas, brincadeiras e manifestações oriundas desses povos.
11 setembro às 11h Biblioteca Padre José de Anchieta


CURSOS E OFICINAS

Arte através da dança
Com Anderson “Feijão”
A dança breaking, popularmente conhecida como brealdance ou dança de réu, vem ganhando cada vez mais seu espaço entre os jovens de todas as idades, fazendo com que procurem aprender essa arte, visto que a dança trata a disciplina e ajuda a elevar a auto-estima. A movimentação de todas as partes do corpo, indispensável no desenvolvimento da dança, é também uma das condições indispensáveis para uma boa qualidade de vida.
Por ser uma atividade diferente e cheia de acrobacias e rodopios e possuir uma linguagem jovem, os mesmos acabam se interessando bastante pela aula, tornando fácil uma aproximação e um diálogo construtivo principalmente nos iniciantes, pois alguns acabam se frustrando por na maioria das vezes não encontrarem oficineiros/instrutores à disposição para os ajudar em seus primeiros contatos com danças urbanas.
7 de setembro às 14h Biblioteca Padre José de Anchieta

Emília e Visconde de Sabugosa
com Maria Cininha
A oficina vai trabalhar em recorte e colagem de papéis, fantoches dos personagens Emília e Visconde de Sabugosa de Monteiro Lobato. Material fornecido pela oficineira. Não há necessidade de inscrição prévia, participação por ordem de chegada. 20 vagas.  Para crianças a partir de 5 anos (menores de 7 anos precisam estar acompanhados de um adulto). 2 horas.
8 de setembro às 14h Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


EXPOSIÇÕES

Vivente
Instalação Artística de Renato Renda
Um tronco de árvore caída durante as tempestades na cidade de São Paulo apresenta-se como escultura natural, evidenciando a força estética da natureza em meio às contingências do espaço urbano.
5 a 30 de setembro, segunda à sexta das 9h às 18h e sábados das 9h às 16h – Biblioteca Marcos Rey

De Emília toda Maria tem um pouco
Exposição lúdica e inédita, com as Marias, personagens feitas de papel e cola da artista Maria Cininha, transitando no universo da Emilia, de Monteiro Lobato. Universo o qual, as duas tem muito em comum. A exposição é parte das comemorações dos 80 anos da Biblioteca Monteiro Lobato. As Marias estarão em suportes inusitados e sem uso de molduras.

PALESTRAS, DEBATES OU ENCONTROS

Dia da Profissão na Biblioteca
Rodas de conversa sobre as profissões
ENEM e vestibulares chegando... Qual profissão escolher? Em que faculdade ingressar? Como se capacitar? O que saber? Buscando orientar sobre essas questões, serão realizadas rodas de conversa, descontraídas e informais, com graduandos e/ou formados de diferentes áreas e faculdades, à todos(as) os(as) interessados(as), para compartilhar informações e experiências sobre às carreiras.
10 de setembro às 9h30: Direito - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
10 de setembro às 13h30: Física - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Contextura Negra
O Evento Contextura Negra é disposto de encontros litero-musicais na Biblioteca Paulo Duarte. Tem como intenção trazer à evidência nomes e produção de afrobrasileiros que vêm produzindo pesquisas, arte e literatura no Brasil, resgatando iniciativas como o jornalista e poeta Lino Guedes e o escritor Mário de Andrade.
Missões folclóricas e sonhos insonhados
Com Angela Teodoro Grillo e Giovanni di Ganzá
No dia 10 de setembro a figura de Mário de Andrade será evidenciada. Sua trajetória como Diretor do Departamento de Cultura da Municipalidade de São Paulo e sua ligação com o campo literário é amplamente divulgada, porém outras facetas e pesquisas serão destacadas.
Sua produção na área de música, seu tempo como professor do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e sua defesa à pesquisa do folclore, durante as décadas de 1920 e 1930, serão enfocadas na apresentação do músico Giovanni di Ganzá. Giovanni apresentará uma seleção de músicas concebida a partir de releituras das pesquisas sobre música negra recolhidas por Mario de Andrade, nas conhecidas “Missões Folclóricas”. 
Já o momento histórico retratado na obra “Sambas Insonhados – o negro na perspectiva de Mário de Andrade”, quando Mário foi proibido de realizar a Comemoração do Cinquentenário da Abolição da Escravatura, será discutido pela doutora Angela Grillo.
10 de setembro às 14h – Bilbioteca Paulo Duarte

Lançamento do livro "Nuvem Chuvinha", de Isis Junqueira e Debora Missias
Ilustrações de Arleth Rodrigues (Editora Belo Dia).
Contação de histórias + Oficina de artes.
10 de setembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen


TEATRO

Uma dose de Drummond
Criação coletiva dos alunos do cursinho da POLI com direção da  Professora Hedme Almeida.
O espetáculo idealizado a partir de jogos e poesias de Carlos Drummond de Andrade. Distribuição de senhas uma hora antes do evento por ordem de chegada. 72 lugares.  Livre. 1h.
3 de setembro às 13h30 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Devaneios...Drummond
Criação coletiva dos alunos do cursinho da POLI com direção da  Professora Hedme Almeida.
O espetáculo concebido com poemas de Carlos Drummond de Andrade, especialmente os poemas do livro "Claro Enigma". Distribuição de senhas uma hora antes do evento por ordem de chegada.  72 lugares. Livre. 1h.
3 de setembro às 15h30 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Claro enigma, se deixe surpreender
Criação coletiva dos alunos do cursinho da POLI com direção da  Professora Hedme Almeida.
O espetáculo concebido a partir de Jogos Teatrais experimentados com poemas de Carlos Drummond de Andrade. Distribuição de senhas uma hora antes do evento por ordem de chegada.  72 lugares. Livre. 1h.
3 de setembro às 17h30 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

As mortes de Shakespeare - teatro (adulto): ETEC Artes
Hamlet , Macbeth, Otelo... Que são obras de Shakespeare não há dúvida, mas eles têm em comum uma característica do autor que ao escrever seus romances sempre colocou mortes emblemáticas , porém aqui o próprio se questiona o por quê de tantas mortes, e se sente culpado de te-las criado. "As mortes de Shakespare", no ano em que comemoramos 400 anos de sua morte, trás a reflexão da vida.
10 de setembro às 15h Biblioteca Hans Christian Andersen


Nenhum comentário:

Postar um comentário