segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Destaques da semana de 12 a 18 de setembro

Cinema: Irmão urso e Mulan, Contação de História, Oficinas: Grego clássico, Literatura latino-americana, Música: Mini musical e Histórias contadas, Teatro: A lua e o olhar.


ATIVIDADES ESPECIAIS

Aqui tem hip hop
Com Rapper Pirata
Ações coletivas e discussão de temas transversais, utilizando o hip hop como veículo. O projeto visa contribuir com o lazer e a cultura na periferia noroeste de São Paulo e transformar a realidade do local. Durante os encontros, teremos a presença dos quatro elementos do hip hop: MC, break, graffiti e DJ.
14 de setembro às 13h Biblioteca Érico Veríssimo
30 de setembro às 13h Biblioteca Menotti Del Picchia

Contextura Negra
O Evento Contextura Negra é disposto de encontros litero-musicais na Biblioteca Paulo Duarte. Tem como intenção trazer à evidência nomes e produção de afrobrasileiros que vêm produzindo pesquisas, arte e literatura no Brasil, resgatando iniciativas como o jornalista e poeta Lino Guedes e o escritor Mário de Andrade.
Lino Guedes: Seu tempo e seu perfil
No dia 17 de setembro a figura de Lino Guedes será evidenciada. Autor, jornalista e militante, Lino Guedes (1897 - 1951), foi um dos primeiros a contestar o papel do negro na sociedade durante o século XX e se a se situar como um escritor negro. 
No encontro, escritores do Coletivo Ciclo Contínuo declamarão poemas do autor Lino Guedes, enquanto o escritor Oswaldo de Camargo, autor do livro “Lino Guedes: seu tempo e seu perfil”, media uma discussão sobre a produção literária do autor homenageado.
17 de setembro às 14h Biblioteca Paulo Duarte

Janelas da Brasa
Resultado de uma pesquisa fotográfica feita pela fotógrafa e poetisa Sonia Bischain a respeito do Distrito da Brasilândia, procurando fomentar uma reflexão sobre as mudanças do bairro no decorrer dos anos.
Até 19 de setembroBiblioteca Afonso Schmidt


CINEMA


Irmão Urso
Brother Bear, EUA, 2003, 1h25, dublado, DVD
Direção: Bob Walker, Aaron Blaise
Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais.
13 de setembro às 14h30 - Biblioteca Injantojuvenil Monteiro Lobato

Mulan
EUA, 1998, 90 minutos, DVD.
A história se passa na China da Dinastia Han. É uma história de uma jovem destemida e corajosa que decide colocar em risco a sua vida para salvar seu pai e sua Pátria. Quando seu país é invadido e seu pai doente é recrutado para a guerra, Mulan decide se disfarçar de homem, treinar para se tornar um bom soldado e, assim, ocupar o lugar de seu pai no exército chinês. Acompanhada por seu gentil e engraçado dragão de guarda, Mushu, Mulan treina para ser um soldado habilidoso e valente e acaba aprendendo muitas lições sobre coragem, honra e amor. LIVRE
14 de Setembro às 14hBiblioteca Hans Christian Andersen


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Contos de encantamento
Com Gabriela Hess
Contos de Encantamento apresentará histórias que têm em comum o fato de conterem elementos mágicos em sua narrativa. A narradora utiliza-se de alguns adereços para compor as personagens, e instrumento de percussão para ajudar a criar o clima necessário para cada momento.
13 de setembro às 14hBiblioteca Malba Tahan

Lobato contou, recontou e encantou
Com Vanessa Meriqui
Quem não sonhou em estar, mesmo que por alguns instantes, na pele de Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde e tantos outros personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo? Esta atividade pretende mostrar ao público que as histórias recontadas da boca de Dona Benta e Tia Nastácia, são frutos da tradição oral, muitas recontadas por diversos autores e que atravessaram séculos, tornando-se clássicas. Tudo isso, somado à riqueza do folclore brasileiro, faz da obra de Lobato um dos mais belos panoramas do encantamento da Literatura Infantil. 
13 de setembro às 14h Biblioteca Malba Tahan

Telma Santos Dionísio e Contos do Chá apresentam lindas histórias
13 de setembro às 14h Biblioteca Hans Christian Andersen

Bordando memórias
Com Lilian Soarez
O objetivo da proposta é ensinar bordado como linguagem artística, para adultos, favorecendo o resgate de memórias e saberes antigos, tanto culturais quanto pessoais, que serão ressignificados e atualizados através de um olhar que permite abertura para criação e expansão de novos conhecimentos.
16 de setembro às 9h – Biblioteca Pedro Nava

Viajante Malangue: Uma viagem pela África através da arte, dos cantos e dos contos
Com Grupo Sansakroma
Arte, Cantos e Contos Africanos mostram e reforçam a cultura, mostrando uma África segundo os valores das etnias e suas relações com a natureza. Ao contarmos uma história africana restauramos no nosso presente o passado que fundamenta parte do pensamento e fortalece os alicerces para revalorização do negro neste novo século. Ao mergulharmos nos espelhos das histórias africanas ressignificamos o nosso olhar e nos encantamos com o imaginário. 
17 de setembro às 14hPonto de Leitura Parque do Rodeio

Yoga e contação de histórias na Biblioteca
Com Márcia Pavão
A oficineira inicia a atividade Contando uma História e mostrando as ilustrações de livros escolhidos com um tema específico, que vai desde nós que nascem no corpo da protagonista a partir de angustias vividas na narrativa, como o Livro “Nós” de Eva Furnari, como outras histórias de aventura, na qual os movimentos fazem a diferença para o protagonista. 
Depois desse momento lúdico a oficineira propõe a experimentação no corpo destas sensações vividas pelos protagonistas e utiliza as posturas e movimentos do yoga como ferramenta.
17 de setembro às 14hBiblioteca Hans Christian Andersen


OFICINAS

Oficina de Grego Clássico
Leitura e Discussão de textos da literatura grega clássica – Koiné
Baseando-se na literatura grega clássica, o professor Reginaldo Jurandyr de Matos lê e discute textos do grego antigo, com temas específicos a cada encontro como o papel de Eva e Maria na literatura Koiné.
15 de setembro às 15hBiblioteca Milton Santos

Oficina de leitura: Literatura Latino-Americana
Encontros mensais para a discussão de obras latino-americanas.
A cada mês um livro de um país diferente. Venha trocar experiências de leitura coletivamente!
Literatura chilena (Discussão de “A casa dos espíritos”, de Isabel Allende, ou de “Estrela Distante”, de Roberto Bolaño.
17 de setembro às 13h Biblioteca Camila Cerqueira César


MÚSICA

Mini musical:  As canções, o cantar e o cantador
com  Coral Associação Sabesp
Repertório de música popular brasileira e internacional. O coral é formado por funcionários, familiares e amigos da Sabesp e mantido pela Associação Sabesp. Distribuição de senhas uma hora antes do evento por ordem de chegada. 72 lugares. Livre. 50 min.

Histórias cantadas, músicas contadas
Encontros especiais com a História da Música Brasileira através de uma narrativa cênica. Laurinha é uma aluna curiosa e cheia de anseios que sonha em ser cantora, enquanto o Professor Hilário elabora aulas bem humoradas sobre os acontecimentos históricos com ilustrações musicais. Em setembro, a 2ª aula show: A década de 20 que Laurinha não viu - A música urbana do Teatro de Revista e a Música Caipira no meio rural.
17 de setembro às 16h Biblioteca Cassiano Ricardo


PALESTRA, DEBATE E ENCONTRO

Literatura de cordel 
Com Varneci Nascimento
A organização dos encontros de Cultura Popular na Belmonte, apresentará temas relacionados à cultura popular, em suas diversas atividades e manifestações, com base conceitual e acadêmica, com abordagens atuais na fala e presença de professores e pesquisadores da área, a fim de divulgar e fazer-se conhecer como forma de salvaguarda e valorização do patrimônio cultural brasileiro. Varneci Nascimento é autora de mais de 50 livros de cordel, além de ser especialista e palestrante da área.
14 de setembro às 19hBiblioteca Belmonte

Radiografia dos personagens infanto-juvenis brasileiros: O caso de Cinderela
Com Daniel D’Andrea
A necessidade de incentivar a leitura e produzir textos na infância e adolescência pode ser alicerçada pelo conhecimento ampliado dos personagens marcantes de nossa literatura infantil, descobrindo as suas origens, transformações, variantes. Cinderela é um conto que desperta maiores adesões a nível mundial, tendo versões de tradição oral procedentes da Europa, China, América Latina e no Brasil, destacando-se as provenientes da Bahia. O filme realizado por Walt Disney baseado no livro de Charles Perrault, projetou e deu impulso à obra que ganhou infinitas recriações nas diferentes linguagens. Nesta oficina forneceremos um panorama ampliado deste conto, analisando as vertentes das principais mídias a respeito, possibilitando um repertório de atividades surpreendentes.
17 de setembro às 9h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Literatura latino-americana
O objetivo do projeto é promover o incentivo à leitura e ao compartilhamento de experiências literárias, proporcionando ao leitor brasileiro a possibilidade de identificar-se e situar-se como sujeito pertencente à cultura latino-americana. Os encontros serão mensais, na Biblioteca Camila Cerqueira César.
Em setembro, a discussão será sobre a literatura chilena, com debate sobre o romance “A casa dos espíritos”, de Isabel Allende; ou “Estrela distante”, de Roberto Bolaño.
17 de setembro às 13hBiblioteca Camila Cerqueira César


TEATRO

A lua e o olhar 
com Coletivo Artístico Suricate (CASU)
Encenação infantojuvenil de uma história de amor onde os protagonistas fazem da poesia uma essência. Num divertido contexto, envolvido por músicas populares e contos infantis, proporciona uma reflexão sobre sentimentos pessoais mostrando-nos a influência destes em nosso dia-a-dia. Distribuição de senhas uma hora antes do evento por ordem de chegada. 72 lugares. Livre. 1h.
14 de setembro às 14h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário