segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Destaque da semana de 15 a 21 de agosto

Agosto Caipira, Cinema: A era do gelo 4 e Os incríveis, Contação de Histórias, Oficina de maracatu, Oficina de leitura, Curso de yoga, Música:  Apresentação de choro, Lilian Bernardo, Palestras e Encontro, Sarau, Teatro: Quem sabe virar cambalhota?, Retorno ao assassinato.

AGOSTO CAIPIRA
MÚSICA
Ivan Vilela
Neste espetáculo, o violeiro, compositor e pesquisador Ivan Vilela apresenta um panorama da história da cultura caipira no Brasil, dando especial atenção ao papel da música na formação deste contexto social. Esta aula espetáculo alternará a fala do pesquisador com a execução de obras musicais do violeiro, entremeando discursos narrativos e musicais para esboçar a trajetória da cultura caipira no Brasil. Este espetáculo é parte da programação do Agosto Caipira, que tem por objetivo promover a cultura popular paulista.
18 de agosto às 19h30 – Biblioteca Belmonte

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Boca cheia de histórias
Com Zé Bocca
Canções, trava-línguas e poemas desafiam a platéia a participar de maneira ativa nesse espetáculo narrativo em que Zé Bocca traz histórias da tradição oral brasileira e dos quatro cantos do mundo, chegando aos rincões do Brasil entre índios, caipiras e matutos. O contador convida o público para um jogo lúdico, possibilitando uma viagem pelo tempo, espaço e imaginário por meio de canções, trava-línguas, histórias e poemas.
19 de agosto às 14h30Biblioteca Belmonte


CINEMA



A era do gelo 4
Ice Age: Continental Drift, EUA, 2012, 1h34, dublado, DVD
Direção: Steve Martino, Mike Thurmeier
Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação provoca mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny, Diego  e Siid estão alojados.
16 de agosto às 14h30 Biblioteca Monteiro Lobato

Os Incríveis
Os Incríveis, 2004, EUA, 123 minutos, DVD.
Roberto Pêra (Craig T. Nelson) já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça. Uma série de processos seguintes faz com que o Governo tenha que desembolsar uma alta quantia para pagar as indenizações, o que faz com que a opinião pública se volte contra os super-heróis. Em reconhecimento aos serviços prestados, o Governo faz a eles uma oferta: que levem suas vidas como pessoas normais, sem demonstrar que possuem superpoderes, recebendo em troca uma pensão anual. Quinze anos depois, Roberto leva uma vida pacata ao lado de sua esposa Helen (Holly Hunter), que foi a super-heroína Mulher-Elástica, e seus três filhos. Roberto agora trabalha em uma seguradora e luta para combater o tédio da vida de casado e o peso extra. Com vontade de retomar a vida de herói, ele tem a grande chance quando surge um comunicado misterioso, que o convida para uma missão secreta em uma ilha remota. LIVRE
17 de agosto às 14h Biblioteca Hans Christian Andersen


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Edmilson Ávila e Levando Histórias apresentam Exposição
Por entre contos e fadas - Ilustrações de contos infantis - trabalhos em aquarela, guache, lápis de cor, giz e fotografias. Haverá “coquetel” e várias surpresas no lançamento. Exposição de 20 de agosto à 20 de setembro.
18 de agosto às 10hBiblioteca Hans Christian Andersen
20 de agosto às 11hBiblioteca Hans Christian Andersen


CURSOS E OFICINAS

Zumbido das abelhas grandes
Com Gledson Alves Lima
O Zumbido das Abelhas Grandes desenvolve, quinzenalmente, oficinas de maracatu, trabalhando a dança e instrumentos de percussão, como alfaia, caixa, agbê e agogô. Procura se configurar como um núcleo cultural no espaço da Biblioteca.
20 de agosto às 10h Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Oficina de leitura: literatura latino-americana
Encontros mensais para a discussão de obras latino-americanas.
A cada mês um livro de um país diferente. Venha trocar experiências de leitura coletivamente!
20 de agosto às 13h Biblioteca Camila Cerqueira César

Experienciando a História no Corpo
com Profª Márcia Pavão
Prática de yoga para crianças a partir de técnicas que trabalham o corpo integral (físico, emocional e mental), assim como valores para a convivência. Incentiva a criança a descobrir suas reais capacidades, ensina técnicas de atenção e concentração, forma pessoas conscientes da importância do cuidado com o corpo, do respeito pelo semelhante e pelo meio ambiente e pelo bem estar no mundo. Para crianças e adultos também
20 de agosto às 14hBiblioteca Hans Christian Andersen


MÚSICA

Apresentação de choro
Grupo de Choro consolidado em aulas-ensaio no Sesc Consolação ao longo do primeiro semestre de 2016. São nove músicos que tocam repertório que vai de Pixinguinha a Chiquinha Gonzaga, entre vários outros compositores. Bob de Souza - coordena o grupo. Livre. 2h.
20 de agosto às 15hBiblioteca Monteiro Lobato

Cantando histórias e contando músicas
Espetáculo com Lilian Bernardo e banda contando e cantando a história da Música Popular Brasileira.
20 de agosto às 16hBiblioteca Cassiano Ricardo


EXPOSIÇÃO

Exposição da historia do bairro: Brasilândia
Abertura: 15 de agosto Biblioteca Afonso Schmidt


PALESTRAS E ENCONTRO
Virada Educação
A Virada Educação é um projeto sobre provocar novas apropriações de um território em direção à construção coletiva de uma comunidade mais conectada, que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares. Informações sobre atividades e horários disponíveis em http://viradaeducacao.me/
18 de agosto às 13h – Biblioteca Monteiro Lobato

Palestra: Simpósio da Inclusão/Surdez (Educação e Intérprete)
Organizado pelo Espaço TK
Inscrição por email: espacotk@hotmail.com
20 de agosto às 8h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Mediação de leitura: Literatura latino-americana contemporânea
O objetivo do projeto é promover o incentivo à leitura e ao compartilhamento de experiências literárias, proporcionando ao leitor brasileiro a possibilidade de identificar-se e situar-se como sujeito pertencente à cultura latino-americana. Os encontros serão mensais, na Biblioteca Camila Cerqueira César.
Em agosto, discussão de “O amor nos tempos do cólera”, de Gabriel García Marquez, ou de “Delírio”, de Laura Restrepo.
20 de agosto às 13h Biblioteca Camila Cerqueira César



SARAU

Saraus Históricos - Histórias cantadas, Músicas Contadas
Com Lilian Bernardo, Lindener Pareto, Eduardo Padovan e Valdinei Silva Papa Encontros especiais com a História da Música Brasileira através de uma narrativa cênica. Laurinha é uma aluna curiosa e cheia de anseios que sonha em ser cantora, enquanto o Professor Hilário elabora aulas bem humoradas sobre os acontecimentos históricos com ilustrações musicais. 1ª aula show: Laurinha nos sonhos de origens – as influências de tradições estrangeiras na produção musical popular do Brasil Colonial - Um caldeirão de Modinhas Imperiais, Lundus, Choros e Maxixes.
20 de agosto às 16h Biblioteca Cassiano Ricardo


TEATRO

Quem sabe virar cambalhota?
com Cia La Gestual
Os personagens Daniel e Teresa são de uma cidade que se chama Sassaré, onde tudo é perfeito, só tem um problema: Ninguém sabe virar cambalhota! Para ir em busca desse aprendizado, eles vivenciam uma trajetória cheia de desafios, onde a imaginação e a brincadeira tomam lugar. Livre. 45 min.
19 de agosto às 14hBiblioteca Monteiro Lobato

Retorno ao assassinato
com Ciabatta de Teatro | adaptação e direção Marcos Lopes
Leitura dramática apresentada em dois atos, conta com dez atores e tem como diferencial: figurinos, trilha sonora e movimentação cênica Retorno ao Assassinato (1960) é inspirado no clássico livro Os Cinco Porquinhos (1942) de Agatha Christie.
O enredo gira em torno de uma mulher julgada e condenada pelo assassinato do marido (um pintor famoso e infiel), morrendo pouco depois na cadeia. 16 anos depois, Carla, a filha, tenta reconstituir o passado, reunindo todos os envolvidos no caso, uma vez que a mãe deixou-lhe uma carta onde diz ser inocente. Será mesmo isto verdade? 12 anos. 1h30min.
20 de agosto às 18hBiblioteca Alceu Amoroso Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário