quinta-feira, 23 de julho de 2015

Destaques da semana - de 24 a 30 de julho

Tecendo saberes das crianças do Baixo Amazonas, Contação de história Alumia, Palestra com o cartunista Marcatti, Sarau das Artes e Sarau Sertanejo.

ATIVIDADES ESPECIAIS



Tecendo saberes das crianças do Baixo Amazonas
Você sabe como se quebra uma castanha-do-Pará? E a diferença entre o boto e o tucuxi, qual é? E o tatu, sabia que foi ele que trouxe a noite para os índios Huni Kuĩ?
Pois então, para descobrir estes e outros saberes e fazeres das crianças quilombolas e indígenas do Norte do Brasil venha participar das muitas atividades que o projeto "Tecendo Saberes" traz para as bibliotecas de São Paulo. O projeto da artista e escritora Marie Ange Bordas, realizado com patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, trabalhou com crianças de cinco comunidades quilombolas do Baixo Amazonas no Pará e com crianças do povo indígena Huni Kuĩ do Acre para criar livros e vídeos que falam dessas culturas tradicionais através do olhar da infância.
A programação inclui um bate-papo apresentando o processo de criação dos livros "Manual das crianças do Baixo Amazonas" e "Manual das crianças Huni Kuĩ", de um espetáculo de contação de histórias com a Cia. Conto em Cantos, da projeção dos mini-vídeos produzidos em cada local e de uma exposição com fotos, desenhos, fotoilustrações e textos.  www.tecendosaberes.com
-  Contação de Histórias com a Cia. Conto em Cantos
-  Projeção de mini-vídeos criados com as crianças quilombolas e Huni Kuĩ
-  Exposição "Tecendo Saberes" no saguão da biblioteca
Dia 25 de julho a partir das 11h -
Biblioteca Belmonte

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Alumia
com Cia Faísca    
Duas amigas se encontram e acaba a luz. Elas encontram uma pequena caixa de fósforos que contém alguns palitos. Cada palito, uma faísca; cada faísca, uma chama; cada chama, uma luz; cada luz, uma nova história. Alumia é uma seleção das histórias favoritas da Cia Faísca: as mais aventureiras, as mais cheias de peripécias, as que mais lhes tocam o coração.
Dia 29 de julho às 10hPonto de Leitura Praça do Bambuzal
Dia 30 de julho às 10hBiblioteca Clarice Lispector


PALESTRAS

Marcatti
O cartunista, com 37 anos de profissão, tem grande representatividade na produção independente de HQs. Autor de Frauzio, A relíquia (inspirado na obra de Eça de Queiroz), entre outros, atualmente está adaptando para os quadrinhos Os Miseráveis, de Victor Hugo. Premiado pelo Troféu HQMix nas categorias Grande Mestre e Publicação Independente. Recebeu o Troféu Angelo Agostini de Melhor Roteirista com a HQ Mariposa e o Troféu Jayme Cortez como apoiador do quadrinho nacional.
Dia 24 de julho às 14hBiblioteca Jamil Almansur Haddad


SARAUS

Sarau das Artes
Neste mês teremos, entre outros: música, piano, canto, danças, poesias, coral, bailado, jogral. Sempre bem selecionados e tudo muito bem executado!  Livre.
Às sextas-feiras às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Sarau Sertanejo
Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani. Apoio Dorinha Sant'Anna
Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Livre.
Dia 25 de julho às 15h - Biblioteca Belmonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário