sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Destaques: 26 de setembro a 1º de outubro

III Encontro de Literatura para crianças
folder hans

Sarau
Teatrando e Musicando na Biblioteca
Com Maria Emilia Faganello
Sarau cultural com a participação dos grupos de teatro e música vocacional, artistas da região e o grupo [pH2]: estado de teatro. Livre
27de setembro (sáb), 19h – BP Álvares de Azevedo

Teatro

Portinari - Foto Cia Articularte
Portinari pé de mulato
Com Cia Articularte
As aventuras da boneca Denise e seu Carneirinho que caem de um quadro de seu avô Cândido Portinari. A história é animada por uma seleção de chorinhos selecionados para as crianças. 45 min. + 4
30 de setembro (ter), 14h – BP Érico Veríssimo

Leitura aberta de texto “A balada de um palhaço”
Com Clerouack e Paulo Federal
A convite de Edson Lima do projeto autor na praça, Clerouack e Paulo Federal realizarão a leitura do texto “Balada de um palhaço”. Partindo da trajetória na pesquisa da linguagem do palhaço, iniciada pelos dois artistas no início de 1990 e na continuidade das trocas artísticas mesmo após seguirem seus projetos pessoais. O convite mais uma vez vem chamar esses palhaços a mergulharem no universo marginal da obra de Plinio Marcos. A releitura do texto pretende exatamente revisitar a obra de extrema importância no cenário teatral do final dos anos 80 e 90 e identificar sua atualidade no que diz respeito às relações humanas desses dois personagens Manelão e Bobo Plin.
1 de outubro (qua), 20h - BP Alceu Amoroso Lima

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dicas de Leitura - Ken Follett




Em setembro indicamos a leitura das obras O buraco da agulha, Inverno do mundo, Mundo sem fim, Os pilares da terra, Queda de gigantes, O vôo da águia, O vôo da vespa, entre os vários livros de Ken Follett disponíveis nas bibliotecas.



Kenneth Martin Follett nasceu em Cardiff, País de Gales em 5 de junho de 1949. Autor de thrillers e romances históricos já vendeu mais de 150 milhões de cópias de seus trabalhos.
Seu primeiro best seller foi O Buraco da Agulha, vencedor do Edgar Award como melhor romance de 1978. Escreveu sucessos como O Triângulo, A chave de Rebeca, Na Toca do Leão, O Homem de São Petesburgo, Uma Fortuna Perigosa, O Vôo da Aguia e o Terceiro Gêmeo. Em 1989 lançou Os Pilares da Terra e uma sequencia em 2007: Mundo Sem Fim.  Vive atualmente na Inglaterra.
Esteve no Brasil recentemente participando da Bienal do Livro de São Paulo e divulgando o terceiro volume da trilogia O Século: Eternidade Por um Fio que será lançado em setembro no Brasil.

 

O buraco da agulha
Um brilhante espião alemão, de codinome Agulha, corre contra o tempo para descobrir o segredo dos aliados e aniquilá-los. O espião fará de tudo, até mesmo tentar matar a bela inglesa por quem se apaixona, para conseguir seu intento e ajudar a Alemanha a vencer a guerra. Mas o seu grande engano foi não contar com a perspicácia da mulher. Os dias turbulentos que antecederam o desembarque na Normandia, o famoso Dia D.

Inverno do mundo Volume 2 da Trilogia O Século
Começa com a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha e a Guerra Civil Espanhola. É o inverno do mundo. A nova geração das cinco famílias que fizeram história em Queda de Gigantes (v. 1) vive alegrias e tristezas, amores e tragédias. Aqui também a ficção se mistura à realidade e figuras históricas, como Hitler, Goebbels, Oppenheimer e Stalin, se mesclam aos personagens cuja vida e morte estão nas mãos do autor.

Mundo sem fim
Protagonizada pelos descendentes dos personagens Os pilares da terra, quatro crianças que presenciam um cri­me e se comprometem a mantê-lo em segredo. Apesar das diferenças sociais que os separam em plena Idade Média, pelas três décadas seguintes suas vidas seguem se entrelaçando, em encontros e de­sen­contros que geram todo tipo de sentimento, do maior amor ao ódio mais profundo.

Os pilares da terra
Philip, prior de Kingsbridge, luta contra tudo e todos para construir um templo grandioso a Deus. As personagens gravitando em torno da catedral inclui Aliena, a bela herdeira banida de suas terras, Jack, seu amante, Tom, o construtor, William o cavaleiro boçal, e Waleran, o bispo capaz de tudo para pavimentar seu caminho até o lugar do Papa, em Roma.

Queda de gigantes Volume 1 da Trilogia O Século
A trama entrelaça as vidas de personagens fictícios e reais, do começo do século XX, resultando numa envolvente lição de história. Descrever a saga de famílias de diferentes origens e lugares como Londres, São Petersburgo, Washington, Paris e Berlim, retratando um mundo em rápida transformação, que nunca mais será o mesmo.

O vôo da águia
A história real de Ross Perot e sua missão para salvar dois reféns do regime do xá Reza Pahlevi. Escrito a partir de depoimentos verídicos, narra a operação de resgate que o empresário organizou quando descobriu que dois de seus funcionários estavam presos no Irã.

O vôo da vespa
Harald Olufsen e sua amiga Karen são caçados pelos colaboradores dos nazistas em plena Segunda Guerra, quase sem treinamento de vôo e pouca gasolina, não sabem se sobreviverão ao vôo de 930 quilômetros de um biplano arruinado, que talvez represente a única esperança da Inglaterra evitar um grande desastre.


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes e outros livros do autor títulos estão disponíveis.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

III Encontro de Literatura Divergente

O terceiro Encontro de Literatura Divergente acontece na Biblioteca Alceu Amoroso de Lima nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2014. 


O III Encontro de Literatura Divergente reúne escritores que se desviam dos princípios que regem os cânones da produção, divulgação e distribuição de textos e obras literárias na atualidade brasileira. Com o intuito de reunir nomes de cenas literárias divergentes do Brasil, o objetivo central é a multiplicidade das vozes literárias. Por isso as palestras e mesas giraram em torno das diferentes orientações que movem as identidades e independência literária. Performance dos autores da ultima mesa e depois microfone aberto, feirinha de livros e encerramento do encontro.

Oficina transversal Divergente
Com: Eduardo Lacerda, Nelson Maca e Wanderley Mendonça.
Será o encontro de distintas escrivências. A proposta é colocá-las em perspectiva diante de um público que, acredita-se, será igualmente plural.
Dia 26 de setembro das 14h às 17h
Mesa 2: Criação, produção e distribuição independente
Relatos de pessoas que se envolvem em todo ciclo: escrita, confecção, divulgação e distribuição. Com Guilherme Salgado (PR) e Lúcia Rosa (SP) e mediação de Berimba de Jesus (SP).
Dia 26 de setembro às 19h30

Mesa 3: Endereços: a literatura para além da sala de estar

Relatos de pessoas que realizam eventos e performances literárias em espaços atípicos. Com Akins Kintê (SP), Mara Marina (BSB), Tiago Oliveira (BA) e mediação de Linho Trindade.
Dia 26 de setembro das 20h40 às 22h10

Mesa 4: Instalações: o texto reescrevendo seus suportes

Relatos de pessoas de pessoas que levam para suportes inusitados. Com Laura Guimarães (SP), Orlando Pinho (BA), Thiago Cervan (SP) e mediação de Mano Teko (RS).
Dia 27 de setembro das 15h30 às 16h30

Mesa 5: Fronteira: a palavra no limite entre a literatura e a música

Relatos de pessoas que trabalham seu texto literatura na fronteira entre a literatura e a música, fazendo do hibridismo sua expressão. Com Gustavo Gallo (SP), Estrela Leminski (PR), Ademir Assunção (SP), GOG (BSB) e mediação de Juliana Bernardes (SP).
Dia 27 de setembro das 16h40 às 18h40

Mesa 6: Performance: um pouco de oralidade contemporânea

Relatos de pessoas que realizam performances e/ou produzem eventos centrados na performance literária. Com Daniel Minchone (SP), Ícaro Tenório (PE-SP), Vera Lopes (RS), Pedrão (SE) e mediação de Juliana Bernardes (SP).
Dia 27 de setembro das 18h50 às 20h50

Encerramento: Sarau Divergente 2

Sarau com poetas e escritores participantes do III Encontro de Literatura Divergente e depois microfone aberto. Lançamento dos livros: Sumo Bagaço, de Thiago Cervan; Indócil, de Renato Limão e Canibalismo da Alma, de Piero Falgetano da Série Edições Maloqueiristas financiados pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais).
Dia 27 de setembro às 21h

Biblioteca Alceu Amoroso de Lima
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros 05413-021 São Paulo, SP
Tel. 11 3082-5023
bmalceualima@gmail.com
Veja aqui como chegar

Destaques da semana - de 19 a 25 de setembro




Cinema: A criança, A marvada carne e Antes do amanhecer; Contação de Histórias A árvore de palavras; Atividades especiais: Efeito Dominó e III Encontro de Literatura Divergente.

A criança
L’enfant, Bélgica, França, 2005, 95 min, legendado, DVD
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Elenco: Jérémie Renier, Déborah François, Jérémie Segard.
Sonia é uma jovem de 18 anos, que acabou de dar à luz a um menino. Bruno, o pai, com 20 anos de idade vive de pequenos roubos. Para maiores de 12 anos.
Dia 19 de setembro às 16h

A marvada carne
Brasil, 1987, 80 min, DVD
Direção: André Klotzel. Elenco: Dionísio Azevedo, Adilson Barros, Chiquinho Brandão.
Nas suas andaças Nhô Quim vai dar na casa de Nhô Totó, cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido.
Para maiores de 12 anos.
Dia 19 de setembro às 19h

Antes do amanhecer
Before sunrise, Áustria, EUA, Suíça, 1995, 101 min, legendado, DVD
Direção: Richard Linklater. Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy.
Jesse e Celine são jovens que se encontram em um trem na Europa. Eles decidem explorar Viena juntos. No caminho compartilham suas esperanças, sonhos, experiências, e preocupações.
Para maiores de 12 anos.
Dia 21 de setembro às 16h


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 
Biblioteca Raul Bopp
A árvore de palavras
Com Grupo Êba!
Planta-se um pé de palavras, de onde cada história é colhida e contada com muita percussão, brincadeiras e uso da língua dos sinais. Histórias novas e ‘clássicas’ são adaptadas a uma proposta bilíngüe, onde tudo deve fazer sentido para aqueles que ouvem e para aqueles que não ouvem. Livre (inluir sinal de LIBRAS)
Dia 23 de setembro às 14h30

ATIVIDADES ESPECIAIS
Efeito Dominó

Com o grupo Forças Amadas
O grupo Forças Amadas é um coletivo de palhaços que desenvolverá através de apresentações teatrais, criação de vínculos de confiança, na escuta e na conexão com a comunidade. A idéia é fortalecer o outro para que ele continue fazendo seu caminho. Como um dominó, os palhaços são a primeira peça, que cai e dá o empurrão inicial. Depois, um cai no outro, que cai no outro... como uma rede. Os palhaços se relacionam com a comunidade e agregam todos ao jogo com a certeza de que alguma forma o trabalho vai continuar por ali, depois que eles forem embora.
Livre.

Às quartas-feiras às 10hPonto de Leitura André Vital


III Encontro de Literatura Divergente
O terceiro Encontro de Literatura Divergente reúne escritores que se desviam dos princípios que regem os cânones da produção, divulgação e distribuição de textos e obras literárias na atualidade brasileira. Com o intuito de reunir nomes de cenas literárias divergentes do Brasil, o objetivo central é a multiplicidade das vozes literárias. Por isso as palestras e mesas giraram em torno das diferentes orientações que movem as identidades e independência literária.
Veja a programação completa no site - Biblioteca Alceu Amoroso de Lima

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Destaques da semana de 12 a 18 de setembro

Contação de história: Contos de lá nos cantos de cá, EmQuanta, O escritor na biblioteca: Jean-Claude R. Alphen, Teatro: O trenzinho Villa-Lobos




CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Contos de lá nos cantos de cá
Com Aline Cântia e Chicó do Céu
Do Vale do Jequitinhonha à África, passando pela França, Dinamarca e Marrocos. Com um repertório de músicas e histórias tradicionais, literatura e cultura popular de diversos povos, a dupla faz um passeio lúdico por contos, cantigas populares e canções, em uma celebração da imaginação literária de várias partes do mundo. . Para maiores de 4 anos.
Dia 13 de setembro (sáb) às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 14 de setembro (dom) às 11h - Ponto de Leitura Parque do Piqueri
Dia 17 de setembro (qua) às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 18 de setembro (qui) às 10h - Biblioteca Paulo Sergio Duarte Milliet



ATIVIDADES ESPECIAIS

EmQuanta
Com Núcleo Quanta
EmQuanta é um jogo, uma visita, uma proposta aos sentidos das crianças pequenas: o que se vê, o que se ouve, o que se toca, com quem se joga. EmQuanta convida pais e filhos a dançar e a interferir no espaço que é ao mesmo tempo jogo, cena e instalação. Da leveza das nuvens à sonoridade das águas, do calor do sol à surpresa do esconde-esconde, a experiência abre espaço para uma iniciação estética. EmQuanta transforma então o espetáculo em proposta de experiência, na qual a criança é também performer, ao explorar sensório e ludicamente os elementos e possibilidades cênicas.Duração: 40 minutos.
Dia 17 de setembro (qua) às 14h – Biblioteca Padre José de Anchieta



O ESCRITOR NA BIBLIOTECA


Em parceria com a Editora Jujuba, importantes escritores dedicados à literatura infantil integrarão o programa "O Escritor na Biblioteca", de maio a setembro.

Jean-Claude R. Alphen
É ilustrador e escritor de literatura infantil. Já possui mais de 11 livros escritos e ilustrados por ele. Jean foi ganhador do Premio Gloria Pondé, da Biblioteca Nacional, em 2010, e duas vezes finalista do Prêmio Jabuti de melhor ilustração. Pela Jujuba Editora possui três livros publicados, “Bruno e João”; “O menino-vazio” e seu mais recente lançamento: “O mundo de papel”.
Dia 16 de setembro (ter) às 10h – Biblioteca Anne Frank



TEATRO


O trenzinho Villa-Lobos
Com Cia Articularte
Inspirado nas artes marotas e musicais do menino Tuhu, apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo de bonecos fala da sensibilidade musical que existe em todos nós. A peça encena as aventuras e peraltices de Tuhu, seu contato com o mundo da música e a descoberta de sua verdadeira vocação. 45 min. Para maiores de 4 anos.
Dia 18 de setembro (qui) às 10h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade

São Paulo Mais Inclusiva

O Sistema Municipal de Bibliotecas apresenta programações que visam a sensibilização do tema da acessibilidade para todos os públicos: suas particularidades, formas de ver o mundo e de se relacionar com ele, ferramentas para comunicação entre outros temas serão abordados.


Dia 15, das 10h às 14h | Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

10h | Abertura

10h30 | Debate
Cleber Melo | Arte e Saúde: as possibilidades de uma clínica.
Anderson Gomes | Corpo Estranho.
Daniel Freitas | arte-educador e artista plástico | Olhar das mãos.
Tuca Munhoz | Secretário Municipal Adjunto da Secretaria da Pessoa com Deficiência de São Paulo, militante pelos direitos das pessoas com deficiência.

Mediação: Francisco Marcos Dias | Coordenador de TI da CSMB.

14h | Encerramento: Batucada JAM | ensaio aberto com músicos e com pessoas com deficiência e transtorno mental do APD - Programa de Acompanhamento a Pessoa com Deficiência | Freguesia do Ó.


OFICINA DE ARGILA | Daniel Freitas
Oficina de modelagem de argila tratando do tema de um fazer artístico que não depende da visão explorando os demais sentidos.
Dia 22 | 11h | Biblioteca Affonso Taunay
Dia 23 | 10h | Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 26 | 11h | Biblioteca Mário Schenberg
* Dia 19 | 10h30 | Biblioteca Viriato Corrêa | Daniel Freitas apresentará esculturas produzidas por artistas cegos e fará um conjunto de ações com o objetivo de sensibilizar os participantes da oficina para o fazer artístico sem este sentido da visão.


DISCOTECAGEM | Anderson Farias
Bate-papo com o público com depoimento e apresentação.
Dia 24 | 10h | Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Com Anderson Mata
Dia 26 | 14h | Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda


CORAL DE LIBRAS | Coral de Libras da Assistência Social de Osasco
Interpretação em libras de canções de conhecimento popular.
Dia 25 | 14h | Biblioteca Mário Schenberg


TEATRO | Epifrania Cia. de Teatro
Interferência teatral e sensibilização.
Dia 25 | 14h30 | Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 26 | 14h30 | Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 30 | 1h30 | Biblioteca Padre José de Anchieta


ENDEREÇOS
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
R. Gal. Jardim, 485 | V. Buarque | 3256-4038
Biblioteca Viriato Corrêa
R. Sena Madureira, 298 | V. Mariana | 5573-4017
Biblioteca Affonso Taunay
R. Taquari, 549 | Mooca | 2292-5126
Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
R. Jaguar, 225 | V. Curuçá | 2035-5322
Biblioteca Mário Schenberg
R. Catão, 611 | Lapa | 3672-0456
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
R. Henrique Schaumann, 777 | Pinheiros | 3082-5023
Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
R. Vitório Santim, 44 | Itaquera | 2205-7406
Biblioteca Paulo Setúbal
Av. Renata, 163 | V. Formosa | 2211-1508
Biblioteca Álvares de Azevedo
Pça. Joaquim José da Nova, s/nº | V. Maria | 2954-2813
Biblioteca Padre José de Anchieta
R. Antonio Maia, 651 | Perus | 3917-0751

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Destaque da semana de 5 a 11 de setembro

Teatro Um Ratinho e a Lua, Oficina de escritas Vôos literários, Oficina de Texto e Como Escrever seu Livro, Contação Tem história no livro, Lançamento de livro Lira Paulistana – Um delírio de porão.



CIRCUITO DE TEATRO INFANTIL
Um Ratinho e a Lua
Um Ratinho e a Lua
Com Rafael Curci
Uma história de amor contada com humor. O protagonista desta obra é Gualdo, um pequeno ratinho que morre de vontade de conhecer pessoalmente a sua eterna namorada, a Lua. Além de apaixonado, este ratinho é obstinado e arrojado, qualidades que o impulsionaram a buscar diversas maneiras de cruzar o espaço para chegar até a sua amada. Livre
6 de setembro às 11h – Biblioteca Belmonte
10 de setembro às 14h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


OFICINAS DE ESCRITA
Vôos literários – Oficina de escrita
Com Jorge Antônio Ribeiro da Silva
A oficina, destinada a jovens e adultos, pretende envolver os participantes na arte da escrita. Para isso, busca desenvolver as habilidades de falar, ouvir, refletir e escrever. O desenvolvimento destas habilidades tem como base um trabalho de leitura e análise de importantes artistas brasileiros, buscando, através dos encontros, despertar o senso crítico para então evoluir o trabalho de criação. Para maiores de 15 anos. 20 vagas
9 de setembro às 14h – Biblioteca Mário Schenberg
10 de setembro às 14h – Biblioteca Camila Cerqueira César
Oficina de Texto
Com Juliana C Souza Santos
Este projeto tem como principal pilar resgatar a nossa língua portuguesa e fazer o público-alvo melhorar os seus textos ampliando o seu conhecimento textual. Despertar o interesse do público-alvo para a melhoria da sua escrita por meio de técnicas criativas e simples por meio da poemas e músicas. 20 vagas, inscrição no primeiro dia da oficina.
13 de setembro às 9h – Bosque da Leitura Parque Lions Clube Tucuruvi
Oficina de escrita criativa – Como Escrever seu Livro
Com Reynaldo Bessa
A oficina pretende desenvolver uma primeira idéa para se iniciar um texto, seja qual for o gênero literário escolhido pelo participante. Leituras e análises de texto farão parte do exercicio de criação. Também para formatar uma idéa, mostrar os caminhos a serem seguidos hoje no mercado editorial. da edição ao lançamento da obra editada. Serão abordadas as diferentes formas de publicação existentes e as tecnologias disponiveis como blogs, o livro digital ou o formato tradicional, midias sociais e suas possibilidades profissionais, bem como ISBN,CBL , Jabuti, lançamento adequados e eficazes, outros prêmios, concursos. Para maiores de 15 anos.
10 de setembro às 10h – Biblioteca Malba Tahan


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Tem história no livro
Com Andi Rubinstein e Renata Mattar
Já pensou poder colocar dentro de um grande livro tudo aquilo que você gostaria de ler em uma história? Vamos encontrar contos do mundo todo com príncipes, princesas, heróis cativantes, monstros horripilantes e bichos falantes. Para maiores de 4 anos.
10 de setembro às 14h - Biblioteca Castro Alves
11 de setembro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães


LANÇAMENTO DE LIVRO


Lira Paulistana – Um delírio de porão

O Teatro Lira Paulistana foi importante polo cultural que existiu em São Paulo, no período de 1979 a 1986. Palco para diversas manifestações artísticas e berço do movimento musical que ficou conhecido como Vanguarda Paulista.
Escrito por Riba de Castro, um dos sócios do Lira Paulistana, a obra conta a história desse centro cultural, acompanhado de vasto material iconográfico (fotografias, cartazes de divulgação, capas de livros, discos e jornais produzidos pelo Lira Paulistana) e depoimentos de artistas, produtores culturais e jornalistas que fizeram parte dessa história. Realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o livro tem patrocínio da Natura Musical.
11 de setembro às 19h – Lançamento do livro
12 de setembro às 19h – Exibição do filme Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista e bate - papo
Biblioteca Alceu Amoroso Lima