quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dicas de leitura - Natal

Aproveite os feriados de fim de ano para por em dia sua leitura e conhecer livros novos; faça seu empréstimo com antecedência. 

Devido as festas de fim de ano as Bibliotecas Públicas permanecerão fechadas no período de 23 de dezembro 2013 a 4 de janeiro de 2014 reabrindo no dia 6 de janeiro de 2014.
Os Ônibus-biblioteca e Bosques da Leitura irão funcionar normalmente até o dia 22 de dezembro, retomando as atividades no dia 5 de janeiro de 2014.

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura doze dias. Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex. Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.
Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal


Conto de Natal – Charle Dickens
'Um Conto de Natal' traz a figura de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros. No frio natalino, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, morto há algum tempo.

Mistérios de Natal - Jostein Gaarder
Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar à cidade de Belém, onde vão homenagear um menino recém-nascido. Fazem muitas paradas, todas com um significado especial. Na cidade de Mira, por exemplo, nasceu o bispo Nicolau, o primeiro Papai Noel da história, e foi em Antióquia, na Síria, que se usou pela primeira vez a palavra cristão. Terminada a viagem, Joaquim tem o coração tomado de amor fraterno e está convencido de que o Natal é a festa de aniversário mais bonita do mundo.

Milagre da Rua 34 - Valentine Davies
Em plena época do Natal, Susan, uma garotinha muito inteligente e esperta, afirma que Papai Noel não existe. Quando um senhor muito bondoso é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos em que sua mãe trabalha, ninguém podia esperar que o velhinho iria afirmar ser o verdadeiro Papai Noel e que estaria ali justamente para provar para a garotinha ele é real.

O Natal de Charlie Brown - Charles M. Schulz
Desta vez, no lugar das célebres tirinhas de Peanuts, o livro oferece uma única história que começa na melhor época do ano para as crianças: o Natal!
As famílias estão enfeitando suas árvores, comprando presentes e combinando onde vão passar essa noite tão especial. Mas para Charlie Brown, o espírito natalino já não é mais o mesmo, e a festa se tornou um grande evento comercial. A turma de Charlie Brown quer animar o amigo, mas não há nada que faça ele mudar de opinião. É aí que uma arvorezinha miúda e sem folhas entra em cena, para revelar o verdadeiro significado do Natal.


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes e outros títulos estão disponíveis.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário