sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dicas de Leitura - Viagem do Homem à Lua

20 de julho de 1969, grande marco de nossa história, é a data da primeira missão tripulada à Lua. Foram quatro dias de viagem no Módulo de Comando Columbia, pilotado por Michael Collins. Próximos à superfície da Lua, Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin passaram para Módulo Lunar Eagle e pousaram numa região conhecida como Mar da Tranquilidade.

Uma camera acoplada no Módulo Lunar possibilitou a transmissão de imagem e som ao vivo para milhões de telespectadores na Terra. Armstrong desceu as escadas para caminhar no solo lunar às 23h56 e disse "É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade." Aldrin o acompanhou alguns minutos depois e ambos coletaram amostras do solo e pedras. Fincaram a bandeira dos Estados Unidos, conversaram com o então presidente Richard Nixon diretamente da Casa Branca e colocaram uma placa com as inscrições: "Humanos do Planeta Terra pela primeira vez puseram o pé na Lua em julho de 1969. Viemos em paz por toda a humanidade".

A missão da Apollo 11 completa 44 anos neste mês, veja algumas dicas de leitura que tratam do tema espacial.
Dicas de leitura – Viagem do Homem à Lua
Aventura Espacial – Um Grande Fracasso? – Heitor Shimizu
Em 20 de julho de 1969, os norte-americanos pisaram na Lua pela primeira vez, marcando um ponto decisivo na disputa pela conquista espacial que era travada com os russos. Este livro vai mostrar por que o homem ainda não colocou seus próprios pés em outros planetas, as dificuldades tecnológicas e políticas, e a possibilidade de que isso ainda venha a acontecer nas próximas décadas.

Viagens Espaciais – A conquista do céu – Vários autores
A Conquista do Céu. De todos os desafios lançados pelo homem, a conquista do espaço é, sem dúvida, um dos mais fascinantes. Erros, imprevistos e grandes acertos fizeram e fazem parte dessa aventura. Homens corajosos, estudiosos ou sonhadores. Cada um teve a sua parte na missão para que pudéssemos conhecer o espaço. Pisar na Lua foi um grande feito da humanidade. Muitos vieram depois; outros estão por vir. 

O Despertar da Via Láctea – Uma Historia da Astronomia – Timothy Ferris
Das esferas celestes cristalinas de Aristóteles até as mais recentes teorias quânticas da evolução do universo, a humanidade buscou compreender a enormidade do espaço e do tempo cósmicos. O Novo Despertar da via Láctea, o novo livro, há muito esperado, do premiado autor de trabalhos de divulgação científica, Timothy Ferris, é a história dessa busca. 

A conquista do espaço – Laurent Broomhead
Este livro relata o arrojo humano além das nuvens. Registra o momento histórico em que o homem pisou na Lua e acompanha sua caminhada nas descobertas dos foguetes, ônibus espaciais, satélites, estações e laboratórios do futuro.

Jornada nas Estrelas – Memórias dos Filmes – William Shatner
Relato dos bastidores da série que se tornou fenômeno cultural, realizado através da voz e da perspectiva de William Shatner (também conhecido como capitão James Tiberius Kirk), que juntou suas recordações pessoais às de Leonard Nimoy, DeForest Kelley, George Takeim, Walter Koening, Nichelle Nichols, Majel Barret-Roddenberry, e às dos produtores, designers, equipe de produção e os magos dos efeitos especiais de Jornada nas estrelas.

Como os astronautas vão ao banheiro? E outras questões perdidas no espaço – Jorge Luiz Calife
Descubra como é viver no espaço, a bordo de uma nave ou estação orbital. Como se toma banho, como se usa o sanitário, que roupa se pode vestir e qual o cardápio no almoço e no jantar. O livro mostra a realidade por trás desses mitos, numa época em que a vida real já superou a ficção em vários campos da ciência, como a informática; genética e também a astronáutica. Mas, o leitor não deve se enganar com a quantidade de informações - o livro é pura diversão. Num texto cativante, Calife conta tudo, tudo mesmo que acontece no espaço. Ou nos dá uma boa idéia de como as coisas podem ser. 

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário