terça-feira, 21 de maio de 2013

Fantástica Jornada Noite Adentro: O fim do mundo

Mais uma vez, o fim do mundo tem data marcada: 24 de maio de 2013, a partir das 22h.
A Biblioteca Pública Viriato Corrêa, temática em Literatura Fantástica, convida todos os corajosos a participar da 11ª Fantástica Jornada Noite Adentro.

A expectativa é que não sobre nada, mas, se houver sobreviventes, a recompensa é o direito de voto na escolha dos temas para as próximas Jornadas do ano, que já têm data marcada: 23 de agosto e 29 de novembro.

Tema recorrente no cinema e na literatura, o fim do mundo é o mote para a programação. Como já é tradicional, a noite começa com uma leitura seguida de um debate. À meia-noite, começam as sessões de cinema no auditório e o jogo de RPG live-action no andar térreo da Biblioteca. Às 6h, será oferecido um café da manhã.

Confira a programação completa:


Mesa-redonda:
O fim do mundo no cinema e na literatura Leitura de textos sobre o fim do mundo em seguida um debate com o crítico cinematográfico Celso Sabadin e o escritor Luiz Brás e com mediação de Silvio Alexandre, organizador do Fantasticon.
Dia 24 de maio às 22h

Live-action role play:

a.experiência.quimera
Com o grupo Confraria das Idéias
Para jogar é preciso se inscrever pelo e-mail: confrade.godoy@gmail.com
Dia 25 de maio à meia-noite

Filmes:

Planeta dos macacos
Planet of the Apes, EUA, 2001, 119 min, legendado, DVD
Direção de Tim Burton. Elenco: Mark Wahlberg, Paul Giamatti, Helena Bonham Carter.
Em 2029, Leo Davidson chega a um planeta habitado por macacos, onde os humanos são os "animais" e lutam pela sobrevivência. Leo tenta formar um grupo e iniciar uma revolução, que ameaçará o poder dos macacos. Para maiores de 12 anos
Dia 25 de maio à meia-noite

Os 12 macacos
Twelve monkeys, EUA, 1995, 129 min, legendado, DVD
Direção de Terry Gilliam. Elenco: Bruce Willis, Madeleine Stowe, Brad Pitt.
Em 2035, Cole é enviado de volta no tempo para encontrar informação sobre um vírus, porém, ele acaba sendo enviado por engano para 1990, onde é mandado para um sanatório por pensarem que está louco. Para maiores de 14 anos
Dia 25 de maio às 2h

Filme-surpresa
Dia 25 de maio às 4h

Encerramento com Café da manhã
Dia 25 de maio às 6h


Convidados:


Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema dos sites Planeta Tela e 100% Vídeo, da  Revista de Cinema e da Rádio Bandeirantes. É autor dos livros "Vocês Ainda Não Ouviram Nada - A Barulhenta História do Cinema Mudo", "Éramos Apenas Paulistas” e “Ofício de Cineasta”.

Luiz Bras é doutor em Letras pela USP e colabora regularmente com o caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo. Publicou diversos livros, entre eles o romance “Sozinho no deserto extremo”, a coletânea de contos “Paraíso líquido” e a coletânea de crônicas “Muitas peles”.

Silvio Alexandre é editor e produtor cultural. Organizador do “FANTASTICON – Simpósio de Literatura Fantástica”.

O Grupo Confraria de Idéias busca, através da linguagem do LARP (live-action role play), despertar senso crítico, promover inclusão, diversão, socialização, cultura e diversidade, além de desenvolver o autoconhecimento, estimulando as pessoas a agirem de forma consciente na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário