sexta-feira, 29 de junho de 2012

Destaques da Semana - de 29 de julho a 5 de julho

AGENDA DE JULHO

Já está disponível a agenda com a programação de junho das Bibliotecas Públicas de São Paulo.

O cinesta Roney Freitas

CURSOS

Oficina de Introdução ao Cinema Documentário
Com Roney Freitas

A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual e faz uma introdução às questões que permeiam o campo de estudos e a prática do cinema documental.
Carga horária: 48h.
35 vagas. Inscrições de 2 a 28 de julho pessoalmente . A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição. Não é necessária experiência anterior.
Para maiores de 18 anos.
Aos sábados, das 9h30 às 13h30, de 4 de agosto a 20 de outubro.
Biblioteca Pública Roberto Santos

História do Rock Brasileiro Nos Anos 60 e 70
Com Nelio Rodrigues

O curso trata da trajetória e evolução do rock brasileiro através dos sombrios anos de repressão política e social, e à custa, com algumas exceções, da indiferença do grande público, da grande imprensa e até mesmo das gravadoras.
50 vagas. Inscrições na Biblioteca.

De terça a quinta, das 19h30 às 21h30, de 24 a 26 de julho.
Biblioteca Alceu Amoroso Lima.

Canto Livro

MÚSICA

Canto livro: Jorge Amado – Amor e Mar
Jean Garfunkel, Joana Garfunkel e Natan Marques apresentam alguns textos consagrados da obra de Jorge Amado em meio a um cenário musical que traz à tona as cores da Bahia retratada pelo autor. Histórias de amor e mar são banhadas pelas canções de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Márcio Proença, Paulo César Pinheiro e Ary Barroso.
Dia 29 de junho às 19h
BP Álvares de Azevedo
Dia 30 de junho às 19h
Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Camerata Erudita

Camerata Erudita na Chácara do Castelo
Com o Grupo Camerata Erudita

A Camerata Erudita executa as obras: A Musical Joke, K 522, de Mozart; Adagio para Cordas, OP 11, de Samuel Barber; e Bachianas Brasileiras nº 4 – Prelúdio, de Heitor Villa-Lobos. Livre.
Dia 30 de junho às 11h
Biblioteca Chácara do Castelo

PRÊMIO HQMIX

Considerado o “Oscar dos Quadrinhos no Brasil”, o HQMIX premia os melhores quadrinhos e humor gráfico, segundo júri profissional. O projeto da Coordenadoria de Bibliotecas “Fanzines nas Zonas de Sampa” ganhou na categoria “Grande Contribuição”. A premiação será realizada no dia 30 de junho, às 17h, no SESC Pompéia.

Leandro Saraiva

CINEMA

Biblioteca Roberto Santos

Mostra “Os grandes roteiros”
Dia 29 de junho
às 15h – A vida de Bryan
Dia
30 de junho às 19h – Boss

*sessão seguida de debate com Leandro Saraiva
Leandro Saraiva, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, é da O2 Filmes, participou dos roteiros de “Cidade dos homens” e “9mm”, além de ser o co-autor do livro “Manual de Roteiro – ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV”.
Dia 1 de julho às 16h – Beleza Americana
Dia 1 de julho às 18h – Short Cuts – Cenas da vida

Sessão Infantil
Dia 30 de junho às 16h – Tá chovendo hambúrguer

Sessão Nostalgia
Dia 4 de julho às 19h – Cem homens e uma garota

Gênio indomável

Biblioteca Viriato Corrêa

Mostra “A escola vai ao cinema”
Dia 29 de junho
às 16h – Zero de comportamento
Dia 29 de junho às 18h – Mr. Holland – Adorável professor
Dia 30 de junho às 16h – Na idade da inocência
Dia 30 de junho às 18h – Gatinhas e gatões
Dia 1 de julho às 18h – Gênio Indomável

Biblioteca Infantijuvenil Monteiro Lobato

Sessão infantil
Dia 3 de julho às 15h – Os Muppets – O filme

Grupo Trapiche

TEATRO

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Grupo 59

Da obra de Jorge Amado, o espetáculo narra a história do amor impossível entre um gato mal humorado e uma linda e amigável andorinha. Para amiores de 6 anos.

Dia
30 de junho às 11h
Biblioteca Belmonte

O Cortiço
Grupo Trapiche

Adaptada da obra do escritor Aluísio de Azevedo, a história contada na peça focaliza o nascimento dos cortiços e a oposição entre a burguesia e o proletariado. Para maiores de 14 anos.

Dia
30 de junho às 19h
Biblioteca Álvares de Azevedo

Cia Pia Fraus

Histórias com desperdícios
Com Grupo El Teatro de la Plaza

Um catador de lixo, utilizando-se de toda a sorte de sucatas, conta a sua vida ao público, retratando a vida em sua pequena aldeia, a descoberta do primeiro amor até chegar à guerra, que a tudo destrói. Livre.

Dia
30 de junho às 19h
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato



Gigantes de Ar
Com Cia. Pia Fraus

O espetáculo é uma combinação equilibrada de teatro, dança, circo e manipulação de bonecos. A montagem tem recria a atmosfera dos picadeiros com palhaços e acrobatas que contracenam com bonecos infláveis gigantes em uma atmosfera de humor e poesia circense. Livre. 50 min.

Dia
4 de julho às 14h30
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

ARRAIAL NA BELMONTE

Comemoração junina com equipe, parceiros, comunidade e convidados da biblioteca, incluindo atividades que remetem às festividades juninas.
Dia 30 de junho das 10h às 16h
Biblioteca Belmonte

ENCONTROS

Palestra Nova ortografia
O professor João Jonas Veiga Sobral apresentará as principais mudanças propostas pelo Novo Acordo Ortográfico e as ilustrará com exemplos extraídos de mídias impressas e canções populares.

Dia 28 de junho às 15h
Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 30 de junho às 13h
Biblioteca Adelpha Figueiredo


terça-feira, 26 de junho de 2012

VI Arraial literário abre homenagens a Luiz Gonzaga na Biblioteca Belmonte

                                               


A Biblioteca Belmonte realiza no próximo sábado, dia 30/06/12, a 6ª edição de seu arraial literário.  O Evento marca o início de comemorações relacionadas ao Centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.




As dependências da biblioteca se transformarão em um autêntico arraial e onde serão apresentadas as mais animadas demonstrações das artes juninas sejam elas cantadas, lidas, dançadas, contadas, saboreadas ou declamadas. Serão 6 horas seguidas de brincadeiras, animação, talento, amizade e muita alegria.
Como o tema deste ano será uma homenagem ao centenário do Rei do Baião, sua vida e sua rica obra serão mostradas através de  quadrilhas, forró, músicas, leituras, paineis informativos, contações, narrações, vivências e interpretações.   


O espaço lateral estará dedicado às delícias juninas, com direito a bolo de milho, curau, tapioca e outras guloseimas. Vale a pena vir e conferir!




GRADE DE PROGRAMAÇÃO






10h -  Abertura com Sabino Lopes e Escurinho do Acordeon.


10h30 - Projeto Música Vocacional em destaque, com a Artista-orientadora Gisele Ramos e seus vocacionados trazendo uma apresentação inspirada em Gonzagão.


11h  - No Auditório Kiyomi Oba acontecerá a apresentação da Peça Teatral Gato Malhado e Andorinha Sinhá com o Grupo 59, baseado na obra de Jorge Amado.


12h  - Apresentação especial do Projeto Teatro Vocacional, com o Artista-orientador Antonio Jr. e seus vocacionados.


12h30  - A contadora e mediadora de leitura Andrea de Sousa traz Luiz Gonzaga: o Encantador Contador e Cantador de Histórias.


12h50  - Espaço Gonzagão - Sala de Reboco: Acompanhados pelo som da sanfona de Escurinho do Acordeon, grupos convidados se apresentam em danças juninas e quadrilhas.
Destaques para as crianças do Colégio Acquarella Mater;
Quadrilha de Pais e Filhos da EMEI Borba Gato e da CEI Santo Amaro; e
Apresentação do Clube da Turma: Social Bom Jesus.


13h30  - Caravana de Cordel traz grandes nomes da cultura popular, para declamar, cantar e contar Luiz Gonzaga. Destaque para as participações de Luiz Wilson, Aldy Carvalho, Pedro Monteiro, Cacá Lopes e Moreira de Acopiara.


14h40  - Xote dos Meninos - farra e forró, pela equipe da Belmonte, leitores, parceiros, apologistas e apoiadores da cultura popular, As Rosinhas do Gonzagão com um grupo do Centro de Cidadania de Mulheres, Os idosos do Grupo Alicerce e Vida da Vila Arriete.


15h  - Escurinho do Acordeon, o Luiz Gonzaga de Santo Amaro, puxa o fole com as pérolas de Gonzagão.


15h40 - Espaço Sarau Sertanejo – organizado pela cantora Paula Dundee, traz apresentações de artistas que fazem a tradicional atração mensal da Belmonte.






Sobre Luiz Gonzaga


Luiz Gonzaga, nascido aos 13 de dezembro de 1912, em Exu, sertão de Pernambuco, ganhou notoriedade por trazer a valorização de ritmos nordestinos como o baião, o xote e o xaxado. Quebrou preconceitos e se tornou ídolo de massa. Sanfoneiro virtuose, compositor e cantor recebeu o título de Rei do Baião.





Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br
e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br  












quinta-feira, 21 de junho de 2012

Destaques da Semana - de 22 a 28 de junho

ESPECIAL JORGE AMADO - 100 ANOS

Canto Livro

MÚSICA

Canto livro: Jorge Amado – Amor e Mar
Jean Garfunkel, Joana Garfunkel e Natan Marques apresentam alguns textos consagrados da obra de Jorge Amado em meio a um cenário musical que traz à tona as cores da Bahia retratada pelo autor. Histórias de amor e mar são banhadas pelas canções de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Márcio Proença, Paulo César Pinheiro e Ary Barroso.
Dia 23 de junho
às 19hBiblioteca Cassiano Ricardo

Grupo 59

TEATRO

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Grupo 59

Da obra de Jorge Amado, o espetáculo narra a história do amor impossível entre um gato mal humorado e uma linda e amigável andorinha. Resgatando a tradição dos contadores de histórias, os atores assumem personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções. Mesclando humor e lirismo, contam uma fábula de amor e (in) tolerância entre seres de espécies diferentes. +6. 50 min.
Dia 23 de junho
às 14hBiblioteca Mário Schenberg
Dia 24 de junho às 11hBi8blioteca Álvares de Azevedo
Dia 24 de junho às 16hBiblioteca Viriato Corrêa

Grupo Trapiche

Capitães de Areia
Grupo Trapiche

Adaptado da obra do escritor Jorge Amado, o espetáculo possui a mesma trajetória do livro e retrata a realidade das diferenças sociais. +14. 60 min.

Dia 23 de junho às 18hBiblioteca Álvares de Azevedo
Dia 25 de junho às 19hBiblioteca Cassiano Ricardo

SARAUS

A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.

Sarau da Cooperifa
Dia 23 de junho às 15hBiblioteca Paulo Duarte

Sarau da Vila Fundão
Dia 26 de junho às 14hBiblioteca Helena Silveira

Sarau Elo da Corrente
Dia 28 de junho às 19hBiblioteca Brito Broca

Pocket show – MC Artigo

Nesta apresentação MC Artigo, um dos mais promissores mcs da nova geração, apresenta algumas faixas da Mixtape "Libertação", lançada em 2012.
Dia 23 de junho às 15hBiblioteca Brito Broca

Tinta Fresca
Concepção: Juliana Bernardo. Mediação: Carol Araújo, Victor Rodrigues e Poesia Maloqueirista
Encontro para discutir textos inéditos, compartilhar o que você acabou de escrever ou escreveu faz tempo, mas ainda não mostrou. Toda ultima quarta-feira do mês.
Dia 27 de junho às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

SARAU FANTÁSTICO

Literatura Queer e Diversidade Sexual na Literatura Fantástica
Organizado por Silvio Alexandre, criador do Fantasticon.

Um espaço para discussão sobre a produção do fantástico brasileiro. Em junho, o tema do Sarau Fantástico será “A Fantástica Literatura Queer”, uma coletânea de contos de literatura fantástica voltado à temática da diversidade sexual. Mais informações, clique aqui.
Dia 23 de junho das 17h30 às 19h30Biblioteca Viriato Corrêa

Cia. Paulistana de Teatro

TEATRO

O Cortiço
Grupo Trapiche

Adaptada da obra do escritor Aluísio de Azevedo, a história contada na peça focaliza o nascimento dos cortiços e a oposição entre a burguesia e o proletariado. Para maiores de 14 anos. 60 min.
Dia 27 de junho às 19hBiblioteca Alceu Amoroso Lima

Natal em Hiroshima
Com Cia. Paulistana de Teatro. Texto e direção: Ygor Fiori.

Personagens errantes vão expondo suas angústias e dúvidas, se relacionando o estritamente necessário, aguardando a chegada de algo que encerrará um ciclo de vida. O espetáculo tem como finalidade chamar a atenção para o eterno fantasma de uma calamidade nuclear que de tempos em tempos volta ao cenário das discussões.
Dia 28 de junho às 20hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.

CINEMA

Filme Peixe Grande e suas histórias maravilhosas

Biblioteca Pública Roberto Santos

Mostra “Os grandes roteiros”
Dia 22 às 15h – Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
Dia 23 às 19h – Crepúsculo dos deuses
Dia 24 às 16h – Teorema
Dia 24 às 18h – Os bons companheiros



Sessão Nostalgia
Para a ultima Sessão Nostalgia do mês de Junho, dia 27, quarta feira às 19h, o público escolhe uma opção entre os três filmes abaixo:

“A Terra contra os discos voadores”
“Gólgota”

“As Viagens de Gulliver”

Sessão Infantil
Dia 23 às 16h – O galinho Chicken Litle

Filme Billy Elliot

Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Mostra “A escola vai ao cinema”
Dia 22 às 16h – Nenhum a menos
Dia 22 às 18h – Os incompreendidos
Dia 23 às 16h – Billy Elliot
Dia 23 às 18h – Juventude transviada
Dia 24 às 18h – O clube do imperador

Biblioteca Pública infantojuvenil Monteiro Lobato

Sessão infantil
Dia 26 às 15h – A marcha dos pinguins

RPG

RPG na Chácara do Castelo
Com o Grupo Espada & Papel. Narradores: Thiago Rodrigues e Rafael Mingoranci.

As aventuras narradas têm como pano de fundo o cenário de Tagmar, 1º RPG nacional ambientado num mundo de fantasia, repleto de criaturas místicas, magia e raças não-humanas. Tudo isso mesclado a um cenário inspirado na Idade Média européia. Para maiores de 15 anos. 3h.
Dia 23 de junho às 13hBiblioteca Chácara do Castelo

Projeto de RPG – Palestra
Com Adilson Medeiros dos Santos

A palestra esclarecerá o que é o RPG, de seu começo até os variados temas abordados, modo de jogar e objetivos do jogo.
Inscrições na Biblioteca até o dia 22 de junho.
Dia 23 de junho às 14hBiblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Projeto de RPG – Oficina
Com Adilson Medeiros dos Santos

Para jogar RPG é necessário criatividade e imaginação. Nessa oficina, os participantes aprenderão a criar e interpretar seus personagens no jogo.
Vagas limitadas. Mais informações na Biblioteca.
Dia 27 de junho das 14h às 15hBiblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

ARTES NA RUA

Dia 24 de junho às 14h, o Grupo
Vocal Carpe Diem apresentará “Música e poesia ao ar livre” no Bosque da
Leitura Parque Lion Clube Tucuruvi. Conheça as outras programações
clicando na imagem.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Cordelista Josué Gonçalves vai à Belmonte para falar da influência do Cordel em sua vida


XV ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS


O escritor Josué Gonçalves de Araújo, premiado pelo MINC com o cordel “Os três fios de cabelo de ouro do Diabo”, estará na Biblioteca Belmonte para falar da influência da literatura de cordel na sua vida e sobre a elaboração de seus livros. Dia 21/06, quinta-feira, às 19h


Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br
e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br  



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Destaques da semana - de 15 a 21 de junho




Prof. João Jonas Veiga Sobral

ENCONTROS

Palestra Nova ortografia
O professor João Jonas Veiga Sobral apresentará as principais mudanças propostas pelo Novo Acordo Ortográfico e as ilustrará com exemplos extraídos de mídias impressas e canções populares. Haverá espaço para debate e esclarecimento de dúvidas a cerca das novas solicitações. 2h10.
Dia 15 de junho às 15hBiblioteca Sylvia Orthof
Dia 21 de junho às 15hBiblioteca Ricardo Ramos


Bate papo sobre mangá

Com Elza Keiko
Bate papo com a editora e tradutora Elza Keiko, que irá explicar um pouco sobre o universo dos mangás. Livre.
Dia 18 de junho às 10hBiblioteca Adelpha Figueiredo




Filme Dead Hooker in a trunk

SESSÃO CINEFANTASY

Dead Hooker in a trunk
(Canadá, 2010, 90 min, legendado, DVD)

Dir: Jen e Sylvia Soska. Elenco: Rikki Gagne, Jen Soska, Sylvia Soska, CJ Wallis

Em Vancouver, quatro amigos começam mais um dia de trabalho e o terminam brigando por suas vidas quando eles descobrem o corpo de uma prostituta deixado em seu porta-malas. O grupo tem de deixar de lado suas diferenças para sumir com o corpo antes que eles sejam os próximos no porta-malas. maiores de 14 anos
Dia 16 de junho às 18h
Biblioteca Viriato Corrêa



O roteirista Leandro Saraiva

CINEMA

Biblioteca Pública Roberto Santos

Mostra “Os grandes roteiros”
Dia 15 às 15h – Pulp Fiction – tempo de violência
Dia 16 às 18h – Ilha das flores + O homem que copiava
*sessão seguida de debate com Leandro Saraiva
Leandro Saraiva, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, é da O2 Filmes, participou dos roteiros de “Cidade dos homens” e “9mm”, além de ser o co-autor do livro “Manual de Roteiro – ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV”.
Dia 17 às 16h – O silêncio de Lorna
Dia 17 às 18h – Adam – Memórias de uma guerra

Sessão Nostalgia
Dia 20 às 19h – Cavalgada Trágica

Sessão Infantil
Dia 16 às 16h – O Grilo Feliz



Filme Pro dia nascer feliz

Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Mostra “A escola vai ao cinema”
Dia 15 às 16h – Ao mestre, com carinho
Dia 15 às 18h – If...
Dia 16 às 16h – Pro dia nascer feliz
Dia 17 às 18h – Picardias estudantis

Sessão infantil
Dia 17 às 16h – O caminho para Eldorado


Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Sessão infantil
Dia 19 às 15h – A era do gelo 3



SARAUS

Literatura Periférica: Veia e Ventania nas bibliotecas de São Paulo

A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.

Sarau da Poesia Maloqueirista
Dia 16 de junho às 14hBiblioteca Alceu Amoroso Lima
*Participação do poeta Binho, resistência cultural do Campo Limpo e América Latina, que também exibirá o vídeo "curta saraus", propondo reflexão sobre o tema e o momento que o atual contexto passa

Sarau do Ricardo ao Assumpção
Com a participação do Grupo de Teatro Projeto Bazar
Levando o nome de dois poetas brasileiros, Cassiano Ricardo e Itamar Assumpção, o sarau tem como objetivo abrir o espaço da Biblioteca para torná-la mais agradável ao leitor. Os participantes serão convidados a escolher poemas, crônicas e outros textos para recitar ou ler. Haverá também apresentações musicais e performances. As obras deste mês serão de Jorge Amado e Caetano Veloso.
Dia 21 de junho às 14hBiblioteca Cassiano Ricardo

TEATRO

Circus – A Nova Tourneé
Circo de Bonecos
No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados para divertir e entreter a platéia. Livre.
Dia 16 de junho às 11hBiblioteca Belmonte
Dia 17 de junho às 11hBiblioteca Cora Coralina



Grupo 59


O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Grupo 59
Da obra de Jorge Amado, o espetáculo narra a história do amor impossível entre um gato mal humorado e uma linda e amigável andorinha. Para maiores de 6 anos.
Dia 16 de junho às 16h Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 17 de junho às 11hBiblioteca Padre José de Anchieta
Dia 20 de junho às 14h30Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato



Grupo Arte Simples de Teatro

A Festa
Grupo Arte Simples de Teatro
Em um reino onde é proibida a entrada de crianças, a princesa Maria Joaquina completa 15 anos.
Dia 20 de junho às 14h30Biblioteca Camila Cerqueira César

O Cortiço
Grupo Trapiche
Adaptada da obra do escritor Aluísio de Azevedo, a história contada na peça focaliza o nascimento dos cortiços e a oposição entre a burguesia e o proletariado. Para maiores de 14 anos. 60 min.
Dia 18 de junho às 19hBiblioteca Cassiano Ricardo

Natal em Hiroshima
Com Cia. Paulistana de Teatro. Texto e direção: Ygor Fiori.
O espetáculo tem como finalidade chamar a atenção para o eterno fantasma de uma calamidade nuclear que de tempos em tempos volta ao cenário das discussões.
Às quintas, às 20h, de 14 a 28 de junho. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.



blogger custom facebook twitter

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Destaques da Semana - De 4 a 7 de junho

TEATRO



Circus – A Nova Tourneé
Com Circo de Bonecos
No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados: a Família Ovos com números de equilibrismo; as minhocas trapezistas; o Árabe e seu camelo abusado; a Mosca Dançarina e muitos outros bonecos fazem de tudo para divertir e entreter a platéia. Livre. 50 min.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque - 01223-011
Tel.: 11 3256-4438 e 11 3256-4122
bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br

Dia 6 de junho às 14h30



Capitães de Areia
Grupo Trapiche
Adaptado da obra do escritor Jorge Amado, o espetáculo possui a mesma trajetória do livro e retrata a realidade das diferenças sociais. Para maiores de 14 anos. 1 hora.

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros - 05413-021
Tel.: 11 3082-5023
bmalceualima@yahoo.com.br

Dia 6 de junho às 19h

CINEMA

Biblioteca Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505 - Ipiranga - 04211-040
Tel. 11 2063-0901 e 11 2273-2390
bmrobertosantos@yahoo.com.br

Sessão Nostalgia

Horizonte Perdido
Lost Horizon, EUA, 1937, 133 min, legendado, DVD
Dir: Frank Capra. Elenco: Ronald Colman, Jane Wyatt, Thomas Mitchell.
Baseado numa novela de James Hilton e dirigido por Capra, este filme estava dado como perdido, mas foi remasterizado em 1999 pela UCLA. Para maiores de 14 anos.
Dia 6 de junho às 19h

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque - 01223-011
Tel.: 11 3256-4438 e 11 3256-4122
bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br

Sessão Infantil

A Era do Gelo
Ice Age, EUA, 2002, 81 min, dublado, DVD
Direção: Chris Wedge, Carlos Saldanha
Na Era Glacial, um grupo de animais formado por um bicho-preguiça, um mamute e um tigre-dentes-de-sabre parte para o sul em busca de um clima mais quente. Durante a viagem encontram uma pequena garotinha que está perdida. Eles enfrentarão vários perigos para levar a garotinha de volta para os pais.
Dia 5 de junho às 15h

ARTES NA RUA

Balaio de Dois joga o jogo dos afetos
Com Balaio de Dois
O público vai ser surpreendido com o vasto repertório de poesias, cantigas de roda, acalantos, trava línguas, adivinhas, trocadilhos e parlendas. O poeta Paulo Netho e o músico Salatiel Silva vão jogar com o público o jogo feliz dos afetos para despertar estados de infância adormecidos - coisa que só é possível graças à boa música e às palavras criadeiras. Livre. 1 hora.

Ônibus-Biblioteca Roteiro Jardim Orion - Zona Sul
Dia 5 de junho às 11h
Ônibus-Biblioteca Roteiro Jardim D'Abril - Zona Oeste
Dia 6 de junho às 12h30

Entre na Roda
Com Girasonhos
Espetáculo interativo em que as crianças ouvem histórias populares cantadas e participam de brincadeiras cantadas e dançadas da cultura popular brasileira. São brincadeiras de roda, parlendas, cantigas, adivinhas, trava-linguas e outras enroscadas. Livre. 1 hora

Ônibus-Biblioteca Roteiro Vila São José - Zona Sul
Dia 6 de junho às 12h30



Abre a roda e deixe a história entrar
Com Núcleo Educatho
Com cantigas de roda, parlendas e trava-línguas vamos entrar no imenso universo da nossa cultura popular. Quatro atores-músicos realizam um cortejo, conduzindo os espectadores até o local onde será narrada uma história. Livre. 1 hora.

Ônibus-Biblioteca Roteiro Cidade Líder - Zona Leste
Dia 5 de junho às 12h
Ônibus-Biblioteca Roteiro Tremembé - Zona Norte
Dia 6 de junho às 10h30
Ônibus-Biblioteca Roteiro São Miguel Paulista II - Zona Leste 
Dia 7 de junho às 12h



Palhaços
Com Grupo Forças Amadas
A arte interrompe as atividades cotidianas da comunidade e faz um convite para um encontro em um ônibus que ao invés de transportar pessoas, transporta histórias e palhaços. Livre. 1 hora.

Ônibus-Biblioteca Roteiro Parque Novo Mundo - Zona Norte
Dia 5 de junho às 14h
Ônibus-Biblioteca Roteiro Capão Redondo - Zona Sul
Dia 7 de junho às 14h

Mediação de Leitura
Mediadores de leitura estarão à disposição do público para leitura de diversas obras literárias.

Ônibus-Biblioteca Roteiro Jardim Helena - Zona Leste
Dia 6 de junho às 12h30
Ônibus-Biblioteca Roteiro Vila Stéfani - Zona Sul
Dia 7 de junho às 11h


Folias de São João
Com Folias e Folguedos
Apresentação interativa que leva o público a viajar no imaginário popular com músicas e danças de vários estados das regiões brasileiras. Livre. 1 hora.

Ônibus-Biblioteca Roteiro Vila Penteado - Zona Norte
Dia 7 de junho às 14h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Hoje é dia de história!
Com Cia A Hora da História, formada por Natália Grisi e Camila Cassis.
Mediação de leitura com contos e poesias de renomados autores brasileiros e mundiais e narração de histórias com música e muita interação.

Ponto de Leitura Praça do Bambuzal
Rua da Colônia Nova s/n (Praça Nativo Rosa de Oliveira - Praça do Bambuzal) - Jardim Ângela - 05871-270
Tel. 11 5833-3567

Dia 5 de junho às 10h

Um continente de histórias
Com A Fabulosa Companhia, formada por Lívia Sales, Fernanda Raquel, Silvia Suzy e Simone Grande Jumenez Garcia.
Quatro histórias e músicas de diferentes lugares da América Latina, onde o som e o sabor de nosso continente estão presentes nos adereços, figurinos e cenário. Livre.

Ponto de Leitura São Mateus
Rua Fortaleza de Itapema, 268 - Jardim Vera Cruz - 08330-054
Tel: 11 2019-1718

Dia 5 de junho às 14h

Contos para crianças
Com Maria das Graças N. Marcelino
Serão apresentadas as histórias Onde está o Rabo do Sapo? (Telma Guimarães Castro Andrade), sobre uma reunião na floresta para distribuir rabo aos animais que não possuem, e Dona Baratinha (Ana Maria Machado), em que Dona Baratinha, ao encontrar uma moeda e pensar estar rica, decide procurar um noivo. De 6 a 10 anos. 40 min.

Biblioteca Afonso Schmidt
Av. Elísio Teixeira Leite, 1470 - Cruz das Almas/Freguesia do Ó - 02801-000
Tel.: 11 3975-2305
bcsp.aschmidt@gmail.com / bcsp.aschmidt@prefeitura.sp.gov.br

Dia 6 de junho às 10h

Histórias de Pedro Malasartes
Com Sandro Luiz Coelho
Várias histórias narrando as “artes” e aventuras deste “herói” popular. Pedro Malasartes é jovem, aventureiro, inteligente e esperto, sempre pronto a envolver-se em confusões. Porém, tem um bom coração e sempre acaba ajudando os injustiçados. Livre. 40 min.

Biblioteca Afonso Schmidt
Av. Elísio Teixeira Leite, 1470 - Cruz das Almas/Freguesia do Ó - 02801-000
Tel.: 11 3975-2305
bcsp.aschmidt@gmail.com / bcsp.aschmidt@prefeitura.sp.gov.br

Dia 6 de junho às 14h

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Destaques do Fim de Semana - De 1º a 3 de junho

AGENDA DE JUNHO


Já está disponível em versão online a agenda com a programação de junho das Bibliotecas, Pontos de Leitura, Ônibus-Biblioteca e Bosques de Leitura.
Acesse também a agenda em pdf


CURSOS
O Despertar do Contador de Histórias
Com Simone Grande e Kelly Orasi
O minicurso tem por objetivo apontar caminhos para a arte da narrativa, levantando questões, propondo exercícios, incentivando a pesquisa e finalizando com uma roda de histórias com os participantes. Público alvo: contadores de histórias, professores e interessados.
Carga horária: 24h.
Vagas limitadas. Inscrições na Biblioteca a partir de 1º de junho.
 
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 170 - Santana - 02018-010
Tel.: 11 2973-4461
bmnarbalfontes@yahoo.com.br
Dias 16, 23 e 30 de junho das 9h às 16h
TEATRO


Circus – A Nova Tourneé
 Com Circo de Bonecos
No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados: a Família Ovos com números de equilibrismo; as minhocas trapezistas; o Árabe e seu camelo abusado; a Mosca Dançarina e muitos outros bonecos fazem de tudo para divertir e entreter a platéia. Livre. 50 min.
Biblioteca Hans Christian Andersen
Av. Celso Garcia, 4142 - Tatuapé - 03064-000
Tel.: 11 2295-3447
bmhanscandersen@yahoo.com.br

Dia 2 de junho às 16h


O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá 
Com Grupo 59
Da obra de Jorge Amado, o espetáculo narra a história do amor impossível entre um gato mal-humorado e uma linda e amigável andorinha. Resgatando a tradição dos contadores de histórias, os atores assumem personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções. Mesclando humor e lirismo, contam uma fábula de amor e (in)tolerância entre seres de espécies diferentes. Para maiores de 6 anos. 50 min.
Biblioteca Cora Coralina
Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 - Guaianazes - 08461-000
Tel.: 11 2557-8004
bmcoracoralina@yahoo.com.br

Dia 3 de junho às 11h

CINEMA

Biblioteca Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505 - Ipiranga - 04211-040
Tel. 11 2063-0901 e 11 2273-2390
bmrobertosantos@yahoo.com.br

Mostra Os Grandes Roteiros

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004, 108 min, legendado, DVD
Dir: Michel Gondry. Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Tom Wilkinson, Mark Ruffalo, Kirsten Dunst.

Joel, depois de uma briga com a namorada Clementine, não entende quando ela não o reconhece. Ao procurar saber por que isso acontecera, Joel descobre que Clementine usou os serviços de uma empresa especializada em apagar certas lembranças da memória de seus clientes. Para maiores de 14 anos.
Dia 1º de junho às 15h

Casablanca
EUA, 1942, 102 min, legendado, DVD
Dir: Michael Curtiz. Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains,Peter Lorre.

Casablanca é rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Lá, Rick vai reencontrar Ilsa, anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris. Livre
Dia 2 de junho às 19h

Fargo
EUA, 1996, 98 min, legendado, DVD
Dir: Joel Coen. Elenco: Frances McDormand, Steve Buscemi, William H. Macy.

Jerry, um vendedor de carros de uma cidadezinha de Minnesota, está afundado em dívidas... Mas ele tem um plano. Vai contratar dois bandidos para sequestrarem sua esposa, para poder receber um polpudo resgate de seu endinheirado sogro. Vai ser moleza e ninguém ver se ferir... Até que as pessoas começam a morrer. Então entra em cena a chefe de polícia Marge, uma investigadora que gosta de beber café, usar parka e está grávida. Para maiores de 18 anos.
Dia 3 de junho às 16h

Poesia
Shi, Coréia do Sul, 2010, 139 min, legendado, DVD
Dir: Lee Chang-Dong. Elenco: Jeong-hie Yun, Nae-sang Ahn, Hira Kim.

Mija vive com seu neto em uma cidade perto do rio Han. Seu novo desejo é aprender a fazer poesia, o que a leva a um curso especializado em um centro cultural perto de sua casa. O curso faz com que apure sua observação do cotidiano, de forma a ter inspiração para seus versos. Paralelamente, ela precisa lidar com uma confusão causada por seu neto, que faz com que tenha que conseguir uma alta quantia em pouco tempo. Para maiores de 16 anos.
Dia 3 de junho às 18h

Sessão Nostalgia 

Horizonte Perdido
Lost Horizon, EUA, 1937, 133 min, legendado, DVD
Dir: Frank Capra - Elenco: Ronald Colman, Jane Wyatt, Thomas Mitchell.

Baseado numa novela de James Hilton e dirigido por Capra, este filme estava dado como perdido, mas foi remasterizado em 1999, pela UCLA. Para maiores de 14 anos.
Dia 6 de junho às 19h

Sessão Infantil 

Vida de Inseto
A Bug’s a Life, EUA, 1998, 96 min, dublado, DVD
Dir: John Lasseter, Andrew Stanton.

Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha. Livre
Dia 2 de junho às 16h

Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana - 04021-050
Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
bibliotecavilamariana@hotmail.com

Mostra A Escola Vai Ao Cinema 

Com Mérito
With Honors, EUA, 1994, 103 min, legendado, DVD
Dir: Alek Keshishian. Elenco: Joe Pesci, Brendan Fraser, Moira Kelly, Patrick Dempsey.

Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantageia Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. Para maiores de 12 anos
Dia 1º de junho às 16h

Elefante
Elephant, EUA, 2003, 81 min, legendado, DVD
Dir: Gus Van Sant. Elenco: John Robinson, Timothy Bottoms, Matt Malloy.

Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semiautomática, com altíssima precisão e poder de fogo. Para maiores de 16 anos.
Dia 1º de junho às 18h

Curtindo a Vida Adoidado 
Ferris Bueller's Day Off, EUA, 1986, 102 min, legendado, DVD
Dir: John Hughes. Elenco: Matthew Broderick, Mia Sara, Alan Ruck.

Ferris Bueller é um jovem que está no último ano do colégio. Certo dia, ele sente uma vontade incontrolável de matar aula, curtindo pela cidade com sua namorada e seu melhor amigo. Em meio a tanta diversão, o diretor do colégio Ed está disposto a acabar com a festa do rapaz. Livre
Dia 2 de junho às 16h

Entre os Muros da Escola 
Entre les Murs, França, 2008, 128 min, legendado, DVD
Dir: Laurent Cantet. Elenco: François Bégaudeau, Agame Malembo-Emene.

 François e seus colegas professores preparam o novo ano letivo em uma difícil escola da periferia parisiense. Munidos das melhores intenções, eles se apoiam mutuamente para manter vivo o estímulo de dar a melhor educação a seus alunos. A sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, testemunha os choques entre as diferentes culturas. Para maiores de 12 anos.
Dia 2 de junho às 18h

Uma Mente Brilhante
A Beautiful Mind, EUA, 2001, 135 min, legendado, DVD
Dir: Ron Howard. Elenco: Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly.

O filme retrata a história da dura vida do matemático John Nash, que no meio do século passado revolucionou as teorias econômicas com suas idéias originais que ele tanto procurou. A história começa com sua vida na faculdade e vai até 1994, quando o mesmo ganhou o prêmio Nobel. Para maiores de 12 anos.
Dia 3 de junho às 18h

Sessão Infantil 

Aladdin 
EUA, 1992,  90 min, dublado, DVD
Dir: Ron Clements, John Musker.
Aladdin, um jovem pobre e sonhador, se envolve com a Princesa Jasmine. Quando Jafar, o bruxo conselheiro do sultão, tenta estragar toda essa felicidade, Aladdin encontra uma lâmpada mágica com um gênio que muda todo o rumo de sua vida. Livre
Dia 3 de junho às 16h

ARTES NA RUA

Balaio de Dois joga o jogo dos afetos

 Com Balaio de Dois 
O público vai ser surpreendido com o vasto repertório de poesias, cantigas de roda, acalantos, trava línguas, adivinhas, trocadilhos e parlendas. O poeta Paulo Netho e o músico Salatiel Silva vão jogar com o público o jogo feliz dos afetos para despertar estados de infância adormecidos - coisa que só é possível graças à boa música e às palavras criadeiras. Livre. 1 hora.
Dia 2 de junho às 13h

Entre na Roda
Com Girasonhos
Espetáculo interativo em que as crianças ouvem histórias populares cantadas e participam de brincadeiras cantadas e dançadas da cultura popular brasileira. São brincadeiras de roda, parlendas, cantigas, adivinhas, trava-linguas e outras enroscadas. Livre. 1 hora
Dia 1 de junho às 12h20
Ônibus-Biblioteca Roteiro Jardim São Savério - Zona Sul
Dia 3 de junho às 13h

Abre a roda e deixe a história entrar
Com Núcleo Educatho
Com cantigas de roda, parlendas e trava-línguas vamos entrar no imenso universo da nossa cultura popular. Quatro atores-músicos realizam um cortejo, conduzindo os espectadores até o local onde será narrada uma história. Livre. 1 hora.

Ônibus-Biblioteca Roteiro Vila Icaraí - Zona Norte
Dia 1 de junho às 14h
Ônibus-Biblioteca Roteiro Jardim Camargo - Zona Leste
Dia 2 de junho às 11h
Ônibus-Biblioteca Roteiro Jardim Cidade Pirituba - Zona Norte
Dia 3 de junho às 14h

Mediação de Leitura
Mediadores de leitura estarão à disposição do público para leitura de diversas obras literárias.

Ônibus-Biblioteca Roteiro Vila Santo Estéfano - Zona Sul
Dia 1 de junho às 12h30

Folias de São João
Com Folias e Folguedos
Apresentação interativa que leva o público a viajar no imaginário popular com músicas e danças de vários estados das regiões brasileiras. Livre. 1 hora.

Ônibus-Biblioteca Roteiro Vila Silvia - Zona Leste
Dia 3 de junho às 14h

Música e poesia ao ar livre
Com Grupo Vocal Carpe Diem
Grupo de música vocal com seis integrantes, regido por Beto Rodrigues, interpreta canções entrelaçadas com poesia. Livre.

Bosque da Leitura Parque Cidade de Toronto
Av. Cardeal Mota, 84 - City América/Pirituba - 05101-210
Tel.: 11 3834-2176 (administração do parque)
bosquedaleitura@prefeitura.sp.gov.br

Dia 3 de junho às 14h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Menina Borboleta no reino das histórias
Com Tininha Calazans
Texto que integra contos, versos e cantigas tradicionais à história de vida de uma garota que vive voando. Livre. 50 min.

Biblioteca Álvaro Guerra
Av. Pedroso de Moraes, 1919 - Pinheiros - 05419-001
Tel. 11 3031-7784
bcsp.aguerra@prefeitura.sp.gov.br

Dia 2 de junho às 11h

Um continente de histórias
Com A Fabulosa Companhia, formada por Lívia Sales, Fernanda Raquel, Silvia Suzy e Simone Grande Jumenez Garcia.
 Quatro histórias e músicas de diferentes lugares da América Latina, onde o som e o sabor de nosso continente estão presentes nos adereços, figurinos e cenário. Livre.

Ponto de Leitura do Parque Piqueri
Rua Tuiuti, 515 - Tatuapé - 03081-000
Tel. 11 2092-6524 - (administração do parque)

Dia 3 de junho às 11h