segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Destaques da semana - de 12 a 18 de outubro



ESTREIA

ÓPERA FANTÁSTICA: O mundo fantástico da ópera
Com Rosana Rios, César Patoulos; Virgínia Rezende Montesino; Regina Rios, Gustavo Tassi; Michel Souza, Diego Maurílio e Raquel Gillio.
Ópera Fantástica é um projeto que pretende levar ao público o conhecimento das histórias de algumas grandes óperas. No espetáculo a narração da história se mescla com música de piano e canto lírico, em meio a uma aventura em que os personagens adentram o universo operístico. A apresentação traz trechos de clássicos como “Aída”, “O Barbeiro de Sevilha” e “Carmen”. Texto original da escritora Rosana Rios com colaboração de Virgínia Montesino. Para maiores de 6 anos. 60 min.
Dia 13 de outubro às 11h – Biblioteca Belmonte
Dia 14 de outubro às 11h – Biblioteca Cora Coralina
Dia 17 de outubro às 14h30– Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


TEATRO

Albertinho, menino voador
Com Cia. Luzes e Lendas
A peça utiliza-se do teatro de sombras e objetos animados, para contar a história de Santos Dumont, desde sua infância até o vôo do XIV-bis. Dois mecânicos, que trabalham para o Sr. Dumont, estão às voltas com um novo projeto do “chefe” e, enquanto trabalham, comentam e ilustram fatos da vida do inventor. As histórias narram a infância do menino Albertinho, que já demonstrava atração por máquinas de voar e pela leitura dos livros de Júlio Verne, as suas experiências nem sempre bem sucedidas com os balões, e o momento atual, 1906, quando os mecânicos estão trabalhando na montagem de um aeroplano muito especial: O XIV BIS. Livre.
Dia 12 de outubro às 11h e às 15hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato



Fui educado pela imaginação

Com Cia. Corpocena
Poética cênica não linear sobre o universo das brincadeiras infantis, num jogo entre memória e imaginação, levando à cena brincadeiras conhecidas e outras inventadas em composição com pequenas fábulas de medo, heroísmo e fantasia.
Dia 13 de outubro às 16h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

Com Núcleo Trecos e Cacarecos
Neste espetáculo o Núcleo Trecos e Cacarecos promove uma leitura absolutamente inovadora do clássico de Cervantes. A célebre história do cavaleiro é contada com a utilização de objetos de uso cotidiano em lugar dos personagens da trama. Livros e brinquedos ganham vida e se transformam nos personagens da trama criativa e envolvente. Livre.
Dia 14 de outubro às 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

As aventuras do Super Reciclomem

De maneira lúdica e interativa, ensinamos as crianças que não podemos jogar os resíduos nas ruas e devemos adotar o hábito da reciclagem. De 4 a 10 anos.
Dia 17 de outubro às 10h – Biblioteca Raul Bopp


MÚSICA

Workshop: Música Flamenca
Já estão abertas as inscrições para o Workshop de Música Flamenca, com o instrumentista Zezo Ribeiro, estudioso de violão flamenco radicado há 11 anos na Espanha.
Zezo abordará em dois dias os pontos de conexão entre as músicas flamenca e brasileira (como inflexões melódicas e processo de harmonização), diferenças entre elas no violão (atitude, construção, sonoridade e utilização de técnicas) e alguns aspectos da música e cultura flamenca e cigana (filosóficos, didáticos, culturais), além de temas como movimentos musicais e falseta, virtuose Versus aparato etc.
O workshop acontecerá nos dias 20 e 27 de outubro, sábados, às 14h na biblioteca de Música.Vagas limitadas. Biblioteca Cassiano Ricardo.

Show: Gonzagueando com Escurinho do Acordeon

Com Escurinho do Acordeon
O sanfoneiro Escurinho do Acordeon, considerado o Gonzagão de Santo Amaro, traz ao auditório Kiyomi Oba, um repertório especialmente escolhido em homenagem ao Rei do Baião.
Dia 18 de outubro às 19h –
Biblioteca Belmonte


CURSO

Literatura Policial e Detetivesca: estudo e desenvolvimento da escrita profissional
Com o jornalista e escritor Sérgio Pereira Couto
Foi se o tempo em que o culpado era o mordomo... A oficina pretende resgatar a literatura policial clássica, adicionando elementos atuais e, vez ou outra, surreais, como no caso de literatura fantástica. Também serão exploradas a vida e a obra dos principais nomes do gênero policial e expostas as metodologias para criação de histórias. Para amiores de 14 anos.
Carga horária: 18h. 20 vagas. Inscrições diretamente na Biblioteca de seu interesse.
Às terças, às 14h, de 16 de outubro a 27 de novembro. Biblioteca Paulo Setúbal.
Às quintas, às 14h, de 18 de outubro a 29 de novembro. Biblioteca Amadeu Amaral.

Palestra Nova ortografia

O professor João Jonas Veiga Sobral apresentará as principais mudanças propostas pelo Novo Acordo Ortográfico e as ilustrará com exemplos extraídos de mídias impressas e canções populares. Haverá espaço para debate e esclarecimento de dúvidas a cerca das novas solicitações. 2h10.
Dia 18 de outubro às 15h – Biblioteca Belmonte


OFICINAS

Oficina de escrita criativa – Como escrever seu livro
Com Reynaldo Bessa
Será abordado como desenvolver uma ideia que dará origem a um poema, conto ou até mesmo romance; como enriquecer essa idéia através de leituras e análises de texto; como terminar um texto inacabado. Também serão mostrados os caminhos a serem seguidos no mercado editorial atual, o mundo dos blogs, livros digitais, mídias sociais e muito mais. Para maiores de 15 anos.
25 vagas. Inscrições até 16 de outubro pessoalmente ou pelo telefone.
Às quartas, das 14h às 16h, de 17 de outubro a 28 de novembro. Biblioteca Milton Santos

Os sons que vêm do lixo

Com Maria Anunciação Rosa da Silva
A oficina pretende reunir conceitos de educação ambiental, percepção musical e elementos da cultura popular na construção de instrumentos musicais com materiais descartados. Para maiores de 12 anos.
Às terças, das 8h às 11h, até 27 de novembro. Biblioteca Raul Bopp.
Acesse toda a programação de oficinas nas Bibliotecas.


CINEMA

O surrealismo de Luis Buñuel

Em outubro serão apresentados sete filmes da aclamada obra cinematográfica de Luis Buñuel.
Biblioteca Roberto Santos
Dia 14 de outubro
16h - O anjo exterminador
18h - O discreto charme da burguesia

ARTES NA RUA

Cortejo da Memória
Com Grupo Redimunho
Uma velha trupe circense, que na sina de trocar sua arte por pouso e comida, percorre os “Brasis”, e convida o publico a (re)memorar sua própria história, embalados pelas cantigas e cirandas de um outro tempo, que mesmo que pareça distante, ainda está vivo dentro de cada um. Consulte nossa programação de Artes na Rua e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário