quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Destaques da Semana - 24 a 30 de agosto

SHOWS

Viva Elpídio!
Com Oswaldinho Viana, Marisa Viana, Pratainha e Andre Perine
O show revive a trajetória deste músico, arranjador e grande compositor brasileiro, cuja obra possui grande importância para a cultura caipira, tanto na música popular como no Cinema, pois foi o autor das principais trilhas sonoras do cineasta Mazzaropi.
Dia 25 de agosto às 18hBiblioteca Cassiano Ricardo

Língua Cantada
Com Prof. João Jonas Veiga Sobral
Os encontros são direcionados ao público jovem, destacando as nuances da língua na criação das músicas populares. Por meio da análise de letras de música, que vão do samba ao rap, passando pelo rock nacional, MPB e outros gêneros populares, o projeto aborda temas da nossa língua em uma experiência informal. Parceria com a revista Língua Portuguesa.
Dia 24 de agosto às 15hBiblioteca Vicente de Carvalho
Dia 31 de agosto às 14hBiblioteca Raul Bopp

AGOSTO CAIPIRA

Mazzaropi – Uma História Única no Cinema Brasileiro
O jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin, que prepara o lançamento de seu documentário em longa metragem sobre Mazzaropi, analisa o fenômeno Amácio Mazzaropi não somente pelo seu aspecto mais conhecido – o de ator cômico – como também em suas facetas como argumentista, diretor, distribuidor e produtor cinematográfico de extremo sucesso. Uma história única dentro do cinema brasileiro.
Vagas limitadas. Inscrições na Biblioteca.
Dia 27 de agosto às 19hBiblioteca Viriato Corrêa

Além do encontro, haverá diversas contações de histórias caipiras durante esta semana e um Sarau Caipira. Confira a programação.

SARAUS

Sarau Fantástico – Lobisomem: as origens do mito. Folclore ou ciência?
Org: Silvio Alexandre, criador do Fantasticon.
Um espaço para discussão sobre a produção do fantástico brasileiro. A iniciativa pretende enriquecer o debate e incentivar o estudo sobre este gênero. Em agosto, o mês do Folclore, teremos um bate-papo com as escritoras Rosana Rios e Helena Gomes, autoras do livro "Sangue de Lobo", sobre um personagem muito conhecido da literatura fantástica: o lobisomem. No evento será lançado o livro de Alfer Medeiros, "Fúria Lupina – América Central”, e haverá muita música com canções sobre lobisomens com o músico e escritor César Marques ao violão.

Literatura Periférica: Veia e Ventania nas bibliotecas de São Paulo
A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.

TEATRO

Arte Simples conta Tchekhov
Com o grupo Arte Simples
O personagem Tchékhov está no céu e descobre que um grupo de teatro está ensaiando uma de suas peças. Curioso, Tchékhov quer descer à Terra para ajudá-las..
Enquanto isso o grupo começa a ensaiar a peça “As Três Irmãs. Paralelamente, Tchékhov cai no Brasil; porém no sertão nordestino. Com ajuda de diversos personagens arquetipos brasileiros muitas aventuras acontecem.
Dia 25 de agosto às 19h30Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 26 de agosto às 19h30Biblioteca Viriato Corrêa

Ciência Divertida – Mudanças Climáticas
No espetáculo educativo “Mudanças Climáticas” cientistas recebem uma mensagem da Ursa Rosa, que mora no Pólo Norte. É uma mensagem de socorro, pois o gelo está derretendo e o nível dos mares está subindo. De uma maneira interativa o grupo irá abordar as mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta e de que forma isso afeta a nossa vida. Para maiores de 6 anos. 60 min.
Dia 25 de agosto às 14hBiblioteca Mário Schenberg

O casamento entre o Céu e a Terra
Com Cia Luarnoar
A Cia. Luarnoar traz à cena a obra de Leonardo Boff, "O casamento entre o Céu e a Terra" apresentando histórias da cultura indígena, unindo à palavra, a magia dos sons e da encenação, numa expressão única do teatro narrativo. Livre. 50 min.
Dia 26 de agosto às 11hBiblioteca Padre José de Anchieta

Folia de Boi
Com Núcleo Trecos e Cacarecos
O espetáculo apresenta, através de música ao vivo, bonecos e bom humor, uma mescla de versões da tradicional história do Boi Bumbá.
Com medo de que seu filho nasça com cara de boi, um vaqueiro mata o animal que pertence ao coronel da cidade para satisfazer o desejo de sua esposa grávida. Para não ser punido, ele tenta ressuscitar o bicho, recorrendo a artifícios medicinais e rituais religiosos. Para maiores de 2 anos. 50 min.
Dia 26 de agosto às 11hBiblioteca Álvares de Azevedo
Dia 26 de agosto às 16hBiblioteca Viriato Corrêa

O Cortiço
Com Grupo Trapiche
O Cortiço é uma adaptação da obra de Aluísio de Azevedo. A História contada na peça focaliza o nascimento dos cortiços e a oposição entre a burguesia e o proletariado. Para maiores de 14 anos. 60 min.
Dia 28 de agosto às 14hBiblioteca Cora Coralina

ARTES NA RUA

Histórias, música, leitura e muita diversão. Nos Ônibus biblioteca e nos Bosques da Leitura, você encontra diversas programações, entre elas o Sarau do Binho, o grupo Sansakroma, o Sarau da Vila Fundão e o Grupo do Balaio. Confira aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário