terça-feira, 26 de junho de 2012

VI Arraial literário abre homenagens a Luiz Gonzaga na Biblioteca Belmonte

                                               


A Biblioteca Belmonte realiza no próximo sábado, dia 30/06/12, a 6ª edição de seu arraial literário.  O Evento marca o início de comemorações relacionadas ao Centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.




As dependências da biblioteca se transformarão em um autêntico arraial e onde serão apresentadas as mais animadas demonstrações das artes juninas sejam elas cantadas, lidas, dançadas, contadas, saboreadas ou declamadas. Serão 6 horas seguidas de brincadeiras, animação, talento, amizade e muita alegria.
Como o tema deste ano será uma homenagem ao centenário do Rei do Baião, sua vida e sua rica obra serão mostradas através de  quadrilhas, forró, músicas, leituras, paineis informativos, contações, narrações, vivências e interpretações.   


O espaço lateral estará dedicado às delícias juninas, com direito a bolo de milho, curau, tapioca e outras guloseimas. Vale a pena vir e conferir!




GRADE DE PROGRAMAÇÃO






10h -  Abertura com Sabino Lopes e Escurinho do Acordeon.


10h30 - Projeto Música Vocacional em destaque, com a Artista-orientadora Gisele Ramos e seus vocacionados trazendo uma apresentação inspirada em Gonzagão.


11h  - No Auditório Kiyomi Oba acontecerá a apresentação da Peça Teatral Gato Malhado e Andorinha Sinhá com o Grupo 59, baseado na obra de Jorge Amado.


12h  - Apresentação especial do Projeto Teatro Vocacional, com o Artista-orientador Antonio Jr. e seus vocacionados.


12h30  - A contadora e mediadora de leitura Andrea de Sousa traz Luiz Gonzaga: o Encantador Contador e Cantador de Histórias.


12h50  - Espaço Gonzagão - Sala de Reboco: Acompanhados pelo som da sanfona de Escurinho do Acordeon, grupos convidados se apresentam em danças juninas e quadrilhas.
Destaques para as crianças do Colégio Acquarella Mater;
Quadrilha de Pais e Filhos da EMEI Borba Gato e da CEI Santo Amaro; e
Apresentação do Clube da Turma: Social Bom Jesus.


13h30  - Caravana de Cordel traz grandes nomes da cultura popular, para declamar, cantar e contar Luiz Gonzaga. Destaque para as participações de Luiz Wilson, Aldy Carvalho, Pedro Monteiro, Cacá Lopes e Moreira de Acopiara.


14h40  - Xote dos Meninos - farra e forró, pela equipe da Belmonte, leitores, parceiros, apologistas e apoiadores da cultura popular, As Rosinhas do Gonzagão com um grupo do Centro de Cidadania de Mulheres, Os idosos do Grupo Alicerce e Vida da Vila Arriete.


15h  - Escurinho do Acordeon, o Luiz Gonzaga de Santo Amaro, puxa o fole com as pérolas de Gonzagão.


15h40 - Espaço Sarau Sertanejo – organizado pela cantora Paula Dundee, traz apresentações de artistas que fazem a tradicional atração mensal da Belmonte.






Sobre Luiz Gonzaga


Luiz Gonzaga, nascido aos 13 de dezembro de 1912, em Exu, sertão de Pernambuco, ganhou notoriedade por trazer a valorização de ritmos nordestinos como o baião, o xote e o xaxado. Quebrou preconceitos e se tornou ídolo de massa. Sanfoneiro virtuose, compositor e cantor recebeu o título de Rei do Baião.





Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br
e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br  












Nenhum comentário:

Postar um comentário