terça-feira, 3 de abril de 2012

Mês de abril na Biblioteca Belmonte tem a marca da cultura nordestina

.
A Biblioteca Belmonte, temática em cultura popular, acolherá, no mês de abril, diversas atrações que remetem à contribuição nordestina para a cultura popular. Têm destaque nesses eventos a literatura de cordel, o teatro, o forró e o repente.

No dia 12, quinta feira, às 19h, a Belmonte receberá pela segunda vez a premiada dupla de repentistas Edmilson e Lisboa que traz o premiado evento PE na França. Este evento contará com a exibição do documentário PE na França e da apresentação dos cantadores, mediados pelo poeta cordelista e escritor infantil César Obeid.

Nos dias 14, sábado, e 15, domingo, às 17h, a Biblioteca apresenta a 4º edição do Encontro de Repentistas em Santo Amaro. O objetivo do evento é abrir espaço para os autênticos representantes da Viola nordestina, da Cantoria, do Repente e do Cordel, preservando e divulgando a cultura popular. A cada de encontro, cinco duplas de Cantadores Repentistas e um poeta cordelista se apresentarão, com mediação de Moreira de Acopiara.

No dia 26, quinta-feira, às 19h, Aderaldo Luciano, Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio da Janeiro,  traz à Biblioteca Belmonte, Cordel, Forró, Tradição e Traição, uma aula-espetáculo que é uma amostra do produto poético nordestino no que diz respeito a sua literatura e sua música, notadamente o Cordel, os Poemas Matutos e o Forró (designação genérica para a música). O evento tem duração aproximada de uma hora e meia, e está destinado a todos os públicos e dividido em duas partes intercaladas: a primeira: a poética, quando são declamados e lidos poemas de cordel e poemas matutos e contadas curiosidades; a segunda: a músical,  quando, pela música se faz uma busca pela origem dos gêneros musicais nordestinos (xaxado, xote, baião, agalopado, rojão).


A peça Encontro com o Destino, adaptada do folheto de cordel de mesmo nome escrito pelo poeta Moreira de Acopiara foi contemplada com o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré ed. 2010 do Ministério da Cultura. Conta a história de um ex-combatente de Canudos que ficou cego. Em vez de ir para o Rio de Janeiro na busca pelo seu Capitão na época da guerra, desembarca por engano em São Paulo, no Brás, onde eram recebidos os imigrantes em busca de trabalho. Direção: Paulo Bueno. Cia. Trupe di Cinco. Adaptação do Cordel de Moreira de Acopiara. Dias 14/04, sábado, às 14h e 25/04, 4ª.feira, às 19h.
Complementando a programação, no último sábado do mês, como é de costume, ocorrerá o tradicional Sarau Sertanejo. Organizado por Paula Dundee e apresentado por Guarani, o sarau acolhe grupos de viola caipira e cantoria. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Dia 28/04, sábado, às 15h.







Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br
Blog: www.bibliotecabelmontesp.blogspot.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário