segunda-feira, 26 de setembro de 2011

XI ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS

Dia 29/09, quinta- feira, às 19h

Em mais um encontro com o público, Pedro Monteiro, autor de Chicó, o Menino das Cem Mentiras e de João Grilo, um Presepeiro no Palácio, retorna ao auditório Kiyomi Oba na Biblioteca Belmonte para falar do seu novo lançamento: O triunfo do poeta no Reino do Cafundó.

Revisitando uma fórmula utilizada por Leandro Gomes de Barros, na História da donzela Teodora, Pedro Monteiro traz uma história fantástica, com Monarca, princesa e príncipe, numa aventura recheada de desafios, perguntas e respostas, que prendem a atenção do leitor do início ao fim da história, conforme cita o poeta Marco Haurélio:

"Não é novo na literatura de cordel o motivo das perguntas e respostas. Figura no grande clássico História da Donzela Teodora, de Leandro Gomes de Barros, e nas Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima. Câmara Cascudo recolheu o conto As Perguntas de D. Lobo, reproduzido no Contos Tradicionais do Brasil, em que o personagem-título é derrotado por um moço que lhe faz a seguinte pergunta: “Quem é que nasceu de uma Virgem, batizou-se num rio e morreu numa cruz?”. D. Lobo, que era o Diabo sob disfarce, sem poder pronunciar o sagrado nome de Jesus, acaba derrotado. O rei Nagib da fabulação de Pedro, encarnando o mal absoluto, é uma caricatura do Diabo dos contos de adivinhação. "


Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br


6 comentários:

  1. Jomar muito agradecido pela divulgação.
    Espero os amigos e demais entusiastas da poesia cordeliana. Até lá!

    ResponderExcluir
  2. Com espírito empreendedor, a ex-coordenadora Andrea Regis iniciou esse projeto em 2010, proporcionando o encontro de escritores cordelistas c/ o público q/ aprecia cordel, no estabelecimento público. É por causa de iniciativas assim q/ prestigiarei o amigo Pedro Monteiro.

    ResponderExcluir
  3. O evento foi muito bom e vimos o quanto o cordel se aproxima cada vez mais do nosso público.

    ResponderExcluir
  4. Varneci, as presenças dos poetas João Gomes de Sá, Moreira de Acopiara, além da sua e das amigas Maria Helena, Fátima Rocha, Ana Rita, Marli Vitória e o apoio do coordenador da Biblioteca, Jomar Santos mais o auditório lotado, não podia ser melhor nosso evento.

    Quero agradecer a todos e deixar aqui meu forte abraço

    ResponderExcluir
  5. O encontro na Biblioteca Belmonte foi descontraído e agradável, prestigiar o autor PedrO MonteirO e os demais cordelista é sempre um privilégio... a gente se abre para aprender e descobrir outras estratégias de trabalho, o que é fundamental para um educador.
    Parabéns Pedro!

    ResponderExcluir
  6. Amigo eu fui também
    E lá fiquei encantado,
    Pois vi a Belmonte cheia
    O salão quase lotado,
    Pra minha satisfação,
    Varneci, Moreira e João
    Fizeram um pronunciado.

    ChicO TropeirO

    ResponderExcluir