terça-feira, 5 de outubro de 2010

Encontro da Língua, da Música e da Literatura na Biblioteca Belmonte

.


O Próximo sábado promete ser inspiradíssimo na Biblioteca Belmonte. A Biblioteca temática de cultura popular traz, a partir 14 h, o Projeto Língua nas Letras de Música. Na sequência, às 16h, a Caravana de Cordel faz nova parada, agraciando os presentes com muita poesia, contação de causos, música e alegria.




LÍNGUA NAS LETRAS DE MÚSICA



O projeto Língua nas Letras de Música, desenvolvido em parceria com a revista Língua Portuguesa, promove encontros direcionados ao público jovem, destacando as nuances da língua na criação das músicas populares. Por meio da análise de letras de música, que vão do samba ao rap, passando pelo rock nacional, MPB e outros gêneros populares, o projeto aborda temas da nossa língua em uma experiência informal. Com o o violonista Lucas De Luccia e o professor João Jonas Veiga Sobral, colunista da revista Língua Portuguesa e autor dos livros "Português Prático", "Nossa Língua - falando e escrevendo corretamente" e "Redação Empresarial".





João Jonas Veiga Sobral é professor de língua portuguesa há mais de 20 anos na rede particular de ensino. É professor e tutor educacional no Colégio Móbile. Leciona o módulo Anatomia da Prosa no curso de pós-graduação de Formação de Escritores na Escola Superior de Direito Constitucional. Colaborador articulista da revista Língua, da Editora Segmento. Autor de Redação para Todos, Redação Empresarial, Nossa Língua – Falando e Escrevendo Corretamente, Guia Prático de Conjugação e Concordância Verbal, todos pela Iglu Editora. Autor do módulo Revisão Gramatical pelo Sistema Uno (Editora Moderna). Coautor do volume 7 da Enciclopédia do Estudante – Redação e Comunicação (Editora Moderna). Palestrante em empresas e congressos de língua e educação e professor de gramática no Itaú Cultural desde 2008

Dia 09/10, Sábado, às 14h.







CARAVANA DE CORDEL RETORNA À BELMONTE





A Caravana do Cordel é um movimento-escola itinerante formado por professores, poetas, cordelistas, cantores, declamadores, músicos, atores, repentistas, xilógrafos e folcloristas nordestinos radicados em São Paulo. Invadirá mais uma vez o auditório Kiyomi Oba na Biblioteca Belmonte, trazendo muita poesia e alegria. Declamações, contação de Causos, apresentações musicais para os presentes.


Nesse evento a poetisa Cleusa Santo lancará mais uma obra intitulada O CASAMENTO DA CHAPEUZINHO VERMELHO. Veja abaixo as primeiras estrofes:



Toda menina donzela
Tem medo do caritó
Porque, para quem não sabe,
É uma coisa de dar dó:
Quando uma moça não casa
E vive pra sempre só.

Menina que vira moça
É louca pra se casar.
Preste bastante atenção
No que agora vou contar:
A história da menina
Que sua vida quis mudar.

A Chapeuzinho Vermelho,
Era este o nome seu,
Um autor bem conhecido
A sua história escreveu.
Só esqueceu-se do príncipe
No enredo que lhe deu.




Venha e traga os amigos e a família para esta viagem maravilhosa.


Dia 09/10, Sábado, às 16h




Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 -
Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408
e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário