segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FANTASTICON 2010

IV SIMPÓSIO DE LITERATURA FANTÁSTICA
Dias 27, 28 e 29 de agosto

Fantasticon

O Fantasticon 2010 - IV Simpósio de Literatura Fantástica reúne pessoas interessadas em Literatura Fantástica (ficção científica, fantasia e horror) para que elas possam se encontrar, debater idéias, trocar informações, levantar tendências e se divertir.
A proposta é incentivar o debate e enriquecer o estudo sobre o Fantástico no Brasil. Para isso, contaremos com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos e muita confraternização!
O Fantasticon 2010 é organizado por Silvio Alexandre, em uma realização da Biblioteca Pública Viriato Corrêa, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Apoio da Fly Cow Produções Culturais, revista Movie, Cálamo Editorial, GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), Moonshadows Livraria, Universidade Anhembi Morumbi e da TV Cronópios.
A TV Cronópios fará a cobertura jornalística do evento, transmitindo ao vivo toda a programação do Fantasticon 2010. A TV é um canal online de literatura e arte que transmite entrevistas com escritores em eventos, coberturas de lançamentos literários e reportagens gravadas no local de trabalho ou na casa de escritores. Criado em 2005, o portal Cronópios é um projeto com o intuito de mapear e fomentar a literatura contemporânea brasileira em todas as regiões do país. Tem 40 colunistas fixos, que são escritores premiados de várias gerações literárias, e de diversas regiões do país, assim como de outros países como Espanha, México, Uruguai, Argentina e Angola. O site movimenta hoje cerca de 1 milhão e 300 mil de PageViews ao mês.

As senhas, para todas as atividades, serão distribuídas com 1h de antecedência obedecendo à capacidade de lotação: 101 lugares na Sala Luiz Sérgio Person e 40 lugares no Espaço Temático de Literatura Fantástica.

As exposições estarão no andar térreo da biblioteca durante todo o evento.

Abertura Oficial - Dia 27 das 19h às 21h

Palestra O Fantástico na Literatura Brasileira
Na sala Luiz Sérgio Person
Com Moacyr Scliar
O acadêmico Moacyr Scliar irá abordar como sua obra é marcada pelo flerte com o imaginário fantástico. Comentará sobre a existência de elementos mitológicos na Literatura Fantástica para aludir a problemáticas humanas que permanecem na contemporaneidade, desde os primórdios da existência humana.


Dia 28 de agosto

Das 11h às 13h
Oficina O Escritor: Pesquisa e Criação Literária
No Espaço Temático de Literatura Fantástica
Com Sérgio Pereira Couto e Gianpaolo Celli
A idéia desta oficina é mostrar a importância da pesquisa nas diversas etapas de criação literária. Além de apresentar a sua necessidade e importância, a proposta é ensinar técnicas e mecanismos de como fazer uma pesquisa para escrever uma boa história, mostrar como produzir um bom texto e como torná-lo verdadeiro para o leitor. Serão apresentados exemplos e estudos de casos, além da análise de ferramentas e processos que facilitem a forma de fazer uma pesquisa mais completa e sem enganos, seja na literatura mainstream, seja na literatura fantástica.

Das 11h às 12h
Mesa-redonda Caixa de Pandora: Existe esperança para a Literatura Fantástica no Brasil?
Na sala Luiz Sérgio Person
Com Adriano Siqueira, J. Modesto, J.P. Balbino, Nelson Magrini e Roberto de Sousa Causo
Bate papo sobre as tendências e desafios da Literatura Fantástica no Brasil que está aparecendo no atual cenário cultural. Os autores Rosana Rios, Roberto de Sousa Causo, Adriano Siqueira, J. Modesto, Nelson Magrini, Ademir Pascale e J. P. Balbino irão falar sobre essa nova geração de escritores do gênero surgindo a cada dia e produzindo como nunca.

12h30 às 13h30
Bate-papo O Mercado Editorial de Literatura Fantástica no Brasil
Na sala Luiz Sérgio Person
Conversa com quem toma as decisões no mercado editorial brasileiro. Participação dos editores do gênero fantástico com novidades, informações e curiosidades do mundo editorial de hoje.
Participantes:
• Adriano Fromer Piazzi, diretor editorial da Editora Aleph
• Douglas Quinta Reis, diretor editorial da Devir
• Ednei Procópio, diretor editorial da Giz Editorial
• Richard Diegues, diretor editorial da Tarja Editorial
• Daniela Padilha, editora da DCL - Difusão Cultural do Livro
• Erick Santos diretor editorial da Draco Editora

Das 14h às 15h
Bate-papo O Fantástico e a Literatura Mainstream
Na sala Luiz Sérgio Person
Com Jeanette Rozsas, Ademir Assunção, Felipe Pena e Nelson de Oliveira
A literatura brasileira contemporânea não se resume apenas ao mainstream, a tradicional ficção realista, legitimada pelos círculos acadêmicos. Existem diversas manifestações e outras correntes além da corrente principal. Entre elas, a ficção científica, a fantasia e o terror onde o conteúdo é muito mais importante do que a forma, que deve estar a serviço do enredo, da trama, da história.

Das 15h às 16h
Celebração Projeto Portal
No Espaço Temático de Literatura Fantástica
O Projeto Portal, coordenado por Nelson de Oliveira, é uma revista de contos de ficção científica com periodicidade semestral. Cada número da revista homenageia, no título, uma obra célebre do gênero: já foram lançados o Portal Solaris, o Portal Neuromancer, o Portal Stalker e o Portal Fundação.
O Projeto Portal realizará uma celebração para lançar o Portal 2001, com a presença dos autores, que conversarão com o público e sortearão exemplares da revista. Quinto número do Projeto, traz contos inquietantes que vão do universo da ficção científica ao do fantástico, passando pelo da fantasia. São 31 narrativas sobre novas tecnologias, viagens no tempo, ciberespaço, telepatia, contatos imediatos do terceiro grau, pós-apocalipse, pós-humano, utopias e distopias, de dezesseis autores contemporâneos.
Os contistas são: Braulio Tavares, Brontops Baruq, Claudio Parreira, Daniel Fresnot, Delfin, Luiz Bras, Marcelo Bighetti, Marco Antônio de Araújo Bueno, Maria Helena Bandeira, Mayrant Gallo, Mustafá Ali Kanso, Ricardo Delfin, Roberto de Sousa Causo, Rodrigo Novaes de Almeida, Rogers Silva e Sid Castro.


Das 15h30 às 16h30
Mesa-redonda Vozes Femininas na Literatura de Vampiro
Na sala Luiz Sérgio Person
Com Flávia Muniz, Giulia Moon, Laura Elias, Martha Argel e Nazareth Fonseca
O crescimento no Brasil da chamada literatura de vampiros é um dos fenômenos mais notáveis da literatura fantástica atual. Os livros de vampiros estão fazendo mais sucesso do que nunca. E suas vendas batem recordes atrás de recordes. Um aspecto que chama a atenção é a grande produção de mulheres que escrevem sobre o tema.

Das 17h às 18h
Palestra O Fantástico em Guimarães Rosa
No Espaço Temático de Literatura Fantástica
Com Bráulio Tavares
O fantástico foi a primeira opção literária de Guimarães Rosa, fruto de suas leituras de juventude. Mais tarde, ele decidiu esquecer a literatura de gênero e criar um estilo literário próprio, alargando os limites do romance regionalista dos anos de 1930. Entretanto, toda a sua obra está baseada num plano mágico-fantástico, fruto do seu profundo misticismo pessoal. Entre os seus contos há histórias de feitiçarias, assombrações, aparições sobrenaturais, constituindo até mesmo um dos contos uma autêntica narrativa de ficção científica.


Dia 29 de agosto

Das 11h às 13h
Oficina Como montar a Estrutura de um Romance de Fantasia
No Espaço Temático de Literatura Fantástica
Com André Vianco
André Vianco, o mais consagrado escritor da atualidade do gênero fantástico, abre o jogo e dá dicas e informações sobre como criar e montar uma estrutura para compor um romance de fantasia. Uma oportunidade rara!

Das 11h às 12h
Palestra História Alternativa: As Diversas Encruzilhadas
Na sala Luiz Sérgio Person
Com Gerson Lodi-Ribeiro
A proposta da palestra é explicar o que é História Alternativa, também conhecida como ucronia ou história contrafactual. De que forma contos, romances, filmes e ensaios históricos ou econômicos podem especular sobre como a história do Brasil e da humanidade poderiam ter sido diferentes. A História Alternativa se dedica a recontar a história, ou seja, o que seria do mundo se determinado acontecimento histórico tivesse ocorrido de modo diferente do que de fato se deu?

Das 12h30 às 13h30
Mesa-redonda Multimeios: Alternativas para a Literatura Fantástica
Na sala Luiz Sérgio Person
Com Eduardo Sphor, Christopher Kastensmidt, Luiz Ehlers e Tiago Castro
Uma discussão para muito além do papel. As diversas plataformas de mídia como ferramenta de divulgação e produção da literatura fantástica. Quais as possibilidades de utilização de blogs, sites, mídias sociais, podcast e todos os mecanismos da internet. Conheça também o mercado editorial e a comunidade de escritores em outros países.


Das 14h às 15h
Palestra Contos de Fadas: Fantasias divertidas e Histórias escabrosas
Na sala Luiz Sérgio Person
Os Contos de Fadas são narrativas folclóricas, histórias profanas muitas vezes derivadas de mitos, histórias sagradas. Existem em todas as civilizações e culturas e viajaram de um canto do mundo para outro, mudando de forma porém mantendo vivos os arquétipos que os formaram e que falam ao que existe de mais profundo na natureza humana, sendo que originalmente não eram histórias infantis. Na verdade, suas versões mais antigas são cheias de crueldade, violência, incesto, traições e mortes.
O GELF irá promover uma leitura compartilhada na qual serão feitas leituras de trechos de contos muito antigos, para a análise e discussão de alguns fatos escabrosos, tenebrosos e sangrentos que são tão comuns nessas narrativas, e que foram "expurgados" e "pasteurizados" em adaptações mais modernas.


Das 16h às 17h
Fantastiquinha: Histórias Fantásticas
Na área infantil
E a criançada também tem vez! Atividade com o Grupo Cantando Histórias. Com Dorotilde e os músicos Beto Rodrigues e Marcela Faust.
Será que as bruxas são mesmo sempre malvadas e as princesas, sempre boazinhas? Quando apaga a luz, tem algum bicho papão escondido? Venha conferir essas e outras histórias fantásticas que serão narradas em meio a músicas e atividades lúdicas para toda a família.


Das 15h30 às 16h30
Bate-papo Perguntas e Respostas sobre o gênero Fantasia no Brasil
Na sala Luiz Sérgio Person
Com Eric Novello, Douglas MCT, Walter Tierno e Raphael Draccon
Será possível para o escritor brasileiro escrever contos ou romances do gênero Fantasia, onde se misturam elementos históricos (cavaleiros, castelos, nobres, bardos aldeões, etc) com elementos de magia e seres fantásticos (elfos, anões, magos, criaturas mitológicas, etc)? Como trabalhar nossos mitos nacionais (curupira, saci, etc) para criar uma fantasia com genética brasileira?

Das 17h às 18h
Palestra O Realismo Mágico de Murilo Rubião
Na sala Luiz Sérgio Person
Com Flavio García
O Realismo Mágico é uma característica própria da literatura latino-americana da segunda metade do século XX que funde a realidade narrativa com elementos fantásticos e fabulosos. Floresceu nos anos 1960 e 1970, enraizado nas discrepâncias surgidas entre cultura da tecnologia e cultura da superstição, e em um momento em que o auge das ditaduras políticas converteu a palavra numa ferramenta infinitamente apreciada e manipulável. Murilo Rubião é o maior exemplo de Realismo Mágico no Brasil.


Das 18h às 18h30
Sarau Embarque no Show-Livro
Na sala Luiz Sérgio Person
A Música Popular Brasileira e o Rock Nacional têm como tema o fantástico e o maravilho em centenas de suas letras. A literatura fantástica nacional em sua musicalidade é descendente direta das histórias para se ler em voz alta ao redor da fogueira, de viola na mão. O Show-Livro irá mesclar esses dois mundos: música e literatura fantástica. Também levará todos os presentes por conexões litero-músico-temáticas nunca dantes navegadas. Murilo Rubião, Guimarães Rosa, Braulio Tavares, Raul Seixas e outros convidados ilustres, daqui e doutros mundos, distorcidos por:
Deise Sales no vocal e nos sonhos
Marcelo Barfer na guitarra, no violão e no terror
Tiago Araújo no baixo e na insanidade
Thiago Camargo na percussão e nas invocações
Claudio Brites na voz e nos arquétipos



EXPOSIÇÃO

A partir das 11h
Painel comemorativo Jeronymo Monteiro: Pai da Ficção Científica brasileira
Pouco conhecido do público (e até mesmo da crítica), o escritor Jeronymo Monteiro (1908-1970) é um marco fundamental da Literatura Infantil e do rádio-teatro e foi o criador do primeiro detetive brasileiro e da primeira série policial e, acima de tudo, é considerado um precursor da Literatura Brasileira de Ficção Científica.
De um ponto de vista cronológico, chamar Jeronymo Monteiro de “Pai da Ficção Científica Brasileira” é uma afirmação, embora generosa, inexata. Entretanto, se ele não foi o precursor único e sublime da FC brasileira, ocupa, com certeza, um lugar de fundamental importância em sua gênese, merecendo assim tal classificação, já que foi sua imaginação antecipadora que viu na ficção científica, segundo suas próprias palavras, “o mais amplo gênero literário que já se criou na literatura universal”.

LANÇAMENTO DE LIVROS

* A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr (Verus/Record)
* A Tríade, de Carlos Andrade, Cláudio Brites, Octavio Cariello e Kizzy Ysatis (Terracota)
* Anjos, Mutantes e Dragões, de Ivanir Calado (Devir)
* Cira e o Velho, de Walter Tierno (Giz Editorial)
* Cyberpunk - Histórias de um Futuro Extraordinário, antologia (Tarja)
* Dragões de Éter - Círculos de Chuva, de Raphael Draccon (LeYa)
* Duna, de Frank Herbert (Aleph)
* Kara e Kmam - Segredos de Alma e Sangue, de Nazarethe Fonseca (Aleph)
* Os Contos Proibidos do Sr. Arcano, de Sr. Arcano (Multifoco)
* Pandora, antologia (Giz Editorial)
* Relações de Sangue, de Martha Argel (Giz Editorial)
* Sangue de Lobo, de Rosana Rios e Helena Gomes (Editora DCL)
* Vaporpunk, de Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva (orgs.) (Draco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário