quarta-feira, 4 de agosto de 2010

FÍSICA PARA TODOS

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas, apresenta o Ciclo de Palestras Física para Todos, em linguagem acessível ao grande público. As palestras, proferidas por alguns dos melhores professores e pesquisadores de Física do IFUSP, tratam de temas contemporâneos e relevantes e pretendem mostrar que a Física está presente em muitos aspectos na vida das pessoas. Neste mês, as palestras ocorrerão nas bibliotecas Mário Schenberg, temática em Ciências, e Viriato Corrêa, temática em Literatura Fantástica.


Elementar, minha cara partícula
Com Profª Marina Nielsen
Os constituintes dos átomos: os prótons, nêutrons e elétrons, foram por muito tempo considerados como partículas elementares. Hoje em dia acreditamos que, dessas três partículas, apenas os elétrons sejam elementares. Os prótons e nêutrons são constituídos de outras partículas chamadas quarks. Sobre os quarks e as partículas formadas por quarks, os hádrons, falaremos nessa palestra. Os quarks, além de terem carga elétrica como os elétrons e prótons, possuem também uma outra propriedade, que chamamos cor, que os tornam muito diferentes: eles estão sempre confinados dentro dos hádrons e não podem andar livremente por aí, como os elétrons.
Biblioteca Mário Schenberg - Dia 7 de agosto às 15h


O Absoluto, Einstein e a Relatividade
Com Prof. Manoel Roberto Robilotta
Discutimos, inicialmente, o que são teorias de relatividade, porque tais teorias são importantes e de que modo elas incorporam idéias absolutas. Introduzimos, em seguida, em uma linguagem simples, as bases da teoria da relatividade restrita proposta por Einstein, bem como algumas de suas consequências e evidências experimentais. Finalmente, mostramos de que modo essa teoria mudou a nossa visão do que é e como se comporta o mundo material.
Biblioteca Viriato Corrêa - Dia 21 de agosto às 11h








Biblioteca Mário Schenberg
Veja como chegar
Rua Catão, 611
Lapa - 05049-000
Telefone: 11 3672-0456
Horário: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h; sábado, 9h às 16h
bcsp.mschenberg@prefeitura.sp.gov.br

Biblioteca Viriato Corrêa
Veja como chegar
Rua Sena Madureira, 298
Vila Mariana - 04021-050
Telefone: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
Horário: 3ª a 6ª feira, das 10h às 19h; sábado e domingo, das 11h às 18h
bibliotecavilamariana@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário