segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Belmonte convida para a I Feira de Caruaru


Complementando a programação voltada para a comemoração do centenário de nascimento de Mestre Vitalino, a Biblioteca Belmonte, temática em cultura popular, traz para o público a representação da Feira de Caruaru no dia 28 de novembro, a partir das 10h.

Convida a todos da comunidade - estudantes, professores, pesquisadores, curiosos e populares - para participar desta manifestação de saberes e fazeres populares que farão parte do evento.


Estarão distribuídas nas dependências externas da biblioteca diversas mesas com artesanato (cerâmica, cestaria, couro, bordado, renda, utensílios domésticos e outros), cordéis (declamações, exposição e venda dos folhetos), comidas típicas, bebidas, cereais, grãos, temperos, condimentos etc.

A animação da feira ficará por conta das seguintes atrações:


- 10h - Abertura da Feira – com o ator Sabino Lopes, ao estilo de Odorico Paraguaçu, com a participação de Gabriel Lopes com paródias sobre a Feira de Caruaru;

- 11h. Teatro de Mamulengo. O premiado mestre Valdeck de Garanhuns apresentará "Simão e o boi Pintadinho" (ou outra história) e conversará com seu irreverente boneco Benedito;

- 12h - Emboladores de coco e os repentistas Adão Fernandes e João Dotô que, quando desafiados pelo público, defendem-se em rimas, ritmos e improvisos;

- 13h – Declamação dos Cordéis “O efeito do Viagra” e “A moça que virou jumenta porque falou de topless com Frei Damião", por Andréa de Sousa;

- 15h - Banda de Pí­fanos de Caruaru. A festejada banda de fama internacional apresentará instrumentos e repertório que marcaram positivamente a vida do Mestre Vitalino.







A Feira de Caruaru , ambiente onde se encontram disponíveis para a venda os trabalhos da família de Mestre Vitalino e de seus discípulos, foi homenageada por Luiz Gonzaga numa canção que leva seu nome, descrevendo o nela se pode encontrar.

"A Feira de Caruaru,
Faz gosto a gente vê.
De tudo que há no mundo,
Nela tem pra vendê"

(...)

"Tem louiça, tem ferro véio,
Sorvete de raspa que faz jaú,
Gelada, cardo de cana,
Fruta de paima e mandacaru.
Bunecos de Vitalino,
Que são cunhecidos inté no Sul,
De tudo que há no mundo,
Tem na Feira de Caruaru"


A feira recebeu do Iphan em 10 de fevereiro de 2007, o título de Patrimônio Cultural Imaterial. Se tornou referência turística, histórica e cultural. Tem fama mundial pela sua dimensão e variedade.


Atualmente, segundo o registro, a feira consiste em um conjunto de feiras como a do gado, do artesanato, o Museu do Cordel, mercados de carne e da farinha; além da feira livre com todas as suas subdivisões.

Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail:
bmbelmonte@yahoo.com.br
Maiores informações

4 comentários:

  1. Jomar meu filho...falta informar o dia do evento!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo recado! Já colocamos a data, a feira ocorre no dia 28 de novembro, a partir das 10h.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Jomar!
    É certo que estaremos lá!
    E com a barraca cheinha de folhetos de cordel.
    Abraço a todos e inté!

    ResponderExcluir
  4. Foi uma bonita festa
    Para uma bonita gente!
    Parabéns pra quem a fez,
    E ao público presente,
    Compreendendo a lição
    Da forma mais competente

    ResponderExcluir