sexta-feira, 26 de junho de 2009

O dia em que Santo Amaro virou Assaré
















A Biblioteca Belmonte realizou no dia 24/06 a comemoração do centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré, o maior poeta popular do Brasil.

O evento que mobilizou funcionários, parceiros, professores, voluntários e membros da comunidade, contou com a presença de artistas ilustres da cultura popular: César Obeid, Moreira de Acopiara, Jorge Mello, Costa Sena, Jackson Ricarte, Adão Fernandes e João Doutô, que cantaram e recitaram poesias de Patativa, além de improvisarem versos e rimas com a participação dos expectadores da praça, proporcionando um belo espetáculo artístico-literário.

A sensação da festa foi o "Patativão", confeccionado por Marcelo Lima, inspirado nos bonecos de Olinda. O boneco liderou o cortejo que partiu do estacionamento da Biblioteca Belmonte rumo à Praça Floriano Peixoto, acompanhado por um grupo de 100 crianças vestidas de Patativa.

Na praça, o coral das 100 crianças das escolas públicas participantes - E.E. Carlos de Andrade Rizzini, EMEF Lineu Prestes, E.E. Maria Petronila e E.E. Paulo Eiró - se posicionou no ninho estilizado no espelho d´água, cantou "Vaca Estrela e Boi Fubá” e recitou "Sina", de Patativa do Assaré.

As crianças da Escola Estadual Maria Petronila fizeram uma homenagem ao poeta cordelista Moreira de Acopiara, que se emocionou com ao ver seu cordel "A natureza agredida pede pra ser respeitada", cantado por elas.

A exposição "Patativa, em traços e trovas, por crianças", aberta ao público do evento e instalada no coreto da praça, foi inspirada na temática da obra de Patativa e constava de ilustrações e citações de trechos de poemas de Patativa, feitas pelos alunos de 2ªs, 3ªs e 4ªs séries das escolas Paulo Eiró e Carlos de Andrade Rizzini.

Todo o evento teve cobertura da Rede Globo, que apresentou reportagem no Jornal SP TV 2ª edição do dia 24/06/09, além de cobertura da imprensa local.

Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário