domingo, 10 de maio de 2009

Aula-espetáculo abre a exposição "Patativa do Assaré: o poeta e seu chão" na Biblioteca Belmonte


Sob a curadoria do poeta cordelista e pesquisador Moreira de Acopiara, a exposição “ Patativa do Assaré: o poeta e seu chão”, que será inaugurada em 15/05/2009, às 14hs, abrirá ciclo de programação voltada para a comemoração do centenário do poeta Patativa do Assaré.


De origem humilde, sem muita instrução, o poeta autodidata, descobriu na leitura seu grande aporte de conhecimento e na poesia sua forma de expressão. Foi lavrador, cantador, violeiro, improvisador e poeta. Também escreveu cordéis, apesar de não se considerar um "cordelista". Produziu alguns poemas muito expressivos e que já estão no imaginário popular, entre eles, naturalmente há de se destacar Triste Partida, poema de 114 versos, distribuídos em 19 estrofes, publicado pela primeira vez em folheto de cordel no começo dos anos 50 e depois inserido em seu primeiro livro, "Inspiração Nordestina", de 1956. Em 1964, Luiz Gonzaga, o rei do Baião, gravou esse poema em ritmo de toada. É a música que se transformou numa espécie de hino do Nordeste.


Obteve popularidade a nível nacional. Conquistou diversas premiações, títulos e homenagens, tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor "Honoris Causa". No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos.


Na ocasião da abertura da exposição, haverá aula-espetáculo com Moreira de Acopiara e Jackson Ricardi.




Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433

Nenhum comentário:

Postar um comentário