sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mostra de cinema "China: Horizonte Vermelho"

O Cinema da China divide-se em três pólos, Taiwan, Hong Kong, e China propriamente dita. Todos com cinematografias muito diferentes e particulares. Na mostra China: Horizonte Vermelho, traçamos um rápido panorama do que foi o desenvolvimento do cinema chinês, de seus primórdios, com um dos principais clássicos chineses, Primavera Numa Aldeia, de Mei Fu, passando pelos principais cineastas da chamada 5a Geração, como Zhang Yimou, Tian Zhuangzhuang e Chen Kaige, e os da 6a geração, como Jia Zhang-ke, Wang Xiaoushai e Le You, e novos cineastas, como Gu Changwei e Li Yang.

PRIMAVERA NUMA ALDEIA (Xiao cheng zhi chun)
(Ficção, CHINA, 1948, 84 min, DVD).
Direção: Fei Mu.
Elenco: Wei Wei, Shi Yu, Li Wei, Cui Shaoming
Dai Xiu, o patriarca de uma família arruinada pela guerra, passa os seus dias inutilmente, nostálgico de um passado que não existe mais. Seu casamento com Zhou Yuwen (wei wei) é um fracasso, e há muito que o amor não existe mais. A jovem irmã de Dai Xiu, ainda muito jovem para se perder no passado, passa os seus dias de forma alegre. Nessa paisagem de ruínas, a chegada de um pretendente vai mudar tudo. 12 anos. Legendado.
Dia 4 às 16h

O LADRÃO DE CAVALOS (Dao ma zei)
(Ficção, CHINA, 1988, 88 min, DVD).
Direção: Tian Zhuangzhuang.
Elenco: Daiba, Jiji Dan, Drashi.
Passado em 1923, na maravilhosa paisagem tibetana, O Ladrão de Cavalos descreve a retratação de um membro de um clã, acusado de roubar cavalos. Com mínimos diálogos e história, o filme é essencialmente uma meditação sobre a luta dos tibetanos pela sobrevivência, num terreno hostil e impiedoso. O filme dramatiza o cotidiano e rituais religiosos que fazem parte da vida das tribos tibetanas. 12 anos. Legendado.
Dia 5 às 16h

SORGO VERMELHO (Ju Dou)
(Ficção, CHINA, 1987, 91 min, DVD).
Direção: Zhang Yimou.
Elenco: Gong Li, Jiu Ji, Jiang Wen, Ten Rujun, Chen Zhigang, Dong Kun, Du Guoguang, Hu Xiaoguang, Jia Liu, Ji Cunhua. Prêmio de melhor filme no Festival de Berlim de 1988, essa produção autobiográfica sobre a China dos anos 20 tem as atrocidades da invasão japonesa como pano de fundo. A ação se passa numa região remota no nordeste da China. Prometida a um próspero dono de destilaria, uma jovem de 18 anos é violentada no percurso de sua cerimônia nupcial. Mesmo assim, o casamento acontece e ela toma a frente da destilaria. Sob seu vigoroso comando será organizada a resistência aos invasores japoneses. 14 anos. Legendado.
Dia 5 às 18h

Biblioteca Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505
Ipiranga - 04211-040 São Paulo, SP
Tel.: 11 2273-2390 e 2063-0901
bmrobertosantos@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário